terça-feira, 5 de julho de 2011

O HÓSPEDE SECRETO com Cacá Carvalho em Porto Alegre


O espetáculo “"O Hóspede Secreto"”, do dramaturgo italiano Stefano Geraci, teve sua estreia mundial, no dia 20 de agosto de 2010, em São Bernardo do Campo, no Pavilhão Vera Cruz, por ocasião do lançamento da parceria estabelecida entre a Fondazione Pontedera Teatro/Itália e a Casa Laboratório para as Artes do Teatro.
Com direção de Roberto Bacci, protagonizado por Cacá Carvalho, diretor da Casa Laboratório para as Artes do Teatro, e por Joana Levi, atriz residente da Casa, o texto é inspirado nas reflexões e recomendações que o grande ator e diretor francês Louis Jouvet transmitiu aos jovens estudantes da Commedie Francaise.
“O Hóspede Secreto” reflete sobre a condição de “representar” ao narrar a história de um velho grande ator clássico dos textos de Molière que, ao se trancar em casa, se vê perseguido por sombras que circulam pelos teatros. Seu jovem secretário e camareiro revela-se mensageiro de sua real condição. Segundo o diretor do espetáculo, "“Jouvet, falando do ofício do ator, trata da relação entre nossa personalidade e nossa essência. Percorre a distância entre 'como fomos construídos pelos outros e pelas circunstâncias' e como seríamos únicos se fossemos livres para crescer e modificar-nos segundo a nossa “essência e não sujeitos às leis da educação familiar e social".”
Durante o espetáculo, o ator dialoga com o texto e com os personagens de Molière, joga e reflete sobre seu próprio ofício e sua própria condição, mas a sombra da essência do personagem que não quer encarnar, que se declara "desencarnado", para poder permanecer vivo em toda a sua potencialidade, o persegue, abrindo uma ferida que parte do ator-intérprete para o espectador-homem.
Ficha técnica
Autor: Stefano Geraci
Direção: Roberto Bacci
Elenco: Cacá Carvalho e Joana Levi
SERVIÇO:
Dias 7,8 e 9 de Julho
20h
Teatro do Sesc - Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário