sábado, 19 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009!


Rever, retornar, relembrar, rememorar! O que passou, passou e não torna a voltar! Certo, mas se pudermos pelo menos olhar para trás e rever os erros e acertos para quem sabe no próximo ano tentar reverter ou melhor fazer de outro modo aquili que não tenha saído de acordo com o que você esperava. Então cabe a mim aqui neste momento rever o ano que passou e repartir com outros. Bom, 2009 começou com enormes expectativas, ano de formatura na faculdade e a minha prioridade era esta, não queria me envolver com outros projetos. Mas como fugir das oportunidades. E foi pensando nisso que eu encarei um projeto de minhas colegas de faculdade Rosmeri Lorenzon e Tuti Kerber, que queriam montar um espetáculo sobre a velhice, e me convidaram para assumir a direção do espetáculo do grupo NEC. Não deu outra. Sem cogitar, aceitei o convite e me aventurei a assinar a minha primeira direção profissional. Iniciamos os ensaios em novembro e estreiamos em março, o espetáculo chamado WILMA E ELZA. Trabalhamos durante todo janeiro e fevereiro, em condições precárias, numa garagem minuscula, as vezes sem água e sem luz, na periferia de Montenegro. Ensaiavamos e eu retornava para casa para terminar de escrever o roteiro, além de assumir a direção, coube a mim fazer a dramaturgia da peça, nossa que responsabilidade. Foi uma correria só: ensaios, oficinas de maquiagem, reuniões de produção, corre atrás de marcenaria e ferreiros para a execução de cenários, corre atrás da figurinista, viaja para Porto Alegre para comprar tecidos e perucas, sessão de fotos aqui, pega empréstimo acolá e o escambau! Enfim, uma semana antes da estreia fizemos um ensaio aberto para a produtora e alguns amigos! E vem uma ducha de água fria, pois todos caem em cima do espetáculo, do diretor, do dramaturgo (principalmente), da concepção, enfim! Respiramos juntos, e trabalhamos a semana inteira para tentarmos fazer algumas alterações. Estreiamos na cidade de Brochier com casa lotada, mas a produtora ainda não estava gostando do espetáculo. Depois disso, percorremos as cidades de Feliz, Bom Príncipio, Harmonia, São Vendelino e Tupandi, sempre com boa receptividade do público, mas a produtora ainda não estava satisfeita. Então, paramos no final de março e resolvemos mexer no espetáculo, principalmente na dramaturgia, ensaiamos muito, nos preocupamos, ensaiamos e marcamos uma nova data em agosto na cidade de São Sebastião do Caí, dentro do projeto Arte Sesc, e depois de tanto trabalho, a produtora se rendeu e gostou do nosso trabalho, mas convenhamos que eles tinham razão em alguns pontos. O espetáculo criou um novo folego e seguiu em sua tragetória pelas seguintes cidades: Montenegro, Vale Real, retorna a Montenegro, Presidente Lucena, Morro Reuter e Maratá. Desta experiencia o que resta é o grande aprendizado que eu obtive para iniciar esta caminhada pela direção. No meio deste processo, muita água rolou, no 1º semestre tive que dirigir uma cena para o componente de Pratica de Encenação Teatral sob orientação de Jezebel de Carli. Depois de muitos problemas enfrentados em função de elenco, escolhi trabalhar com o texto "Una Dona Sola" de Dario Fo e Franca Ramme, com a minha colega Amanda Noviski que deu um show de interpretação, dedicada e exigente como só ela sabe ser. No segundo semestre iniciaram os ensaios do TCC, com as orientações, as entregas de relatórios, as cobranças, a pressão. Uau! Que furacão passou pela minha vida, mas que eu consegui segurar em um galho de árvore, e me reerguer. Mas olhando para trás penso que faria tudo novamente porque os ganhos de conhecimento e experiencia de vida não tem preço! Aproveito para agradecer a todos que de algum modo fizeram parte destes momentos. Ah, e por falar em retrospectiva não poderia deixar de lembrar dele: Michael Jackson!

Nenhum comentário:

Postar um comentário