terça-feira, 21 de janeiro de 2014

AUTOMÁKINA - UNIVERSO DESLIZANTE (RS)


Apresentações em Porto Alegre
24 de Janeiro - 18h - Largo Glênio Peres
26 de Janeiro - 17h - Arco da Redenção
O Espetáculo de teatro “Automákina – Universo Deslizante” trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: "a arte da sobrevivência". Com uma linguagem que mescla o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora a existência humana, o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua.
O Cenário Móvel “Automákina”, pesquisa ousada e inovadora do grupo propõe levar para rua um aparato cênico impar em qualidade visual e sonora, uma máquina gigante medindo 6,0 m de comprimento, por 7,0 m de altura, aumentando assim a dramaticidade do espetáculo.
Compondo com estas características, a música, criada exclusivamente para o espetáculo, será executada ao vivo com efeitos de som mecânico e com instrumentos musicais construídos pelo grupo, enriquecendo a coerência estética do cenário.
O trabalho do ator e sua relação com os bonecos, com o cenário móvel, com a música e os instrumentos, além da relação com o público determinam o desenvolvimento de uma dramaturgia dinâmica e de grande impacto sobre as pessoas.
“AUTOMÁKINA Universo Deslizante” foi feita para ganhar as ruas e chegar aos espaços inusitados, aonde o teatro pouco vai, e assim apresentar o mundo do Duque Hosain'g, Um mundo portátil, pessoal e impenetrável

Concepção
O espetáculo “Automákina – Universo Deslizante” foi concebido pensando no olhar do próprio personagem como arquiteto, construtor do seu mundo. O processo de construção da nave foi desenvolvido simultaneamente com a criação do personagem. Um universo sobre rodas para um só homem, uma máquina gigante construída pelo próprio DUQUE DE HOSAIN’G. Ela foi feita para ganhar as ruas e chegar aos espaços mais inusitados, aonde o teatro pouco vai. Trabalho solitário e disciplinado que durou três anos, durante os quais nasceram engenhocas funcionais, bonecos manipulados por fios e automaticamente, instrumentos musicais adaptados e criados exclusivamente para esta viagem, movimentos corporais adaptados à densidade deste novo mundo. Pronta a máquina, criada a vida, inicia-se a viagem.

Sinopse

"Automákina – Universo Deslizante” se desloca pelas ruas e praças das cidades. Por esses caminhos se apresenta o mundo do Duque Hosain'g, Um mundo portátil, pessoal e impenetrável. É como se ele tivesse optado por levar o universo junto a si, construído a partir de seus múltiplos aspectos, os quais concretamente ganham vida. Seus pensamentos, as músicas que executa e seu DNA se confundem com a nave. O tempo é deslizante e incerto. Rasgando o espaço urbano sua procura é surpreendente. O estranho o acompanha e transforma tudo que está a sua volta.

Ficha Técnica

Direção: Jackson Zambelli.

Autores: Luciano Wieser e Jackson Zambelli.

Atuação: Luciano Wieser.

Bonecos, Cenografia e Instrumentos Musicais: Luciano Wieser.

Figurinos e Maquiagem: Raquel Durigon.

Equipe Técnica de montagem/monitoria: Raquel Durigon, Txai D. Wieser, Vitor Brasil, Denisson Gargione e Tayhú D. Wieser.

Música Original: Jackson Zambelli e Claudio Veiga.

Música gravada por: Claudio Veiga, Luciano Wieser e Sergio Olivé.

Técnica de som: Txai D. Wieser.

Designer Gráfico: Flávia Correia.

Produção e Realização: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário