quinta-feira, 13 de maio de 2010

"INVEJA DOS ANJOS" da Armazem Cia de Teatro - Comentário



No dia 11 deste mês o grupo ESCAPE TEATRO se deslocou até Porto Alegre para assistir "Inveja dos anjos", que é um espetáculo de alta categoria, com um emocionante texto que conta com episódios sucessivos oferecendo ao público uma viagem pela vida e pelos sentimentos de personagens que são capturados em momentos sucessivos, forma mais freqüente no cinema do que no teatro.
Uma viagem pela vida e seus acontecimentos mais íntimos.Esta é a tônica do espetáculo "Inveja dos anjos". Um emocionante texto daqueles que ficam guardados em nossa memória durante um longo tempo e faz o público transitar pelos sentimentos dos personagens e se envolver gradativamente ao longo dos fatos e acontecimentos que se sucedem.
Maurício Arruda mendonça e Paulo de Moraes elaboraram a dramaturgia juntamente com a cenografia do mesmo Paulo e Carla Berri, onde envolve todo o contexto da história.
O texto fala de um grupo de personagens que vive em uma pequena localidade do interior, e viaja por toda uma gama de relacionamentos e sentimentos, de perdas permanentes ou provisórias, de chegadas e partidas, e das memórias que os une. O lindo cenário, a estrada pela qual passam tanto o trem quanto as vidas dos que moram junto dela, é parte da trama, é personagem, é sujeito da ação, mas sem querer suprimir os atores. Os figurinos de Rita Murtinho são de uma semsibilidade ímpar e compõem o ambiente da trama e a luz de Maneco Quinderé é visceral, funcional e orgânica.
 A direção de Paulo de Moraes prima pelo detalhe, no tom exata  conduz a encenação narrando de forma sensível e audaz a vida das personagens.O elenco de forma harmonica se comunica como que por osmose de quem se conhece e trabalha juntos a um longo tempo (Viva o trabalho de grupo continuado).
Mas é impossível não destacar o trabalho preciso de Patrícia Selonk, que constrói sua personagem com uma sutileza que só os grandes atores conseguem, não conseguia desgrudar os meus olhos dela, vendo a sua respiração e a pulsação que se externava através de um sutil movimento dos pés. Reconhecendo também é claro o excelente trabalho de Simone Mazzer, Thales Coutinho, Marcelo Guerra, Simone Vianna, Ricardo Martins e Verônica Rocha. "Inveja dos anjos" é mais um excelente trabalho da Armazém Companhia de Teatro.
O nome nos faz viajar no que poderia ser a temática do espetáculo, mas nenhum devaneio poderia adiantar o que o Armazém Cia. de Teatro traria à cena com “Inveja dos Anjos”, na direção de Paulo de Moraes.
A escolha do título da obra é um dos acertos na concepção do espetáculo como um todo, além de profundo, é bastante significativo dentro do contexto da ação dramática desenvolvida. A dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes é consistente e bem elaborada tornando-se uma ligação instantânea com o público, este que embarca em uma viagem introspectiva dos seus sentimentos mais pessoais e que a todo o momento são trazidos à tona, seja em uma palavra ou frase inteira. O texto seduz, envolve, emociona e revigora, é um ponto de destaque no trabalho, entretanto, além do texto em si, há também de se considerar o modo como ele é encenado, um exemplo é a identificação imediata das situações vividas pelos personagens, muito enraizadas nas lembranças que cada um de nós tem e que em algum ponto se entrelaçam e despertam sentimentos submersos.
O cenário insere em destaque os trilhos de uma ferrovia que se estende na verticalidade, dando uma maior dimensão ao espaço cênico, a iluminação bem pontuada se harmoniza com as transições do maquinário que entram e saem pelas laterais de forma bem colocada. Isso mostra um grande caráter funcional que existe no espetáculo, onde o que está posto corresponde ao está sendo encenado. A sonoplastia vem de encontro ao reforço das lembranças que permeia os personagens, contempla a beleza e harmonia das cenas nos presenteando com emoções fortes. Tudo isso se deve à fluência que existe no grupo, a generosidade em cena é visível, denota que o maior desejo é somar as potencialidades de cada um para resultar em um excelente trabalho, como foi "Inveja dos Anjos", tornando-o um espetáculo para ser contemplar muitas vezes. E com isso esta companhia já é uma dos grandes destaques do teatro nacional, que a cada trabalho se renova, apostando no real trabalho de grupo. Depois de ter apreciado os outros espetáculos da Armazém como "Pessoas Invisiveis", "Toda Nudez será castigada" e "Inveja dos anjos", posso dizer que sou fã incondicional destas pessoas maravilhosas, sem falar no magnetismo de Patricia Senlock.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário