quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NASCE O NÚCLEO ESCAPE TEATRO

No dia 13 de Janeiro em reunião na Estação da Cultura em Montenegro refletimos sobre um anseio antigo da criação de um grupo de pesquisa teatral voltado não somente voltado para a criação de espetáculos, mas com uma preocupação de ser um espaço aberto que discuta e reflita o teatro feito na cidade, após a formação dos integrantes no curso de teatro da UERGS. Seria um espaço para continuar desenvolvendo as nossas pesquisas e possibilitando o compartilhamento com outros atores interessados na pesquisa artística.
O grupo pretende ser um pólo constante de discussão e produção de teatro. Pretendemos ser um núcleo artístico, aberto a trocas e intercâmbios, focando seu trabalho na pesquisa de idéias necessárias ao fazer teatral, num processo interno de diálogo entre seus componentes. O propósito é fazer um teatro focado no trabalho do ator. Observando a realidade teatral em Montenegro, constatamos a carência de oportunidades de reciclagem para atores e técnicos já formados nos espaços culturais existentes na cidade. Os grupos existentes encontram, em raras oficinas, e na Fundarte, um espaço para o aprendizado. Para os atores sem grupos, é ainda mais difícil se desenvolver. Por isso, é importante a abertura de um novo canal para o desenvolvimento e a troca de experiências e idéias, contribuindo para que a região se torne cada vez mais um pólo de artes cênicas do estado.

OBJETIVOS

 Realizar um trabalho continuado apostando na criação compartilhada.

 Possibilitar um novo cenário criativo em Montenegro e na região.

 Formação teatral com a preocupação na reciclagem dos integrantes do grupo, para uma experiência de criação em grupo e tudo o que ela implica.

 “Fazer”, “transmitir”, “compartilhar”.

 Pesquisa, criação e compartilhamento de experiências.

 Perspectiva de continuidade, de sistematização e experimentação da linguagem cênica.

 Espaço de confronto de idéias e de criação.

 Criar um ambiente de cumplicidade, responsabilidade e autonomia.

 Corpo, voz, improvisação, produção cultural, ética, história do teatro, filosofia, procedimentos que tem a proposta de integrar e formar o grupo.

 Organização de ciclos, palestras, debates, seminários, festivais, mostras de cinema e oferecimento de oficinas e workshops.

INTEGRANTES DO ESCAPE TEATRO:

Ana Denise Ulrich - Atriz Lic. em Teatro pela UERGS; e professora Lic. em Letras - Hab. Lingua Alemã pela Unisinos.
Diego Ferreira - Ator e Diretor Lic. em Teatro pela UERGS.
Lucimaura Rodrigues - Atriz e Técnica de Cultura do SESC/Rs, Lic. em Teatro pela UERGS.
Martina Nichel - Atriz com formação em Teatro pela FUNDARTE.

Nos meses de janeiro e fevereiro o ESCAPE Teatro têm se encontrado quinzenalmente para debater questões sobre o trabalho do ator e sobre a TEATRALIDADE, campo de pesquisa do grupo neste ano de 2010, focada principalmente em desvelar a teatralidade existente na obra literária de Clarice Lispector, "A hora da Estrela, nosso projeto cênico para este primeiro ano de existencia. A partir do inicio de março nossos encontros passaram a ser três vezes por semana para efetivar a pesquisa teatral que originara o nosso primeiro trabalho que tem previsão de estreia para outubro. 
A pesquisa do grupo está embasada nos seguintes teóricos:

* A hora da estrela de Clarice Lispector.
* Do texto ao contexto de Matteo Bonfitto.
* A arte do ator: princípios comuns para metodologias diversas de Sérgio Lulkin.
* A Teatralidade em "A hora da estrela" de Amanda de Souza Melo.
* A Teatralidade: Pesquisa  sobre a especificidade da linguagem teatral de Josette Féral.
*Teatralidade, material didático de Marta Isaacsson.




Um comentário:

  1. Parabéns a vocês pela iniciativa. Desejo sucesso na empreitada e vou acompanhar o seu trabalho e o blog, que está bem interessante.

    ResponderExcluir