terça-feira, 4 de maio de 2010

Eugênio Barba em Porto Alegre: Desdobramentos

Sábado, no dia 1º de maio, deu-se a largada ao Festival 5º Palco Giratório do SESC/Rs. Um festival que está em seu quinto ano e está se firmando como um dos principais festivais do estado, ao lado do Porto Alegre em Cena. Porto Alegre está cada vez mais se tornando uma cidade de grandes festivais de Artes Cênicas. Em Janeiro e Fevereiro temos o já tradicional Porto Verão Alegre, em abril temos o Festival de Teatro de Rua, em Maio temos o Palco Giratório e em setembro temos o Porto Alegre em Cena. Fora estes grandes eventos temos outros como o recente Festival de dança, o Mesa Verde, o Festival de teatro de Bonecos, e este ano ainda tivemos o FITO, o Festival Internacional de Teatro de Objetos. Retornamos a bola da vez, o Palco Giratório. A principal atração deste ano ocorreu no último sábado, onde o Teatro do SESC em Porto Alegre recebeu uma concorridíssima conferência do teórico e diretor italiano Eugenio Barba. Barba é criador de uma abordagem que une teatro e antropologia em um trabalho focado no corpo. Falou de sua trajetória com a Odin Teatret, da Dinamarca, companhia em atividade desde 1964. Em português com pitadas de espanhol, lembrou que teve a idéia de fundar a companhia, ainda na Noruega, depois de ter sido recusado em testes para grupos profissionais. Acabou criando, junto com seus atores, métodos de treinamento inovadores focados no corpo, desenvolvendo uma identidade cênica própria. Ao lado dele estava à atriz Julia Varley, que fez, no domingo, uma demonstração de trechos de peças da companhia.

Algumas citações brilhantes da conferência, lógico que escutar diretamente do Barba é completamente diferente do descrito abaixo:
- O teatro é uma missão ética.
- O Teatro é a nossa necessidade, e não a dos outros.
- O Teatro é a minoria, e quem faz tem que tirar do seu bolso.
- O Teatro não deve ser politíco, o teatro deve ter ums politíca.  
- A sua tarefa no Odin era preparar os jovens não somente por um ou dois anos, para para uma vida toda.
- O ator as vezes só consegue descobrir novos territórios através do cansaço e da fadiga.
- O processo ficou mais importante que o espetáculo, pois permite que o individuo encontra-se a si mesmo.
- O Teatro pode ser entretenimento ou transcedencia.

Durante o seu discurso Eugênio Barba citou os nomes de grandes mestres e personalidades do teatro como: Brecht, Decroux, Stanislawski, Iben, Grotowisky, Peter Brook, ...

Noite realmente maravilhosa, onde os integrantes do Escape Teatro que lá se encontravam, aprenderam e muito. Temos que agradecer ao SESC mais uma vez.

Um comentário: