Um espetáculo multimídia na fachada do Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (9/6), às 20h, vai homenagear a colonização açoriana e sua contribuição para a cultura do Rio Grande do Sul. Encomendada pela Secretaria de Estado da Cultura, a Ópera Açoriana – que não será uma ópera – contará com teatro, dança e música. A apresentação vai durar 50 minutos e será gratuita.
A direção e o roteiro são de Marcelo Restori, do grupo Falos & Stercus (também diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas), que promete uma nau cenográfica instalada em cima do prédio do governo e nove andaimes na fachada, onde atuarão os performers. Alguns descerão de rapel. Bailarinas na rua completarão o espetáculo.
O roteiro da Ópera Açoriana foi escrito com base em uma pesquisa histórica e nos livros de autores açorianos, como António Manuel B. Machado Pires, José Enes, Onésimo Teotónio Almeida e António Valdemar. A revisão do texto foi do escritor e secretário estadual de cultura Luiz Antonio de Assis Brasil.
A ação faz parte de um protocolo de cooperação entre os governos de Açores e do Rio Grande do Sul, assinado em maio de 2013, com vista a relações políticas, econômicas e culturais. No dia 20 de junho, o espetáculo será apresentado em Ponta Delgada, nos Açores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário