HISTÓRICO



GRUPO VÁLVULA DE ESCAPE

            O Válvula de Escape foi fundado em Janeiro de 2010, da união de artistas oriundos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS. Nasce com o propósito de pesquisar e compartilhar o teatro contemporâneo. Dentro desta “Válvula” estão inseridos e misturados atores, músicos, artistas plásticos, filósofos e diretores com diversas formações, o que colabora para criar uma diversidade de linguagens, enriquecendo o nosso trabalho. O grupo é formado por cinco atores, diretor, assistente de direção e figurinista, músico e um filósofo.  O grupo é um pólo constante de discussão e produção de teatro. Somos um grupo artístico, aberto a trocas e intercâmbios, focando o nosso trabalho na pesquisa de idéias necessárias ao fazer teatral, num processo interno de diálogo entre seus componentes.  O propósito é fazer um teatro focado no trabalho do ator. Observando a realidade teatral em Montenegro, constatamos a carência de oportunidades de reciclagem para atores e técnicos já formados nos espaços culturais existentes na cidade. Os grupos existentes encontram, em raras oficinas, e na Fundarte, um espaço para o aprendizado. Para os atores sem grupos, é ainda mais difícil se desenvolver. Por isso, é importante a abertura de um novo canal para o desenvolvimento e a troca de experiências e idéias, contribuindo para que a região se torne cada vez mais um pólo de artes cênicas do estado.
Em 2013 o Grupo se muda para Porto Alegre onde em 2014 estreia seu primeiro espetáculo na capital "Essa propriedade está condenada"


OBJETIVOS
v  Realizar um trabalho continuado apostando na criação compartilhada.
v  Possibilitar um novo cenário criativo em Montenegro e na região.
v  Formação teatral com a preocupação na reciclagem dos integrantes do grupo, para uma experiência de criação em grupo e tudo o que ela implica.
v  “Fazer”, “transmitir”, “compartilhar”.
v  Pesquisa, criação e compartilhamento de experiências.
v  Perspectiva de continuidade, de sistematização e experimentação da linguagem cênica.
v  Espaço de confronto de idéias e de criação.
v  Criar um ambiente de cumplicidade, responsabilidade e autonomia.
v  Corpo, voz, improvisação, produção cultural, ética, história do teatro, filosofia, procedimentos que tem a proposta de integrar e formar o grupo.   
v  Organização de ciclos, palestras, debates, seminários, festivais, mostras de cinema e oferecimento de oficinas e workshops.


PESQUISA


2011.
Em 2011 o Grupo se dedicou exclusivamente a manutenção do grupo e treinamento corporal, além de produzir um Exercício Cênico dentro da Oficina de Montagem Teatral "Tempos Perdidos".
Em 2010, dedicamos nossa pesquisa na Teatralização de Espaços não-convencionais, que resultou no espetáculo "Assovio no Vento Escuro", realizado no pátio externo e no porão da Estação da Cultura, utilizamos diversas fontes de pesquisa, dedicando atenção especial em Josete Féral que debruça seus estudos no conceito de Teatralidade.
Outro eixo de nossa pesquisa foi também pautada na teatralização, mas focada na teatralização de um texto literário para o teatro, o romance 'A Hora da Estrela" de Clarice Lispector, procuramos desvelar o texto de Clarcie, evidenciando os aspectos teatrais de sua obra. O resultado desta pesquisa, culminou no roteiro do espetáculo "Assovio no Vento Escuro" que estreiou dia 10 de dezembro e cumpriu a sua 1ª temporada nos dias 10,11,12,14,15,16 e 18/Dez-20h na Estação com todas as apresentações esgotadas, retornando a cartaz no dia 26 de março dentro do projeto "Teatro para Escapar" e curta temporada de 4 apresentações nos dias 8,9,15,16 de Abril de 2011.