No dia 13 de Janeiro em reunião na Estação da Cultura em Montenegro refletimos sobre um anseio antigo da criação de um grupo de pesquisa teatral voltado não somente voltado para a criação de espetáculos, mas com uma preocupação de ser um espaço aberto que discuta e reflita o teatro feito na cidade, após a formação dos integrantes no curso de teatro da UERGS. Seria um espaço para continuar desenvolvendo as nossas pesquisas e possibilitando o compartilhamento com outros atores interessados na pesquisa artística.
O grupo pretende ser um pólo constante de discussão e produção de teatro. Pretendemos ser um núcleo artístico, aberto a trocas e intercâmbios, focando seu trabalho na pesquisa de idéias necessárias ao fazer teatral, num processo interno de diálogo entre seus componentes. O propósito é fazer um teatro focado no trabalho do ator. Observando a realidade teatral em Montenegro, constatamos a carência de oportunidades de reciclagem para atores e técnicos já formados nos espaços culturais existentes na cidade. Os grupos existentes encontram, em raras oficinas, e na Fundarte, um espaço para o aprendizado. Para os atores sem grupos, é ainda mais difícil se desenvolver. Por isso, é importante a abertura de um novo canal para o desenvolvimento e a troca de experiências e idéias, contribuindo para que a região se torne cada vez mais um pólo de artes cênicas do estado.
OBJETIVOS
Realizar um trabalho continuado apostando na criação compartilhada.
Possibilitar um novo cenário criativo em Montenegro e na região.
Formação teatral com a preocupação na reciclagem dos integrantes do grupo, para uma experiência de criação em grupo e tudo o que ela implica.
“Fazer”, “transmitir”, “compartilhar”.
Pesquisa, criação e compartilhamento de experiências.
Perspectiva de continuidade, de sistematização e experimentação da linguagem cênica.
Espaço de confronto de idéias e de criação.
Criar um ambiente de cumplicidade, responsabilidade e autonomia.
Corpo, voz, improvisação, produção cultural, ética, história do teatro, filosofia, procedimentos que tem a proposta de integrar e formar o grupo.
Organização de ciclos, palestras, debates, seminários, festivais, mostras de cinema e oferecimento de oficinas e workshops.
INTEGRANTES DO ESCAPE TEATRO:
Ana Denise Ulrich - Atriz Lic. em Teatro pela UERGS; e professora Lic. em Letras - Hab. Lingua Alemã pela Unisinos.
Diego Ferreira - Ator e Diretor Lic. em Teatro pela UERGS.
Lucimaura Rodrigues - Atriz e Técnica de Cultura do SESC/Rs, Lic. em Teatro pela UERGS.
Martina Nichel - Atriz com formação em Teatro pela FUNDARTE.
Nos meses de janeiro e fevereiro o ESCAPE Teatro têm se encontrado quinzenalmente para debater questões sobre o trabalho do ator e sobre a TEATRALIDADE, campo de pesquisa do grupo neste ano de 2010, focada principalmente em desvelar a teatralidade existente na obra literária de Clarice Lispector, "A hora da Estrela, nosso projeto cênico para este primeiro ano de existencia. A partir do inicio de março nossos encontros passaram a ser três vezes por semana para efetivar a pesquisa teatral que originara o nosso primeiro trabalho que tem previsão de estreia para outubro.
A pesquisa do grupo está embasada nos seguintes teóricos:
* A hora da estrela de Clarice Lispector.
* Do texto ao contexto de Matteo Bonfitto.
* A arte do ator: princípios comuns para metodologias diversas de Sérgio Lulkin.
* A Teatralidade em "A hora da estrela" de Amanda de Souza Melo.
* A Teatralidade: Pesquisa sobre a especificidade da linguagem teatral de Josette Féral.
*Teatralidade, material didático de Marta Isaacsson.
Parabéns a vocês pela iniciativa. Desejo sucesso na empreitada e vou acompanhar o seu trabalho e o blog, que está bem interessante.
ResponderExcluir