quinta-feira, 5 de abril de 2012

4º FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE


O Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre chega a sua 4º Edição e inicia no próximo domingo. O evento que se consolida, como o maior do gênero em todo o país. A programação 2012 inclui 56 apresentações de 14 companhias, somadas as de outras capitais, e 300 participantes, entre artistas, realizadores e equipes técnicas. O Festival se desdobra em seminários, workshops, oficinas e lançamento de livros.Será realizado de 08 a 17 de abril de 2012; conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, é apresentado pela Oi; tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal; com apoio da Oi Futuro e SESC e é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e CPTA. O conceito do festival é edificado em três eixos: I) “Apresentações de teatro de rua, performances e intervenções urbanas”, com grupos do RS e de outros Estados. II) “Formação” com workshops e oficinas. III) “Reflexão” com seminários, palestras, conferências e lançamento de livros.

A força temática dessa edição explicita-se na rica diversidade cultural do Brasil. Estão previstas 56 apresentações, oficinas, workshops e palestras: Oficina “Construção Cênica e Atuação em Espaços Urbanos” com o ator e diretor Chico Pelúcio, integrante do Grupo Galpão (MG), Workshop “A Cinética do Invisível” com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral fundador do Performar-Núcleo de pesquisa e criação cênica (SP), Workshop “A Investigação sobre a Dramaturgia da Dança dos Orixás”com Augusto Omolú, um dos professores da ISTA (International School of Theatre Anthropology) e ator do Odin Teatret desde 2002.
No eixo “Reflexão” teremos a palestra “Cultura Popular: a provocação de novos olhares de uma dramaturgia de rua”, proferida por um dos maiores expoentes da dramaturgia brasileira na atualidade, o prêmiado Luís Alberto de Abreu. O diretor e ator Amir Haddad vai falar sobre “Arte Pública”, conceito que vêm disseminando pelo Brasil e Europa. O lugar e o significado do teatro de rua no Rio Grande do Sul na produção contemporânea será debatida pelo jornalista cultural Valmir Santos em “A Fisionomia da Cena de Rua em Porto Alegre e as Marcas de Tais Relações”. O homengeado do festival será “José Carlos Peixoto”, Zézão ou Zé da Terreira, personalidade do meio cultural de Porto Alegre.
Ou acesse o site http://ftrpa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário