sábado, 7 de abril de 2012

DULCINA ABRAÇA O SUL - Espetáculos gaúchos no Rio de Janeiro


Espetáculo: O Baú - Grupo Trilho

“Dulcina Abraça o Sul” é a nova ocupação artística do Teatro Dulcina

Projeto vai apresentar espetáculos das principais companhias gaúchas a preços acessíveis, além de oferecer oficinas, cursos e visitas guiadas gratuitas.
A partir do dia 11 de abril, (quarta-feira) o Teatro Dulcina, na Cinelândia, Centro do Rio, abrigará o projeto “Dulcina Abraça o Sul”. A nova ocupação artística vai trazer ao palco do tradicional espaço carioca as obras de maior destaque do teatro gaúcho nos últimos três anos. Produções que muitas vezes nem chegam ao circuito carioca. O projeto foi criado pela Culturama Produtora Cultural, juntamente com as grandes Cias de Porto Alegre.
Outro foco do projeto é fazer com que o público se aproxime mais do teatro. Para isso, além dos ingressos a preços acessíveis, a nova ocupação oferecerá nas sextas-feiras apresentações gratuitas, como destaca Pablo Oliveira, coordenador da ocupação. “Imaginamos uma ocupação totalmente voltada à formação de plateia, criando espaços para a comunidade, estudantes e frequentadores do entorno, exatamente como propunha a Funarte. Levaremos ao público a oportunidade de participar ativamente da programação do 'Dulcina', assistindo todas as sextas-feiras espetáculos da melhor qualidade gratuitamente”, explica.
A abertura da temporada acontecerá com apresentação única de "A Comédia dos Erros", texto de William Shakespeare e direção de Adriana Mottola, da Cia Stravaganza. Já nos finais de semana seguintes, de 13 a 22 de abril, o espetáculo "Isaias in Tese", um dos maiores sucessos da companhia Depósito de Teatro, será encenado. As companhias Teatro ao Quadrado, Cia do Giro, Cia Gente Falante, Cia Rústica, entre outras, completam a programação.
Projeto terá programação todos os dias da semana -A programação acontece de segunda a domingo e fará com que o público tenha sempre uma opção diferente de atividade e/ou espetáculo. A semana sempre começará com a ação cultural “Você Sabia?”, em que atores integrantes do projeto passarão pelos principais pontos da Cinelândia, realizando pequenas encenações para divulgar a programação do Teatro Dulcina. Os “assaltos de teatro” duram de três a cinco minutos e acontecem várias vezes ao dia, sempre às segundas e terças. A atividade foi pensada para atrair a atenção do público das áreas do entorno do teatro para a programação do Dulcina.
Além de ser um dia de apresentação de grandes monólogos, as quartas-feiras terão oficinas de teatro, circo e dança. Às quintas-feiras o projeto realizará o curso de "A construção do espetáculo", que terá duração de quatro meses. As aulas serão divididas em módulos mensais que abordarão desde questões sobre o relacionamento do figurino com a personagem, a direção técnica, a atuação, até o trabalho de direção geral do espetáculo. O curso e todas as oficinas são gratuitos.
Também nas quintas-feiras, visitas guiadas teatralizadas gratuitas, com uma atriz caracterizada de Dulcina de Moraes (Fernanda Nascimento) e um ator de ”lanterninha” (Leonardo Gall), proporcionarão ao público a chance de conhecer melhor a história da casa e de sua anfitriã. Serão quatro visitas por dia, com duração de 20 minutos.
De sexta a domingo o palco do Teatro Dulcina recebe diversos espetáculos de drama e humor.
Na semana de encerramento da ocupação, o “Dulcina Abraça o Sul” realiza um seminário, no dia 25/07 (4af), e um debate, no dia 26/07 (5af). Ambos com a intenção de avaliar o perfil do projeto, as relações estabelecidas com a comunidade e, principalmente, a importância deste tipo de iniciativa da Funarte para a classe artística e comunidade.
.Programação Dulcina Abraça o Sul.:Espetáculos adultos: 
11 de abril (quarta), às 19h: “A Comédia dos Erros”, direção de Adriane Mottola, Cia Stravaganza.
13 a 22 de abril (sexta a domingo), às 19h: “Isaias in Tese”, direção de Roberto Oliveira, Depósito de Teatro, com Francisco de los Santos.
18 (4af), 25 (4af), 27 (6af), 28 (sáb) e 29 de abril (dom); e 2 de maio (4af), às 19h: “História da tigresa”, texto de Dario Fó, com direção de Arlete Cunha, Cia Destemperados
4 a 6 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Goela abaixo”, roteiro de Marcelo Adams, inspirado na vida e na obra de Václav Havel, Teatro ao Quadrado.
9 a 30 de maio (quartas), às 19h: “9 Mentiras sobre a Verdade”, texto de Diones Camargo, adaptação e direção de Gilson de Vargas, Cia Teatro Líquido.
11 a 13 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Apareceu a Margarida”, direção de Eduardo Krammer, texto de Roberto Athaide, Cia Teatro Ofidico.
18 a 27 de maio (sexta a domingo), às 19h: “Fora do Ar”, direção e texto de Felipe Monaco, Cia Grupo do Play.
1 a 3 de junho (sexta a domingo), às 19h: “Migrações Temporárias”, direção de Roberta de Savian, Cia Criação Roberta De Savian.
6 a 27 de junho (quartas), às 19h: “Dia desmanchado”, direção de Tatiana Cardoso, Cia Teatro Torto.
8 a 17 de junho (sexta a domingo), às 19h: “O fantástico circo teatro de um homem só”, direção de Patricia Fagundes, Cia Rústica.
22 a 24 de junho (sexta a domingo), às 19h: “Solo em água fervente”, Coreografia de Luciane Hoppe, Cia Caracol de Danças e Cenas.
29 de junho a 1 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Breves entrevistas com homens hediondos”, direção de Daniel Colin, Cia Teatro Sarcáustico.
4 a 18 de julho (quartas), às 19h: “Il Primo Miracolo”, direção de Roberto Birindelli.
6 a 15 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Um verdadeiro Cowboy”, direção de Liane Venturella, Cia Depósito de Teatro.
20 a 29 de julho (sexta a domingo), às 19h: “Larvárias”, direção de Daniela Carmona, Cia do Giro.
Espetáculos infantis: 4 a 6 de maio (sexta a domingo), às 16h: “Louça Cinderella”, espetáculos de objetos, Cia Gente Falante.
1 a 3 de junho (sexta a domingo), às 16h: “Bebê Bum”, direção de Adriane Mottola, Cia Stravagnza.
6 a 8 de julho (sexta a domingo), às 16h: “O Baú”, direção de Fábio Castilhoe, Grupo Trilho de Teatro Popular.
.Teatro Dulcina, Rua Alcindo Guanabara, 17 – (Cinelândia), Rio de Janeiro (RJ).Telefone: (21) 2240-4879| Lugares: 350| Bilheteria: De quarta a domingo, das 14h às 20h |sextas-feiras a entrada é gratuita.
Oficinas:18 de abril a 2 de maio (quartas), das 14h30 às 16h30: Circo: Roda Alemã, com Anderson Balhero |9 a 30 de maio (quartas), das 14h30 às 16h30: O ator e o personagem, com Vanise Carneiro | 6 a 27 de junho (quartas), das 14h30 às 16h30: O ator criador, com Marcelo Bulgareli | 1 a 3 de junho (sexta a domingo), das 14h30 às 16h30: Video dança, com Roberta Savian|22 a 24 de junho (sexta a domingo), das 14h30 às 16h30: Abordagens somáticas na dança, com Maria Albers.
Inscrições pelo telefone (21) 6957-5835 ou pelo email: dulcinaabracaosul@gmail.com, até a última semana do projeto.Gratuito,
Curso: “A construção do espetáculo”: 12 a 26 de abril (quintas), das 19h às 21h: Módulo 1: Figurinista criador, com Francisco de Los Santos| 3 a 31 de maio (quintas), das 19h às 21h: Módulo 2: Direção técnica, com Pablo Oliveira |7 a 28 de junho (quintas), das 19h às 21h: Módulo 3: Atuação, com Sofia Salvatori |5 a 19 de julho (quintas), das 19h às 21h: Módulo 4: Direção, com Roberto Oliveira.
Tour Cultural: 12 de abril a 26 de julho (quintas), das 14h às 17h.Horário: 14h às 17h (quatro visitas por dia, com duração de 20 min).Agendamento: dulcinaabracaosul@gmail.com|Classificação: Livre.Capacidade por visita: 30 pessoas.Gratuito.
Seminário:25 de julho (quarta), às 19h: Seminário: “Cena atual”, com mediação da mestre em teatro Adriane Mottola e convidados da Funarte.
*Aberto ao público. Não é necessário agendamento prévio.
Debate:26 de julho (quinta), às 19h: Debate: “Teatro e comunidade”, com mediação de Daniela Carmona, convidados da comunidade, Funarte e classe artística. *Aberto ao público. Não é necessário agendamento prévio.
Ação Cultural “Você sabia?” 09 de abril a 24 de julho (segundas e terças), das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário