sábado, 21 de janeiro de 2012

DRAMATURGIA EM FOCO: EDWARD ALBEE Parte 3


ILUSÃO OU REALIDADE?

Na dramaturgia de Albee o duelo e a forma de relação possível entre os homens. E entre os contendores de suas peças, sem dúvida os mais violentos são George e Marta, o casal de Quem Tem Medo de Virginia Wolff?. Os dois são responsáveis por uma das mais densas cadeias de emoções e questionamentos do teatro contemporâneio, George, o marido, sensível, poético e muitas vezes filosófico, e professor de História de uma faculdade na Nova Inglaterra, Marta, a mulher, dominadora, insatisfeita, é filha do reitor da faculdade. Do duelo de vida e morte no sentido me­tafísico desses conceitos –  participa também um jovem casal, que acaba de ser integrado a comunidade acadêmica: Nick, o jo­vem professor de Biologia, e Honey (Benzinho), sua mulher.
Na peça, os problemas lançados são de vários tipos e níveis, e todos retomam pontos centrais das preocupações e da formação de Albee. De um lado, está Marta, que, como a maioria das mulheres jovens ou de meia-idade das peças de Albee, é insatisfeita, angustiada, incapaz de ver e sentir a realidade, questionando constantemente seu marido. George, por sua vez, e o antípoda do self made man, incapaz de chegar à posição de diretor do De­partamento de História, e, .já avançado em idade, fisicamente de­cadente. Os traços psicológicos desses personagens parecem claramente relacionados aos pais adotivos de Albee: Reed, embora bem sucedido financeiramente, é um homem fraco e decadente perante Frances, voluntariosa e mimada.
No entanto, se as tensões emocionais e psicológicas entre o     casal estão ligadas às características das duas personalidades em confronto, estas não bastam para justificar toda a dimensão e a densidade da obra. A insatisfação e o vazio das vidas coloca­das em cena têm um vínculo bastante forte com a denúncia das dificuldades que a crença no sonho americano traz para as rela­ções interpessoais. A não correspondência entre o concreto vivido e o sonho destrói a efetiva possibilidade de vivência. Sob o ângulo da relação homem-mulher, é ainda a problemática global da co­municação entre indivíduos reais que está à mostra, como em       História do Zoológico.
É dessa não correspondência entre realidade e projeto que a peça ganha um conteúdo mais amplo, também presente em A Pequenina Alice Um Delicado Equilíbrio, a discussão dos limi­tes entre a ilusão e o real, e da possibilidade de viver o imaginário como fuga ao enfrentamento do real, não sob o signo da hipocri­sia ou da loucura, porém sob a égide da dor e do destroçamento individual.
Tudo se passa na madrugada de um domingo até o alvore­cer, após uma das indefectíveis bebedeiras que congregam a co­munidade acadêmica nas noites de sábado. A obra assume as proporções de um ritual em que Marta e George, na presença de seus convidados, exercitam sua dialética explosiva e tempestuosa, cujo final é a desmistificação do sonho secreto do casal: -  o    filho imaginário símbolo da fertilidade da relação, do futuro e da ilusão – e finalmente destruído. A destruição do ilusório –  mas tão real e necessário para George e Marta –  levanta a questão do enfrentamento da vida sem ilusões, o enfrentamento de Virgínia Woolf, a lúcida personagem externa que oferece o leimotiv da peça. Quem tem medo da verdade? Realidade ou ilusão? –  este o problema central da obra, e que sacode a vida de todos: de Marta, de George, de Nick, de Honey e dos espectadores.
A primeira montagem da peça foi feita pelo Playwright’s Unit, on-Broadway, no ano de 1962. Conquistou praticamente todos os prêmios da temporada: a melhor interpretação feminina (Uta Hagen), o melhor ator (Arthur Hilll), a melhor direção (Alan Schneider) e a melhor produção (Richard Barr e Clinton Wilder). No Brasil, a peça foi montada pela primeira vez em 1966, com Cacilda Becker, Walmor Chagas, Lílian Lemmertz e Fúlvio Stefanini, no Teatro Cacilda Becker, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário