quarta-feira, 26 de agosto de 2020

NÚCLEO DE DRAMATURGIA DO ESPAÇO DO ATOR

 



Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator

 

Direcionado a novos dramaturgos, o núcleo visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual equilibrando teoria e prática. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo online e em plantões individuais. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil. Trata-se de uma prática de investigação de elementos fundamentais para a criação de um texto dramático, a partir de conceitos centrais da poética aristotélica, tais como representação, enredo, personagem, ação e diálogo, assim como  correntes estéticas e ideológicas desde Aristóteles até o teatro pós-dramático, estimulando a noção de autoria por meio do desenvolvimento do imaginário e do domínio técnico da linguagem. O objetivo do Núcleo de Dramaturgia é o de descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita para a cena. O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial.

 

O Núcleo de Dramaturgia do Espaço do Ator pretende proporcionar aos participantes:

  •  Um panorama das mais interessantes tendências da dramaturgia contemporânea, através de um mapeamento teórico da obra de importantes autores de diversas nacionalidades (como estes autores têm respondido ao mundo?);
  • O levantamento de questões acerca dos fundamentos clássicos da dramaturgia e de como se dá o diálogo com eles na criação contemporânea;
  • O conhecimento de meios técnicos e estratégias de construção dramática que possam traduzir cenicamente a sensibilidade específica do século XXI.

Objetivo

O Núcleo combina o estudo teórico de formas clássicas e contemporâneas de dramaturgia, aliado a exercícios práticos, no papel e na cena. O objetivo é fornecer material, ferramentas, imagens, conceitos, problemáticas e epifanias para cada aluno desenvolver a sua poética pessoal, a sua escrita cênica.

Conteúdo

Levando em conta a obra de teóricos como Peter Szondi, Jean-Pierre Ryngaert, Anne Ubersfeld e Hans-Thies Lehmann, promoveremos uma discussão a respeito da Crise do Drama e das tentativas dos dramaturgos contemporâneos de criação de novas poéticas que possam traduzir ou expandir o imaginário do público atual em direções insuspeitadas. Que meios foram empregados pela dramaturgia dos anos 80/90/00 para se relacionar com o mundo, e como esses meios dialogam com a tradição? De que forma as conquistas da encenação ao longo do século XX influenciam a escrita cênica de hoje? Como a realidade e a cena se relacionam no teatro contemporâneo? Partindo de exercícios práticos, fomentaremos a criação de textos curtos que nos colocarão diante de questões centrais da dramaturgia contemporânea. Os exercícios serão propostos a fim de ilustrar melhor determinados pontos teóricos, levando em conta que a criação dramatúrgica está indissociada do pensamento e da análise dos meios técnicos de expressão. Visando disparar os processos criativos, serão propostos conceitos-operadores ligados a problematizações dos esteios do drama moderno.

Metodologia

Para nos ajudar a pensar estas questões, faremos uma análise de trechos de obras de diversos autores como Harold Pinter, Heiner Muller, Fernando Arrabal, Gracê Passô, Sarah Kane, Bertold Brecht, Sérgio Blanco, Bernard Mariè-Koltés, procurando discriminar as estratégias de construção empregadas por eles na configuração de seus sistemas formais. É importante destacar que estes autores serão usados como exemplos e não como modelos.

Público-Alvo

Estudantes de teatro, de literatura, de cinema, atores e diretores que queiram desenvolver aprofundar o estudo teórico-prático sobre a construção de um texto para a cena ou qualquer pessoa que queira exercitar a escrita para a cena.

 

Programa

1- Introdução à dramaturgia clássica. A Poética de Aristóteles. A ideia do "belo animal", a organização e concatenação das partes de uma peça. Estrutura clássica X formas contemporâneas.

2- A relação entre o ator e o espectador na dramaturgia. A função ativa do espectador, investigação de diferentes poéticas de inclusão do espectador no fenômeno teatral. O espectador como parte da dramaturgia, na cena, no discurso.

3- Quem / o que está em cena? Um personagem, um discurso, uma função dramática, uma voz, um performer. As diversas possibilidades de configuração daquele que está falando/agindo. A fragmentação do personagem na dramaturgia contemporânea.

4- A narração. Potencialidades épicas no monólogo. A ancestralidade do ator como contador de histórias. A natureza fabular do teatro. Estratégias narrativas na fala.

5- A biografia e o depoimento pessoal na dramaturgia contemporânea. Realidades e ficções. O uso de material documental em cena.

6- Adaptações e transfigurações literárias. A passagem do livro para a cena. Criando imagens, cenas e diálogos a partir da literatura.

7- O espaço como elemento dramatúrgico. O corpo no espaço como escrita. A materialidade da cena no corpo do performer: respiração/movimento/ presença/gesto. Ocupar e esvaziar os espaços.

8- Invenção de linguagem. Novas palavras, novos corpos, novos sentidos. Ritmo e musicalidade do texto. A possibilidade de cada um fundar a sua língua cênica.

9 – Conceitos de Dramaturgias e Teatralidades. Metalinguagem, Hipertexto, Dramaturgia Colaborativa, Dramaturgia Épica...

Investimento

4 x R$ 120,00 (1 + 3 parcelas)

R$ 450,00 (á vista)

10% de desconto para alunos e ex-alunos do EDA ou do ministrante.

Dias de Aula

Quartas-Feiras – 19h às 21h – Aulas pela plataforma Zoom (online)

Inicio: 02 de Setembro

Término: 16 de Dezembro

Carga-Horária: Total= 62 h

16 encontros/2h aula = 32 h/aula + 30 h/trabalho de conclusão

Procedimentos das Aulas

Aulas Online através da plataforma Zoom

Grupo de alunos e orientador no whatts

Apostila e materiais enviados por e-mail

Projeto Final do Módulo I

Realização com os participantes de exercícios práticos de criação e desenvolvimento de aspectos técnicos da escrita cênica. Leitura Dramática dos textos produzidos no Núcleo por artistas convidados.

Informações e Inscrições

dramaturgianucleo@gmail.com

Fone/whatts: 51 981774446

Ministrante:

Diego Ferreira – DRT 10706

Graduado em Teatro na UERGS/2009. Dramaturgo, Diretor, Crítico e Professor de Teatro. Integrante do Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre coordenado por Diones Camargo. Integrante da GIRADramatúrgica: Grupo de Estudos em Dramaturgia Negra, coordenado por Carlos Canarin. Professor das disciplinas de Expressão Corporal I e II no Unilasalle (Canoas), Professor no Curso “Desibinição através do Teatro” na Unisinos (São Leopoldo), professor no Curso de Formação de Atores do Galpão de Artes (Canoas). Professor do Curso de Formação de Atores no Espaço do Ator. Foi crítico convidado do Festival de Teatro de Montenegro nas edições de 2012 e 2014. Em 2013 foi integrante da Comissão do Prêmio Mais Teatro, concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Iniciou a sua trajetória no teatro em Porto Alegre em 1995, desde então vem aprimorando seus conhecimentos na área teatral. Dirigiu vários espetáculos teatrais dentre os quais: “Essa propriedade está condenada” 2014/2015, “Tempos Perdidos” 2011, “Assovio no vento escuro” em 2010, baseado na obra de Clarice Lispector, “Wilma e Elza” em 2009 que circulou por 25 cidades do Rio Grande do Sul, “Travessia” (2010). Dedica-se também aos blogs Válvula de Escape e Olhares da Cena, um espaço virtual dedicado as artes cênicas do estado, além de fazer a cobertura de festivais de teatro exercendo a função de crítico teatral. Recentemente foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gravataí por sua atuação em “A filha da escrava”. O mesmo espetáculo foi o grande vencedor do festival de Osório nas categorias Melhor Espetáculo, atriz, atriz coadjuvante, figurino e iluminação. Em 2015 o espetáculo “Essa propriedade está condenada” obteve 9 indicações no Festival de Osório vencendo nas categorias Atriz e Iluminação. Em 2016 dirige a esquete “CICATRIZ” apresentada no Congresso da Feessers. Seus últimos trabalhos de direção foram: (IN)Sônia (2019), Mais respeito, eu sou criança! (2018), Tudo o que é sólido pode derreter (2017), A Maldição do vale negro (2017), Fragmento Zucco (2016). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário