terça-feira, 9 de outubro de 2018

MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA! Espetáculo Infantil em Canoas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e criança

DIA 21/10/2018 AS 15H
CASA VILLA MIMOSA em Canoas
INGRESSOS: R$12 (Disponível com o Grupo Skatá)


No mês das crianças, trazemos nossa mais singela e poética homenagem àqueles que merecem mais respeito e abertura aos seus pensamentos e sentimentos! 


O espetáculo “Mais Respeito, Eu Sou Criança!” é uma inspiração da obra de Pedro Bandeira, venham rir e se emocionar com essa história que é pura poesia!

Todo mundo diz que as crianças devem respeitar os adultos. E os adultos? Não têm de respeitar as crianças? Este é um assunto sério, mesmo... E, toda vez que um assunto é sério mesmo, o jeito é pensar nele através da poesia. Por meio dela, a gente consegue dizer melhor o que sente, o que sonha e o que nos incomoda. A poesia é uma maneira gostosa de tirar o retrato dos nossos sentimentos. E o espetáculo é uma maneira muito gostosa de responder aos adultos quando eles vêm com abusos, como “Cala a boca, menino!”, “Pare quieto, menino!”, “Vá pro seu quarto, menina, que isso não é conversa pra criança!”. E coisas do tipo...

O espetáculo "MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA" é uma tentativa de dialogar com as crianças da atualidade através do resgate do jogo e da poesia teatral, pois se utiliza a priori de um texto dramatúrgico criado a partir dos poemas de Pedro Bandeira, que tem uma estrutura simples, pretendendo evidenciar o caráter teatral e espetacular da criação. A palavra e a razão reinam em nosso mundo ocidental adulto. Explicamos fatos pelas vias cartesianas, e usamos palavras para ‘traduzir’ quase tudo. Distanciamo-nos das práticas poéticas ou sensoriais, do jogo e da brincadeira, como formas de expressão ou comunicação. Essa distância da poesia, no entanto, não vale para crianças.  A poesia, a capacidade de representar, de simbolizar, de ressignificar as coisas, de agir e pensar subjetivamente, de ler a realidade através da fantasia, são matérias primas para o principal instrumento de ação na vida das crianças: o ‘brincar’, com o que elas processam o entendimento da vida, de si mesmas e do mundo à sua volta. Por isso acreditamos na relevância deste projeto, pois a narrativa do espetáculo traz a tona temas como o respeito às crianças mudando a ótica que impera na sociedade: de que sempre são as crianças que tem que respeitar os adultos, partindo da recriação dos poemas do livro homônimo do Pedro Bandeira e a ressignificação de jogos e brincadeiras como motes da criação teatral. Temos a consciência de que, ao abordar temas como estes, podemos cair em algumas armadilhas, como por exemplo, transformar um evento teatral numa experiência extremamente didática e/ou pedagógica. Sabemos que a arte tem esta função também, porém o nosso objetivo é o de conscientizar através da criação artística que priorize o jogo, a brincadeira, a teatralidade e a espetacularidade, tentando não resvalar na velha questão de que ao invés de fazer teatro para infância procurar passar apenas uma “mensagem”.


FICHA TÉCNICA: 

TEXTO: Pedro Bandeira
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: Diego Ferreira
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Joana Caspar
ELENCO: Anne Prado e Gabriel Gonçalves
TRILHA SONORA: Sérgio Bai
FIGURINOS: Diego Ferreira
ILUMINAÇÃO: Diego Ferreira
CONCEPÇÃO DE CENÁRIO: Diego Ferreira e Gabriel Gonçalves
EXECUÇÃO DE CENÁRIO EM MADEIRA: Evanir Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Joana
Caspar
EXECUÇÃO SILHUETAS: Multiartes MDF
EXECUÇÃO CORTINA DE FUNDO: Diego Ferreira e Rosângela Leifheit
DESENHO DO ESTANDARTE: Braian Alfonsin
CRIAÇÃO DE MAQUIAGEM: Nicole Leifheit
EXECUÇÃO DE MAQUIAGEM: Grupo Skatá
ADEREÇOS: Diego Ferreira, Joana Caspar e Grupo Skatá
FOTOGRAFIA DE ENSAIO: Anne Prado e Joana Caspar
FOTOGRAFIA DE CENA: Rodrigo Larroque e Tony Capellão
SOCIAL MEDIA: Gabriel Gonçalves
DIVULGAÇÃO: Joana Caspar e Grupo Skatá
LOGOTIPO: Pedro Caspar
DESIGN GRÁFICO: Gabriel Gonçalves
ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Diego Ferreira
FINANCEIRO: Gabriel Gonçalves
PRODUÇÃO: Diego Ferreira, Gabriel Gonçalves e Joana Caspar.

APOIO CULTURAL:
Casa das Artes Villa Mimosa
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT)
Multiartes MDF
Jornal No Palco

REALIZAÇÃO: 
Grupo Skatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário