domingo, 15 de abril de 2012

TEATRALIDADES CONTEMPORÂNEAS


Teatralidades Contemporâneas reúne textos de uma representativa expressão crítica não só dos estudos acadêmicos no domínio da arte dramática, como das tendências mais marcantes das concepções e das práticas em cena no teatro brasileiro e internacional das últimas três décadas. A contemporaneidade é, pois, o âmbito e o dado fundamental na visão com que Sílvia Fernandes descortina o processo cênico em curso, cuja fermentação vem revolucionando o repertório de espetáculos oferecido ao público deste século XXI, esteja ele em cartaz nos sedutores luminosos das grandes casas teatrais ou nos obscuros tablados dos grupos experimentais de vanguarda. A esta luz – em que as propostas de teóricos como Féral, Pavis, Ubersfeld e Lehmann pautam o seu ideário –, as sensíveis e bem fundamentadas análises da ensaísta proporcionam ao leitor as chaves dos códigos explícitos, mas também das ocultas redes de relações de intersignificância tecidas, textual e cenicamente, nas obras teatrais, aspirem ou não o status de arte. É o que aflora com evidência estética em encenadores que, no Brasil ou no exterior, puseram em jogo no seu trabalho os operadores conceituais e as possibilidades de leitura artística por eles ensejadas nos palcos da atualidade, como José Celso Martinez Correa, Gerald Thomas, Felipe Hirsh e a Sutil Companhia de Teatro, Antonio Araújo e o Teatro da Vertigem, Enrique Diaz e a Companhia dos Atores. As esclarecedoras e, a seu modo, instigantes interpretações que a nova crítica nos oferece nestes textos de Sílvia Fernandes, traduzem uma captação e avaliação no plano do intelecto e da sensibilidade que é, não só de uma nova geração em nosso movimento teatral, como de uma revisão do modo de ver e de fazer teatro em suas diferentes latitudes na modernidade.
[J. Guinsburg]

PARTE I
ENCENAÇÃO CONTEMPORÂNEA
1. Hibridismo e Multimídia nas Encenações
de Gerald Thomas ... 3
2. A Dramaturgia da Artista ... 13
3. Sutil Companhia de Teatro ... 17
4. Boca de Ouro e o Oficina ... 25
5. A Cena em Progresso ... 37
6. Teatros Pós-dramáticos ... 43

PARTE II
PROCESSOS COLABORATIVOS
1. O Lugar da Vertigem ... 61
2. Teatro-Cidade ... 71
3. Teatros do Real ... 83
4. Cartografia de BR3 ... 87
5. Poética da Cena Contemporânea ... 95
6. Teatralidade e Textualidade: A Relação entre Cena
e Texto em Algumas Experiências de Teatro
Brasileiro Contemporâneo ... 101
7. Teatralidades Contemporâneas ... 113
8. O Discurso Cênico da Companhia dos Atores ... 131

PARTE III
DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
1. Notas sobre Dramaturgia Contemporânea ... 153
2. A Violência do Novo ... 171
3. Mostra de Dramaturgia ... 177

PARTE IV
PEDAGOGIA DA CENA
1. Formação Interdisciplinar do Intérprete:
Uma Experiência Brasileira ... 191
2. Um Modelo de Composição ... 227

Nenhum comentário:

Postar um comentário