Teatralidades Contemporâneas reúne textos de uma representativa expressão crítica não só dos estudos acadêmicos no domínio da arte dramática, como das tendências mais marcantes das concepções e das práticas em cena no teatro brasileiro e internacional das últimas três décadas. A contemporaneidade é, pois, o âmbito e o dado fundamental na visão com que Sílvia Fernandes descortina o processo cênico em curso, cuja fermentação vem revolucionando o repertório de espetáculos oferecido ao público deste século XXI, esteja ele em cartaz nos sedutores luminosos das grandes casas teatrais ou nos obscuros tablados dos grupos experimentais de vanguarda. A esta luz – em que as propostas de teóricos como Féral, Pavis, Ubersfeld e Lehmann pautam o seu ideário –, as sensíveis e bem fundamentadas análises da ensaísta proporcionam ao leitor as chaves dos códigos explícitos, mas também das ocultas redes de relações de intersignificância tecidas, textual e cenicamente, nas obras teatrais, aspirem ou não o status de arte. É o que aflora com evidência estética em encenadores que, no Brasil ou no exterior, puseram em jogo no seu trabalho os operadores conceituais e as possibilidades de leitura artística por eles ensejadas nos palcos da atualidade, como José Celso Martinez Correa, Gerald Thomas, Felipe Hirsh e a Sutil Companhia de Teatro, Antonio Araújo e o Teatro da Vertigem, Enrique Diaz e a Companhia dos Atores. As esclarecedoras e, a seu modo, instigantes interpretações que a nova crítica nos oferece nestes textos de Sílvia Fernandes, traduzem uma captação e avaliação no plano do intelecto e da sensibilidade que é, não só de uma nova geração em nosso movimento teatral, como de uma revisão do modo de ver e de fazer teatro em suas diferentes latitudes na modernidade. [J. Guinsburg] |
PARTE I
ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA
1. Hibridismo e Multimídia nas Encenações
de Gerald Thomas ... 3
2. A Dramaturgia da Artista ... 13
3. Sutil Companhia de Teatro ... 17
4. Boca de Ouro e o Oficina ... 25
5. A Cena em Progresso ... 37
6. Teatros Pós-dramáticos ... 43
PARTE II
PROCESSOS COLABORATIVOS
1. O Lugar da Vertigem ... 61
2. Teatro-Cidade ... 71
3. Teatros do Real ... 83
4. Cartografia de BR3 ... 87
5. Poética da Cena Contemporânea ... 95
6. Teatralidade e Textualidade: A Relação entre Cena
e Texto em Algumas Experiências de Teatro
Brasileiro Contemporâneo ... 101
7. Teatralidades Contemporâneas ... 113
8. O Discurso Cênico da Companhia dos Atores ... 131
PARTE III
DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
1. Notas sobre Dramaturgia Contemporânea ... 153
2. A Violência do Novo ... 171
3. Mostra de Dramaturgia ... 177
PARTE IV
PEDAGOGIA DA CENA
1. Formação Interdisciplinar do Intérprete:
Uma Experiência Brasileira ... 191
2. Um Modelo de Composição ... 227
ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA
1. Hibridismo e Multimídia nas Encenações
de Gerald Thomas ... 3
2. A Dramaturgia da Artista ... 13
3. Sutil Companhia de Teatro ... 17
4. Boca de Ouro e o Oficina ... 25
5. A Cena em Progresso ... 37
6. Teatros Pós-dramáticos ... 43
PARTE II
PROCESSOS COLABORATIVOS
1. O Lugar da Vertigem ... 61
2. Teatro-Cidade ... 71
3. Teatros do Real ... 83
4. Cartografia de BR3 ... 87
5. Poética da Cena Contemporânea ... 95
6. Teatralidade e Textualidade: A Relação entre Cena
e Texto em Algumas Experiências de Teatro
Brasileiro Contemporâneo ... 101
7. Teatralidades Contemporâneas ... 113
8. O Discurso Cênico da Companhia dos Atores ... 131
PARTE III
DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
1. Notas sobre Dramaturgia Contemporânea ... 153
2. A Violência do Novo ... 171
3. Mostra de Dramaturgia ... 177
PARTE IV
PEDAGOGIA DA CENA
1. Formação Interdisciplinar do Intérprete:
Uma Experiência Brasileira ... 191
2. Um Modelo de Composição ... 227
Nenhum comentário:
Postar um comentário