terça-feira, 16 de novembro de 2010

Que país é esse? Policia tenta parar apresentação do Grupo Levanta Favela na Esquina Democrática


A Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA... apresentava seu espetáculo de Teatro de Rua “Árvore em Fogo”, quando vários soldados da Brigada Militar tentaram interromper a apresentação com ameaças de prisão e gritos para intimidar os atores.
O Grupo Teatral, em um ato de resistência, levou a apresentação até o final. Quando foi detido. Não podendo deixar o local, nem levar o material cênico embora, seguiram para a Delegacia de Polícia, para “identificação”. Um cidadão que passava resolveu não ficar calado diante de tão absurda atitude dos soldados: se identificou como advogado e os acompanhou.
Argumento da BM para interromper a apresentação: "algumas pessoas não estavam gostando" (???). Depois de algum tempo de discussão, foram identificados e liberados.
...enquanto isso, quantos crimes de fato estariam ocorrendo nas proximidades??

Esta intervenção da BM desrespeita o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 que diz: "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA"
Este foi mais um ato estúpido, inexplicável e inconstitucional da Polícia.

Em nome de todos os artistas trabalhadores do Rio Grande do Sul, expressamos:


A ARTE NÃO VAI PARAR!


Repudiamos a repressão da Brigada Militar! Arte não é crime, é um direito de todos!
Abaixo ao desrespeito com os artistas, à burocratização e cobranças para utilização de espaços públicos que são nossos espaços, pertencentes ao povo!!

Manifesto de Artistas acontecerá dia 17/11/2010 na Esquina Democrática!

A grade de programação está pré estabelecida:

12h: Abertura, início da distribuição dos panfletos e leitura do Art V

13h: Apresentação TIA

14h: Artistas da Fome

15h: Apresentação do Caio

16h: Roda de Capoeira

17h: Cia UmPédeDois

18:30h: Apresentação Levanta FavelA..

Temos ainda confirmadas a presença dos Grupos: Caixa Preta e Oi Nois Aqui Traveiz e diversos artistas que não levarão suas apresentações, mas estarão por lá com seus instrumentos. A imprensa também já confirmou presença para fazer a cobertura do evento!
É isso ai, compareça, faça valer sua força enquanto cidadão ou mesmo artista! De forma pacifica e artística temos que fazer a situação mudar, a rua voltar a pertencer ao Povo!
Organização: RBTR/RS
Rede Brasileira de Teatro de Rua / RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário