19/05 e 20/05 - 18h - Teatro SESC Centro
Cia. Mungunzá (SP) | Gênero: documentário cênico | Classificação etária: 16 anos | Duração: 88min
O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela. O documentário cênico Luis Antonio – Gabriela tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou a infância, a adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha, aos 30 anos. O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antonio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao, onde vivera até então como Gabriela.
Elenco: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias e Day Porto
Direção: Nelson Baskerville
Diretora Assistente: Ondina Castilho
Assistente de Direção: Camila Murano
Direção Musical, Composição e Arranjo: Gustavo Sarzi
Preparador Vocal: Renato Spinosa
Trilha Sonora: Nelson Baskerville
Preparação de Atores: Ondina Castilho
Iluminação: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Cenário: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos: Camila Murano
Visagismo: Rapha Henry - Makeup Artist
Vídeos: Patrícia Alegre
Produção Executiva: Sandra Modesto e Marcos Felipe
Produção Geral: Cia. Mungunzá de Teatro
O grupo:
A Cia. Mungunzá de Teatro nasceu em São Paulo no ano de 2006 por meio da união de atores recém formados, motivados a aprofundar as técnicas aprendidas na escola e, assim, desenvolver um estudo detalhado do Teatro Épico de Brecht e de linguagens estabelecidas na contemporaneidade. De acordo com o interesse da Cia. Mungunzá de Teatro, contatamos o diretor, ator e também professor Nelson Baskerville, que desenvolveu seu estudo numa pesquisa aprofundada do teatro pós-dramático. No seu currículo, constam espetáculos de sucesso como “17x Nelson” e “Camino Real”, ambos da Cia. Antikatartika de Teatro.
Apresentando o texto “Por que a criança cozinha na polenta” ao diretor, iniciamos o processo de ensaio e de pesquisa para a montagem de um espetáculo teatral que atendesse a necessidade artística proposta pela direção e pela Cia. O espetáculo realizou cinco temporadas em São Paulo entre 2008 e 2010.
Participou de diversos festivais pelo Brasil, acumulando 36 prêmios em diversas categorias.
Em janeiro de 2010, a Cia. começou a realizar o processo de estudo cênico para o segundo trabalho, “Luis Antonio – Gabriela”, com estreia prevista para o início de 2011.
Conheça mais sobre o trabalho em http://luisantoniogabriela.blogspot.com.br/
Este espetáculo integra a programação do Palco Giratório:
Nenhum comentário:
Postar um comentário