terça-feira, 22 de junho de 2010

FESTIVAL DE TEATRO POPULAR - JOGOS DE APRENDIZAGEM


De 5 a 11 de julho acontecerá em Porto Alegre o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem com espetáculos, mostra de processos de criação, demonstrações de trabalho, oficinas e debates. O Festival tem dois eixos principais: focar a atividade teatral que vem sendo desenvolvida nos bairros populares da cidade e contribuir para a discussão sobre a formação do ator nos seus princípios estéticos e éticos. O Festival será realizado em diversos espaços da cidade – Teatro de Câmara Tulio Piva, Teatro Renascença, Usina do Gasômetro, Terreira da Tribo, Centro Cultural Esportivo Ferroviário/Ferrinho no bairro Humaitá, Associação de Moradores Núcleo Esperança I no bairro Restinga e Largo Glênio Peres. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e Secretaria Municipal da Cultura com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é fruto do trabalho que a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve em diferentes bairros de Porto Alegre. Desde 2004 acontece a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem resultado do processo pedagógico colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Podemos aproximar a teoria da Peça Didática aos preceitos pedagógicos mais radicais como aqueles de Paulo Freire e Vygotski.

Para coroar a transformação da Mostra em Festival de Teatro Popular estarão em Porto Alegre dois grupos que são referencias latino-americanas na formação do ator – o Yuyachkani, o coletivo teatral mais importante do Peru, e o Lume de Campinas com o seu trabalho de Antropologia Teatral. Estão na programação do Festival os espetáculos "Adios Ayacucho" e "Rosa Cuchillo”, apresentando a proposta de teatro popular do Yuyachkani, "Shi-Zen - 7 Cuias" do Lume, "O Amargo Santo da Purificação" do Ói Nóis Aqui Traveiz, "Agora e na Hora de nossa Hora", "Eldorado" e "Uma Estória Abensonhada" de Eduardo Okamoto de Campinas, "Memorial de Silêncios e Margaridas" do Coletivo Teatro da Margem e atuação de Narciso Telles de Uberlândia, "A Decisão" do grupo Trilho do bairro Humaitá e "Inflexiveis Ligações" do grupo Bacantes do bairro Parque dos Maias. Durante todos os dias do Festival serão mostrados os processos de criação das Oficinas da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura. Também serão realizadas as demonstrações de trabalho "A Rebelião dos Objetos" com a atriz Ana Correa do Yuyachkani e "Processos de Criação" com o ator Eduardo Okamoto, que também ministrarão oficinas durante a semana do Festival. Ainda acontecerá o Painel “Teatro Como Jogo de Aprendizagem” reunindo diretores, atores e pesquisadores participantes do Festival, contando com a presença do crítico Jorge Arias do Jornal La República de Montevidéu. A Programação prevê ainda o lançamento da edição número oito da “Cavalo Louco” Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do livro "Hora de Nossa Hora" de Eduardo Okamoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário