sábado, 26 de dezembro de 2009

Pixação: Arte ou Barbárie!




Pixação: De acordo com a lei, é crime. Pela visão contemporânea, posso dizer que é arte. Enfim, o que posso afirmar é que é um assunto polêmico e que causa um grande conflito entre sociedade, cidadão e vândalos (barbáros!). Pixação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol, dificilmente removível. No geral, são escritas frases ou insultos, assinaturas pessoais ou declarações de amor, embora a pixação seja tambpem utilizada como demarcação de território.


Bem, eu resido em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, e no feriado do Natal, eu fui visitar minha mãe que mora em Porto Alegre. Retornar a capital é sempre bom, pelo que a cidade tem a oferecer, mas como toda cidade grande tem seus prós e contras. Adoro Porto Alegre, fui morar no interior para concluir a minha faculdade, e assim que terminasse a faculdade eu voltaria a minha terra. Mas eu e minha esposa repensamos e resolvemos ficar por mais um tempo em Montenegro, pela tranqüilidade, segurança (ainda existe isso) e comodidade. Enfim, mas o propósito deste texto é para refletir sobre um dos contras que Porto Alegre oferece: a pixação (ou pichação, pois os dois termos podem ser aceitos). Enquanto você circula pela cidade, só se vê residências, prédios e comércio, pixados, marcados, sujos. Com isso vem a questão: Essa manifestação é Arte ou Barbárie? Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontram atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação a sua própria civilização, e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem por uma agressividade primitiva, um ódio primitivo ou impulso de destruição, que contribui ainda mais o perigo que toda a civilização venha a explodir, aliás uma tendência que caracteriza esse movimento. Na minha opinião, pixação não é arte, é barbárie sim! E não venha me dizer que as pessoas precisam se expressar! Meu Deus, se para se expressar você precisa invadir o espaço dos outros, essa expressão já se torna um crime, uma agressão, e é isso que eu acho que a pixação é: uma agressão! Agressão aos olhos, a cidade, ao patrimônio público e privado. Grafite sim é arte, e arte das boas, pois os grafiteiros estão inseridos em um movimento, sendo que é um dos elementos do hip-hop. Esta maifestação tomou grandes proporções que saiu das ruas e foi parar dentro dos grandes centros de arte, nos museus de arte contemporânea e na academia. Mas pixação!!! O que estes barbáros tem em suas cabeças, quais serão os impulsos que os movem? Fico pensando: a pessoas sai de casa, vai a uma loja, abre a carteira, pega o dinheiro(?) e pede um spray para pixar, seguindo: espera chegar a calada da noite e inicia a sua arte (!), o seu modo de expressar, escalando prédios, monumentos e residências. E parece que quanto mais difíceis os acessos, mais status ganha o pixador.
Francamente, Porto Alegre, assim como os grandes centros urbanos, está horrível. Todas as direções que o meu olhar foca há uma pixação, uma escrita grosseira que tinge a cidade como um todo. Mas o que fazer? Punir, prender ou educar? Penso que sim, tem que haver uma punição, mas a educação é ainda a melhor forma de combater este mal que assola as metropóles. Educar para combater, tentando inverter a lógica, transformando um pichador em um artista, por exemplo, mas falar é fácil, não é? Claro que sim, mas ficar na inércia também é fácil, então, temos que pensar em táticas eficientes para transformar o pixador em um cidadão que respeite a sociedade. Isso é um desabafo, pois fiquei chocado com a visão que me deparei, já basta a visão triste que temos na entrada de Porto Alegre, com aqueles vilarejos instalados na beira da estrada, dando as boas vindas para os visitantes. Pô, vamos por o dedo na consciência e zelar pelo patrimônio que é nosso, do nosso olhar. Não a pichação!!! Sim a expressão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário