terça-feira, 8 de maio de 2012

SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS (SP)




12/05 - 11h e 16h - Largo Glênio Peres
Grupo Rosa dos Ventos (SP) |  Gênero: circo e teatro de rua | Classificação: livre | Duração: 60min | Entrada Franca


Uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. Saltimbembe é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas erepentistas que viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.
Autoria e direção: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Figurinos: Rosa dos Ventos
Cenografia: Deva Bhakta
Música Original e sonoplastia: Robson Toma
Elenco: Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Robson Toma, Tiago Munhoz

O grupo: 
O Rosa dos Ventos é um Grupo de Circo e Teatro que escolheu a rua e os espaços alternativos para atuar. Em seus mais de doze anos de trabalho, tem ministrado oficinas e apresentado espetáculos em diversas cidades num projeto próprio de construção de um circuito popular itinerante pelo Brasil. Seus integrantes são artistas e profissionais pesquisadores de Artes e de Educação interessados em conhecer a diversidade cultural existente em nosso país e refleti-los imediatamente no processo de criação do grupo.
Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos surgiu através de um projeto de extensão universitária, Projeto Alegria, onde teatro, folclore e circo eram representados cenicamente por palhaços que interagiam de forma lúdica com o público escolar. Dessa forma, surgiu o interesse por um dos personagens mais tradicional da cultura circense, o palhaço.
Como forma de compartilhar os processos de pesquisa dos seus espetáculos, o grupo ministra oficinas que permitem vivências práticas do treinamento e da sua criação artística.

Acesse o blog do GRUPO ROSA DOS VENTOS
Este espetáculo integra a programação do FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário