segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A MENINA DO CABELO VERMELHO (RS)

Com entrada franca, peça infantil estará acessível ao público com deficiência visual ou surdo no dia 18 de janeiro. A assessoria para a audiodescrição é da Tagarellas.

Agarrada à sua pipa, Filó vai voar pelo palco do Auditório do Centro Cultural CEEE – Erico Veríssimo no próximo dia 18 (sábado), às 16h, em Porto Alegre/RS, e ninguém vai perder um só detalhe de suas aventuras. Tudo porque a peça A Menina do Cabelo Vermelho, da Las Brujas Cia de Teatro e Feitiços, terá audiodescrição e interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Assim, a criançada, familiares e amigos com deficiência visual ou surdos poderão acompanhar cada trecho da jornada de Filó mundo afora. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo e-mail tagarellasproducoes@gmail.com ou fones (51) 3414 4690, (51) 8451 2115 ou (51) 3384 1851.

A audiodescrição, que será transmitida de modo aberto, para toda a plateia, começará às 15h40, com a descrição dos personagens, figurinos e cenários. O roteiro é de Lolita Goldschmidt, que também interpreta Filó, com revisão de Mimi Aragón e Kemi Oshiro, consultoria de Mariana Baierle e narração da atriz Lívia Dávalos. A assessoria para a produção da audiodescrição é da Tagarellas Audiodescrição e a tradução e interpretação em Libras é do Grupo Signatores.

A Menina do Cabelo Vermelho, patrocinada pelo Prêmio Myriam Muniz 2012, é a primeira montagem da Las Brujas Cia de Teatro e Feitiços e foi inspirada no livro homônimo escrito por Lolita Goldschmidt. A peça busca transmitir às crianças valores como curiosidade e respeito às diferenças físicas, culturais, sociais e raciais entre as pessoas. A personagem central é Filó, uma menina de cabelos vermelhos que gosta de imaginar muitas histórias. Por ser diferente e sem amigos, ela se sente sozinha, em um universo sem cor. Levitando em sua imaginação, seu mundo gira em torno de objetos da casa, com os quais ela fala “pelos cotovelos” em seus devaneios. Até que um dia, brincando com sua pipa, Filó engata nos pensamentos e o vento sopra forte… Ela voa mundo afora, passando por vários países, onde se depara com pessoas, roupas e hábitos distintos. Pelo caminho, vive situações de medo, coragem, amizade, amor e, principalmente, graça e humor. Descobre no trabalho em conjunto, no respeito às diferenças e no companheirismo, a superação de suas dificuldades e a alegria de viver. Quando retorna para casa, conquista amigos e vira referência entre as crianças, a quem encanta com suas histórias. No final da peça, um atrativo a mais: serão distribuídos ao público livros e audiolivros com a história original de Filó.

A Menina do Cabelo Vermelho une diferentes linguagens, como teatro de atores, vídeo, teatro de objetos e de sombras sob a direção de Daniel Colin, um dos profissionais mais renomados e premiados do teatro gaúcho na última década. No elenco, além de Lolita Goldschmidt, estão Diana Manenti, Denis Gosch e Douglas Dias, que conquistou no final de 2013 o Prêmio Tibicuera de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho na peça.

Serviço
Peça infantil A Menina do Cabelo Vermelho com audiodescrição e tradução e interpretação em Libras
Data: 18 de janeiro de 2014 (sábado).
Hora: 16h (recomenda-se chegar 30 minutos antes do espetáculo).
Local: Auditório do Centro Cultural CEEE – Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223).
Ingressos: Entrada franca. Reservas antecipadas pelo e-mail tagarellasproducoes@gmail.com ou fones (51) 3414 4690, (51) 8451 2115 ou (51) 3384 1851.
Duração: 50 minutos.
Ao final da peça haverá distribuição de livros e audiolivros com a história original da Menina do Cabelo Vermelho.

Ficha técnica da peça
Direção: Daniel Colin
Dramaturgia: Lolita Goldschmidt e Daniel Colin
Elenco: Diana Manenti, Denis Gosh, Douglas Dias e Lolita Goldschmidt
Preparação vocal: Gisela Habeyche
Preparação corporal: Lolita Goldschmidt
Instrumentalização da manipulação de objetos: Cia Gente Falante
Iluminação: Leandro Gass
Cenografia: O grupo e Mario Cavalheiro
Vídeo: Thais Fernandes
Operação de vídeo: Ricardo Zigomático
Arte gráfica: Ricardo Zigomático e Sheila Trettin
Adereços: Margarida Rache
Figurino: Claudio Benevenga
Trilha sonora: Moysés Lopes
Fotografia: Renata Ibis e Pedro Lunaris
Produção: Diana Manenti e Lolita Goldschmidt
Assessoria de Imprensa: Adriana Lampert
Tradução em Libras: Signatores

Ficha técnica da audiodescrição
Roteiro: Lolita Goldschmidt
Revisão: Mimi Aragón e Kemi Oshiro
Consultoria: Mariana Baierle
Narração: Livia Dávalos
Produção: Tagarellas Audiodescrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário