Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Ministério da Cultura e Petrobras apresentam o seminário “Interstícios Cênicos – Cruzamentos entre Teatralidades e Performatividades na Cena Contemporânea Latino-Americana”. O encontro conta com performances e espetáculos, diálogos e reflexões sobre processos criativos, e acontece de 28 de maio à 2 de junho no Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), na sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro) e no centro de Porto Alegre. Entrada Franca.
O Seminário foi organizado em parceria com a Cátedra Latino Americana e faz parte das comemorações de trinta e quatro anos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
A Terreira da Tribo foi contemplada pela Funarte no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.
A expansão e os cruzamentos das disciplinas artísticas têm implicado também uma transformação dos discursos cênicos. Há alguns anos as práticas cênicas enfatizam o tecido entre discursos performativos e teatrais. A performatividade é, de fato, uma dimensão da teatralidade. Longe de estigmatizar o teatro, o interesse pelo performativo pode ser um indicativo de outras construções da presença e do modo como oaqui e o agora do teatro são tecidos em vínculo com a experiência e as cenas da vida. A possibilidade de pensar os interstícios cênicos desvia também o olhar para outras dimensões do espaço cênico, para a instalação de um tempo poético no fluxo do cotidiano.
PROGRAMAÇÃO
28 de maio, segunda:
12h, na Esquina Democrática
“Terpsí em Obras” com a Terpsí Teatro de Dança.
20h, na Terreira da Tribo
Performance “Qual é a minha cor?” com Mara Leal do Coletivo Teatro da Margem.
Painel “Interstícios Cênicos: Cruzamentos entre Teatralidades e Performatividades na Cena Contemporânea Latino-Americana” com Miguel Rubio Zapata e Ileana Diéguez.
29 de maio, terça:
12h, na Esquina Democrática
Performance “Onde? Ação nº 2” com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
19h, na Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro)
Lançamento e exibição do DVD “Viúvas – Performance Sobre a Ausência”.
Palestra “Performatividades da Memória” com Ileana Diéguez e debate sobre “Onde? Ação nº 2” e “Viúvas – Performance Sobre a Ausência” com Jair Krischke, Fábio Prikladnicki e Pedro Isaias Lucas.
30 de maio, quarta:
12h, na Praça da Alfândega
“O Amargo Santo da Purificação” com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
20h, na Terreira da Tribo
“Antígona” com Teresa Ralli do Grupo Cultural Yuyachkani.
31 de maio, quinta:
16h, na Terreira da Tribo
Palestra “Presença e Representação. Estratégias para Interpelar o Presente” com Narciso Telles e debate sobre “Antígona” e “O Amargo Santo da Purificação” com Miguel Rubio Zapata, Newton Silva e Silvia Balestreri.
20h, na Terreira da Tribo
“Memorial de Silêncios e Margaridas” com Narciso Telles do Coletivo Teatro da Margem.
1º de junho, sexta:
12h, Paço Municipal
Performance “Porto: A Cidade como Palco de uma Anti-diaspora” com Teatro Sarcáustico.
16h, na Terreira da Tribo
Palestra “Testemunhos Cênicos – Como dar Voz ao Silêncio Histórico” com Miguel Rubio Zapata e debate sobre “Memorial de Silêncios e Margaridas” com Teresa Ralli, Clóvis Massa e Enrique Padrós.
20h, na Terreira da Tribo
“Danke” com Juliana Kersting e Paola Opptiz.
2 de junho, sábado:
16h, na Terreira da Tribo
Palestra “Espectros e Duplos Cênicos” com Mara Leal e debate sobre “Danke” com Narciso Telles, Inês Marocco e Rosyane Trotta.
19h, na Terreira da Tribo
Coquetel de lançamento do livro “Ói Nóis Aqui Traveiz: A História através da Crítica” de Rosyane Trotta e confraternização.
3 de junho, domingo:
Intercâmbios internos.
Contatos:
Paula Carvalho
paula.terreira@gmail.com
(51) 9396 11 40
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
terreira.oinois@gmail.com
(51) 3286 57 20 / 9999 45 70
Nenhum comentário:
Postar um comentário