domingo, 26 de janeiro de 2014

PIPOCAS DE PAPIRO (RS)


Dias: 28 a 30 jan (terça a quinta).
Hora: 21h.
Teatro Bruno Kiefer – 6º andar CCMQ
Mais recente trabalho da Cia. Déjà-vu, que há mais de dez anos está em cartaz nos palcos gaúchos com Adolescer, que promete transportar o público à magia e mistério do Antigo Egito. Escrita pelo carioca Ricardo Mack Filgueiras, vencedor do premio de dramaturgia infantil do MEC, em 1975, foi encenada pela primeira vez em 1976, sendo inédita em Porto Alegre. Dirigida por Vanja Ca Michel, a montagem é voltada para o público adolescente, em especial, mas também é apreciada por crianças e adultos.

Releitura de A Múmia de Zut-Krankshamen, que o autor escrevera e encenara em 1964 com seu grupo, o Teatro da Garagem (Rio de Janeiro), a peça foi atualizada e adaptada por Vanja, que percebeu a falta de espetáculos voltados aos adolescentes no cenário local.  Visando o movimento artístico global, pesquisou sobre todos os mistérios do Antigo Egito, aperfeiçoou cenas e traz com tecnologia e criatividade uma produção com ares de modernidade. Assim, os personagens andam de bicicleta, skate, surfam, usam tablet, falam ao celular e pelo Facebook, ouvem ipod, usam GPS, não comem chocolate com medo de engordar, além de muitas outras surpresas.
Em meio a faraós, usurpadores e hipnotismos, assuntos como bullying, preconceito, tolerância, amor, traição, política, comportamento, ética, o bem e o mal também estão no mote desta divertida trama. A montagem marca o retorno aos palcos do figurinista Antonio Rabadan, como Grande Sacerdote e da própria Vanja Ca Michel, como Nefrartrites, esposa do Faraó, que atua ao lado do reconhecido João Carlos Castanha, como Faraó Zut Zut Zut.

Sinopse
Jovem faraó loucoe tem como maior preocupação treinar pulgas para corridas. Casado com uma mulher antenad, tem dois filhos adolescentes: uma filha “roqueira”, que não gosta de entorpecentes e sonha com o apoio do pai para bancar uma espécie de Rock in Rio, no Nilo e o filho seguidor da tendência high tech: ouve ipod e conecta-se no twitter e Facebook pelo Iphone, joga videogame, anda de skate nas pirâmides e surfa no rio Nilo, tendo um misterioso amor virtual com a bela escrava de sua irmã. Por ser afrodescendente, deixa dúvidas quanto à fidelidade de sua mãe, esposa do Faraó. O que movimenta a trama são quatro vilões, que pretendem tomar o poder bolando um plano: ir para Creta e roubar um bastão hipnótico que transforma toda a família real em outras pessoas. Esse plano faraônico cria uma dinâmica de diálogo com o público, que se diverte com os diferentes papéis que cada governante do Antigo Egito assume. Assim, uma desgraça pode cair sobre o Egito! Tem ainda um guerreiro surdo que se localiza através de GPS e seus dois escravos hititas, que juntos podem salvar o Egito desta desgraça.

Duração: 1h.
Classificação: Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário