domingo, 18 de abril de 2010

EUGÊNIO BARBA EM PORTO ALEGRE!

Atenção teatreiros de plantão, noticia maravilhosa para o povo do teatro. Eugênio Barba estará em Porto Alegre participando do 5º Festival Palco Giratório, no dia 1º de Maio as 19 hs no Teatro do Sesc em POA.
O Palco Giratório segue como mecanismo transformador e ampliador dos efeitos que o teatro possibilita na sociedade, faz com que os artistas encontrem suas consciências artísticas através da descobertas de novos caminhos, da descoberta da diversidade existente e ainda, possibilita que o público descubra a rica produção cênica desse Brasil. E abrindo o Festival, a importante presença de Eugenio Barba.
 Diretor de teatro e figura central no teatro mundial, fundador e diretor do Odin Teatret em 1964, companhia fundada em Oslo, na Noruega que se muda para Holstebro, em 1966, Dinamarca. Amigo e companheiro de trabalho de Jerzy Grotowski, trabalhando com ele diretamente durante cerca de três anos, é responsável pela divulgação de seu trabalho no ocidente. Em 1979 funda a International School of Theatre Anthropology - (ISTA), parte das atividades do Odin, o que o torna figura principal na antropologia teatral. O Odin viaja a América Latina pela primeira vez em 1976, visita o Brasil pela primeira vez em 1986, graças ao diretor Luis Octavio Burnier, que o introduz no conhecimento das manifestações culturais brasileiras. A sua vinda a Porto Alegre ainda reserva uma demostração de trabalho com a atriz Julia Varley do Odin Teatret, intitulada El Hermano Muerto. Demonstração de trabalho onde se apresenta, durante uma hora, fragmentos de textos que pertencem aos espetáculos que a atriz Julia Varley interpreta no Odin Teatret nesses longos 30 anos. Poucas e essenciais explicações acompanham o trabalho vocal que exemplifica as palavras escritas no espaço, da liberdade da interpretação. A demostração será realizada no Teatro Sesc Centro, as 19 h, no dia 02 de maio. clik aqui e confira toda a programação do Palco Giratório que este ano está maravilhosa, trazendo nomes como Armazem Cia de teatro, Barracã Teatro, Gilberto Grawronski, Leona Cavali, Grupo Galpão, Cia Stravaganza, Antunes Filho e CPT, Cia Livre entre outros.
Aproveitem este caldeirão de cultura e diversidade.
Postado por Diego Ferreira, Escape Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário