terça-feira, 30 de novembro de 2010

Divulgados RUMOS ITAÚ DE TEATRO

Saiu o resultado do edital do Rumos Itaú de Teatro, e o Rio Grande do sul conta com dois representantes, aliás, representantes muito expressivos, cada um a seu modo de pesquisa, mas estamos muito bem representados, pelo pessoal de "A caixa de elefante" e do pessoal do "Ói nóis aqui traveiz", incansáveis em suas pesquisas de linguagem e disseminadores do (bom) teatro realizado por aqui. Parabéns e agora é aguardar pelo resultados destes intercâmbios.
Seguem abaixo os resultados do edital do Rumos Teatro 2010-2012:
Teatro
Nesta primeira edição do Rumos Teatro, foram inscritos 165 projetos e selecionados 12. O edital foca o intercâmbio de práticas e a articulação entre grupos de teatro de todas as regiões do Brasil. Nesse sentido, o programa permitiu a inscrição conjunta de dois grupos, para que possam desenvolver uma pesquisa juntos. 
Inicialmente, o edital previa selecionar dez projetos; no entanto, diante da grande variedade e da qualidade dos trabalhos inscritos – com a participação de 330 grupos de todo o país – foram selecionados 12 projetos, contemplando, assim, 24 grupos com propostas e pesquisas cênicas bastante diversificadas: teatro de rua, circo, teatro físico, entre outros. 
Cada grupo receberá de 56 mil a 88 mil reais [dependendo dos gastos que terão com as passagens aéreas] para desenvolver a pesquisa e cobrir despesas de viagem, de modo que se garantam encontros presenciais entre os grupos. 
Os resultados dos encontros serão exibidos em uma mostra do Itaú Cultural no segundo semestre de 2011, na qual os selecionados apresentarão os processos de desenvolvimento das pesquisas, seja por meio de discurso, seja por meio de debate, encenação ou montagem. 
Além disso, manterão um blog por um período mínimo de seis meses para que o público possa acompanhar os debates e as pesquisas realizados nas parcerias. 
Conheça os selecionados de cada categoria.
- Prêmio de 56 mil reais 
Grupo Caixa do Elefante (RS) e Grupo Pequod (RJ): O ator animador e o processo criativo no teatro de animação realizado pelos grupos
Núcleo Argonautas (SP) e Cia Senhas de Teatro (PR): Narrativas urbanas na terra sem lei
Grupo de Teatro Celeiro das Antas (DF) e Grupo Teatro Experimental da Alta Floresta (MT): Florestas e antas, experiências teatrais – em busca de um teatro possível
Grupo Companhia Silenciosa (PR) e ERRO Grupo (SC): Salsichão no Boquerão/tainha na Prainha 
Cia Teatro Autônomo (RJ) e Os imãos Guimarães (DF): ciateatroautônomo + irmãosguimarães
OPOVOEMPÉ (SP) e Grupo LUME (SP): Composição de matrizes ou matrizes em composição?
Espanca! (MG) e Companhia Brasileira de Teatro (PR): um outro si mesmo – troca de pacotes
Grupo Bagaceira de Teatro (CE) e Coletivo Angu de Teatro (PE): Conexões coletivas: angu e bagaceira
Cia dos Atores (RJ) e Os Fofos Encenam (SP): (re)soluções para ontem: inventar o passado  
- Prêmio de até 72 mil reais 
Grupo Clowns de Shakespeare (RN) e grupo Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS): Conexão Música da Cena – RN/RS  
- Prêmio de até R$ 88 mil 
Grupo Será o Benedito? (RJ) e Grupo O Imaginário (RO): A oralidade e a cameloturgia – uma pesquisa cênica do porto ao rio
Grupo Teatro do Concreto (DF) e Grupo Magiluth (PE): Do concreto ao mangue, aquilo que meu olhar guardou pra você…   
- Comissão de seleção
Antônio Araújo (São Paulo/SP), diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Fernando Villar (Brasília/DF), diretor, autor, encenador e performador. Graduado em artes plásticas pela Universidade de Brasília, pós-graduado em direção no Drama Studio London e doutor em teatro pela Universidade de Londres.
Hebe Alves (Salvador/BA), doutora em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – com doutorado na Universidade de Nanterre, França – e bacharel em direção teatral.
José Fernando Peixoto (São Paulo/SP), dramaturgo, diretor do Teatro de Narradores e professor da Escola de Arte Dramática da USP. Doutor em filosofia pela USP.
Maria Tendlau (São Paulo/SP), educadora, diretora e atriz. Membro do Coletivo Bruto, atua em políticas públicas para o teatro tendo implantado e coordenado o Projeto Vocacional (SMC-SP, de 2001-2004).
Olinda Charone (Belém/PA), atriz, diretora, pesquisadora e professora de Teatro na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em artes cênicas pela UFBA. 
Pita Belli (Patricia de Borba) (Blumenau/SC), atriz, diretora teatral e professora na Universidade Regional de Blumenau no bacharelado em teatro. Dirige o Grupo Fãs de Teatro e também o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. 
- Representante do Itaú CulturalRumos Itaú Teatro
Sonia Sobral, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural (sem direito a voto na comissão de seleção).

Nenhum comentário:

Postar um comentário