sexta-feira, 16 de março de 2012

VIOLÊNCIA E PAIXÃO (RS)



última temporada...
entrada franca...
I M P E R D I V E L !!!!


"...à noite, quando a sanidade me visita, eu posso ver.."


Quem gosta de viver fortes emoções e experiências teatrais diferentes, têm agora mais uma oportunidade para assistir VIOLÊNCIA E PAIXÃO. A peça, que é uma radical experiência monocromática, volta à cartaz agora no Centro Cultural IBA.
A peça é baseada em fragmentos de textos de Hilda Hilst, Marquês de Sade, Nelson Rodrigues, Arnaldo Antunes, Fernando Pessoa, em experiências pessoais dos atores e fatos reais, além de imagens corporais inspiradas em obras de James Ensor, Henri Matisse, Coreggio, Botticelli e Fouquet.
Trata-se, como já dissemos de uma experiência monocromática.  Todas as cenas são experimentos cênicos.
“O teatro da experiência desperta as paixões e os sentimentos, porque parte das energias elementares próprias de cada um.(…) Impressionado por esta autenticidade emocional que arrebata seus sentidos, espírito e, ao mesmo tempo, o carrega, o espectador deve se decidir e fazer a escolha.”
Norbert Servos
A peça tem direção de Roberto Oliveira, que dividiu com suas assistentes: Elisa Heidrich e Elisa Bueno, a concepção geral. No elenco Janaína Lima, Alexandre Modesto Farias, Rui Koetz, Alex Vidaletti, Karina Rocca, Aghata Andriola, Aloísio Dias, Roberta Turski e Scheiler Fagundes.

o que? VIOLÊNCIA E PAIXÃO
quando? DE 16 A 23 DE MARÇO - SEXTAS, SABADOS E DOMINGOS - 21H
onde? CENTRO CULTURA IAB - RUA GAL. CANABARRO 363 (Esquina Riachuelo)
quanto? ENTRADA FRANCA (SENHAS 1H ANTES - apenas 32 lugares) 
Maiores informações e promoções: www.violenciaepaixao.blospot.com
Janaina Lima [51] 9271-3422

quinta-feira, 15 de março de 2012

EMILINHA E MARLENE - As rainhas do Rádio (RJ)

Dias 23 e 24 de Março as 21h e dia 25 de Março as 18h no Theatro São Pedro - Porto Alegre. 

O musical traz para os palcos a eterna rivalidade entre as duas maiores cantoras dos tempos de ouro do rádio, Emilinha e Marlene. Apesar de não se tratar de um retrato biográfico, o espetáculo que resgata o glamour da época conta a história de duas irmãs que, depois da morte da mãe delas, vão à casa e encontram fotos do passado. Uma delas era fã de Emilinha e a outra, de Marlene.
Texto: Thereza Falcão, Julio Fischer
Direção: Antonio De Bonis
Direção musical: Marcelo Alonso Neves
Elenco: Solange Badin, Vanessa Gerbelli, Stella Maria Rodrigues, Ângela Rebello, Cia. dos Outros

quarta-feira, 14 de março de 2012

A COTOVIA E A ROSA (RS)



A Cotovia e a RosaTeatro de Câmara Túlio Piva
dias 16, 17 e 18 de março
sexta e sábado às 21h e domingo às 20h


E vem do interior do estado este "A cotovia e a rosa" se apresentar na Capital. Vale a pena conhecer o trabalho do Grupo Núcleo de Guaíba.

Oscar Wilde tem sua obra marcada pela sutileza das ironias e metáforas poéticas, que o grupo Núcleo interpretou de forma quase surrealista na releitura do conto A Cotovia e a Rosa. A peça mostra o desespero de um estudante em busca de uma rosa vermelha, única forma de conquistar sua amada. Uma cotovia que habita seu jardim, comovida, vai em busca de tal objeto de desejo, implorando as roseiras que em troca de sua mais doce canção, ela obtenha a rosa pretendida. O que ela não imaginava é que teria que pagar com a própria vida...
Direção: José Renato Leão.

Atores: Bruno Freitas, Thamiris Abbad e Luiza Sanguanini.

Ingressos: R$ 20,00 com descontos de 50% para Assinantes ZH e Municipários de Porto Alegre,10% para estudantes e idosos.20% para Classe artística.

terça-feira, 13 de março de 2012

APARECEU A MARGARIDA (RS)



Teatro Sesc Centro 
Dia 15/03, às 20h

ENTRADA FRANCA
A professora, Dona Margarida, no primeiro dia de aula de uma turma de 5ª série, resolve expor suas idéias nada ortodoxas aos alunos(platéia).Ela fala de maneira cruel e polêmica sobre os fatos da vida: sexo, educação, morte, autoritarismo... Entre tantas outras coisas.Num ato insano e desmedido expõe á turma ao seu capricho mesquinho e solitário, colocando de maneira rude e crua seus valores.Dona Margarida chega ao ápice de sua “aula” quando num acesso desmaia, se retirando logo depois e deixando á turma uma surpresa trágica.
Elenco: Renato Campão e Jairo Klein
Direção, Cenografia,Sonoplastia,Iluminação: EDUARDO KRAEMER
Produção: CIA TEATROFÍDICO
Classificação Etária: 16ANOS
Duração: 1h50min
Este espetáculo faz parte da programação A ARTE DO FEMININO

segunda-feira, 12 de março de 2012

NEM UM DIA SE PASSA SEM NOTÍCIAS SUAS (RJ)


Dias 16 e 17 (Sexta e Sábado) as 21h e dia 18 (Domingo) as 18h no Theatro São Pedro em Porto Alegre.


Edson Celulari volta aos palcos cariocas com texto escrito por Daniela Pereira de Carvalho. No palco, ao lado de Pedro Garcia Netto, seu sobrinho na vida real, os atores vivem dois irmãos que tentam acertar seus ponteiros com o tempo.
O texto, inédito e instigante, promove o encontro de duas gerações artísticas diferentes, e foi escrito exclusivamente para os atores. Esse  é “Nem Um Dia se Passa sem Notícias Suas”, que estréia no Teatro do Leblon no dia 08 de setembro. Com sólida carreira no Teatro, no Cinema e na TV, Edson Celulari encena ao lado de Pedro Garcia Netto, mais um talento da nova geração, um espetáculo dinâmico e emocionante, dirigido por  Gilberto Gawronski.
Joaquim, um bem sucedido cirurgião, por volta de cinqüenta anos de idade, acabou de perder o pai e se prepara pra entregar as chaves da casa para os novos donos…. Ele já havia perdido a mãe há alguns anos e, agora, tem que se desfazer de todas as coisas que pertenciam a eles – a casa, a coleção de discos, as lembranças todas.
Joaquim tem, à sua volta, Juliano, seu irmão caçula…e Miguel, seu filho emo. Entretanto, nesse momento de mudanças extremas, uma surpreendente revelação emerge: um suicídio que ocorreu há cerca de vinte anos.
Nesse jogo entre atores e platéia, teremos a possibilidade de repensar a família, suas mutações e suas esperanças.
Um lugar  onde  “o presente  foge,  o passado volta  e o  futuro passa”……….. é esse o mundo recriado de forma sensível e contundente por Daniela Pereira de Carvalho .
Autora: Daniela Pereira de Carvalho
Direção: Gilberto Gawronski
Elenco: Edson Celulari e Pedro Garcia Netto
Cenografia: Gilberto Gawronski
Figurinos: Nelo Marrese
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Trilha Sonora: Rodrigo Marçal
Design Gráfico: Daniel Gnattali
Direção de Corpo: Márcia Rubin
Produtor Executivo: Junior Dominoni
Produção Geral: Elvira Celulari

Informações sobre ingressos em http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/

domingo, 11 de março de 2012

"I-MUNDO" Comentário Crítico

Foto: Daiane Goessling Ferreira

"É difícil perceber de que maneira o teatro pode se reinventar hoje. Ao mesmo tempo que é difícil, é fundamental perceber isso. Nenhuma arte sobrevive sem se reinventar permanentemente." 
(Roberto Alvim)

"I-Mundo" é a nova produção do Grupo Mototóti e esta me faz pensar que o grupo traz uma nova possibilidade para o teatro feito na rua. O espetáculo vem pela contramão do que geralmente assistimos no âmbito das produções pensadas para a rua, onde são empregados o exagero, o grandiloquente, o colorido, muitos objetos e figurinos, lógico e necessário para alcançar e atrair a atenção dos transeuntes. Mas aqui temos a síntese, ou seja, os atores utilizam o mínimo necessário para se criar e recriar possibilidades, outras realidades pertencentes a manifestação teatral. Com o mínimo se consegue construir um espetáculo potente e rico em significados, e assim como já acontecia com "O Vendedor de Palavras", que levantava temas que estão sempre em voga como o incentivo a leitura, aqui temos como eixo a preservação da natureza e a relação dos humanos com o mundo e demais seres, mas sem ser demagógicos ou panfletários, e sim teatrais, mérito do texto de Carlos Alexandre  e direção de Juliana Kersting que consegue amarrar muito bem todos os elementos do espetáculo. Fernanda Beppler também tem grande mérito pela criação da trilha sonora genial que se utiliza de instrumentos que provocam ruídos e interferências sonoras, além de idealizar os figurinos, todos pretos, soturnos e funcionais, repleto de detalhes, enriquecendo muito a montagem. 
Outra novidade é a utilização de Kangoo Jumps, substituindo as pernas de pau (que geralmente são utilizadas neste tipo de manifestação), que além de ser um diferencial, exige dos atores um maior disponibilidade corporal. Esta disponibilidade é potencializada através do jogo entre atores e platéia, o que resulta num espetáculo de grande capacidade de diálogo com plateias de todas as idades pelos aspectos visuais, espacial, sonoro e narrativo. 
Os atores são ótimos, e fazem a engrenagem funcionar muito bem, desde a chegada dos seres alienígenas "Obs" e "Abs" no nosso Imundo planeta com um dialeto, até mesmo em cenas onde envolvem o público, chamando um espectador para dentro da roda, e nesta apresentação o espectador jogou junto não apenas respondendo aos estímulos dos atores, o que necessita de grande concentração e improvisação por parte do elenco. 
No seu segundo trabalho do Grupo, fica a certeza de que estão realizando um trabalho muito competente e  com seriedade e que podemos aguardar os próximos passos para podermos nos divertir e emocionar. 



Ficha Técnica
Concepção e atuação: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler
Dramaturgia: Carlos Alexandre
Direção: Juliana Kersting
Trilha Sonora e Criação de Figurinos: Fernanda Beppler
Execução: Carol Puccini, Geluza Tagliaro e Sônia Krug.
Fotorafias: Tiemy Saito
Identidade Visual, Produção e Realização: Grupo Mototóti


Este texto foi publicado originalmente no blog OLHARES DA CENA

*este espetáculo integra o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2010


Maiores informações no SITE e no BLOG do Grupo Mototóti. 

sábado, 10 de março de 2012

ANATOMIA DA BONECA (RS)



Teatro de Câmara Túlio Piva 
Dias 10 e 11/03, às 20h

ENTRADA FRANCAO espetáculo/performance multimídia é um processo investigativo em torno do universo feminino e da performance-arte como território de amplificação das fronteiras do teatro e dos artistas do corpo.
Direção: João de Ricardo
Performance: Andressa Cantergiani
Duração: 1h15
Classificação Etária: 16 anos

Este espetáculo faz parte da programação A ARTE DO FEMININO

sexta-feira, 9 de março de 2012

A CARPA (RJ)



Teatro Renascença
De 9 até 11/03, às 21h

ENTRADA FRANCA


Ivone Hoffmann e Anna Cotrim se revezam em quatro papéis, em duas épocas e em países diferentes, Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos e uma filha aculturada, que se casou com um “não judeu”. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach, a páscoa judaica. Em torno da feitura do peixe tradicional, mãe e filha confrontam com humor amargo suas visões de mundo. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certezas e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo em que vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.
* Este espetáculo foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2011/2012 e Ministério da Cultura
Autoras Denise Crispun e Melanie Dimantas
Atrizes Ivone Hoffmann e Anna Cotrim
Direção Ary Cosloy
Classificação etária 10 anos
Duração: 80 minutos

Este espetáculo faz parte da programação A ARTE DO FEMININO

MEDEAMATERIAL

Ingressos a venda na Bilheteria do teatro 1h antes da apresentação 
R$ 20,00 Inteiro; R$ 10,00 meia entrada para idosos, estudantes, teatreiros e agitadores sociais
Apoio: Cia de Arte, Movimento Autônomo Utopia e Luta.

SOLOS TRÁGICOS (RS)


9, 10 e 11 de março no IAB
Março está recheado de grandes atrações teatrais, de qualidade e com entrada franca. Além da mostra "A arte do feminino", temos ainda as comemorações pela passagem dos 15 anos do Depósito de Teatro e uma das ações é a apresentação do espetáculo "Solos Trágicos", em apenas três oportunidades e com entrada franca. Vale muito a pena conferir a grande performance de Fernanda Petit neste trabalho. 
O espetáculo Solos Trágicos trata de seis sobreviventes de um desastre natural. Seis solos trágicos. Esse é o ponto de partida para a trágica narrativa do espetáculo. Uma pesquisa sobre a evolução da tragédia desde os gregos até o autor francês contemporâneo Michel Azama. O espetáculo estará em cartaz do dia 9 ao dia 11 no IAB (General Canabarro 363) as 21h. A entrada é franca.


quinta-feira, 8 de março de 2012

DEPÓSITO DE TEATRO - 15 anos

Merece e muito ser comemorado os 15 anos deste que é um dos mais significativos grupo de teatro do estado e do país. Espetáculos e ações que deixaram saudades, como "O auto da compadecida", "Aquelas duas", "Bagasexta", além de todo um projeto pedagógico de oficinas que revelou uma geração de novos profissionais. 
O mês de março do Depósito estará repleto de atrações oferecendo ao público desde espetáculos a oficinas teatrais. Começando com o espetáculo Solos trágicos dirigido por Roberto Oliveira, seguindo com a oficina ministrada por Marcelo Johann sobre criação cênica e com a mostra do vídeo memória da peça do depósito Boca de ouro.

Solos Trágicos
9, 10 e 11 de março no IAB
O espetáculo Solos Trágicos trata de seis sobreviventes de um desastre natural. Seis solos trágicos. Esse é o ponto de partida para a trágica narrativa do espetáculo. Uma pesquisa sobre a evolução da tragédia desde os gregos até o autor francês contemporâneo Michel Azama. O espetáculo estará em cartaz do dia 9 ao dia 11 no IAB (General Canabarro 363) as 21h. A entrada é franca.
Oficina de criação cênica
De 12 a 16 de março na sala 402 da Usina do Gasômetro

A oficina será ministrada por Marcelo Johann, ator formado pela CAL/RJ esta proporcionará o primeiro contato com o teatro, na qual será desenvolvida a capacidade de expressão do aluno por meio de exercícios lúdicos envolvendo corpo, voz e imaginação criativa, além de trabalhar sintonia de grupo, expressão corporal e vocal e realizar jogos dramáticos e improvisações.
            Acontecerá do dia 12 ao dia 16 de Março das 10h às 13h na sala 402 da Usina do Gasômetro, a inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: depositodeteatro@gmail.com até dia 10 de março tendo de ser enviada juntamente com uma carta de intenção

Vídeo memória Boca de Ouro.
Dia 14 de março 20h no mezanino da Casa de cultura Mário Quintana

O Depósito irá mostrar para o público uma gravação de uma das suas peças, Boca de Ouro de Nelson Rodrigues. Logo após o vídeo teremos uma sessão de perguntas e respostas com o diretor da peça Roberto Oliveira. A peça recebeu o prêmio Açorianos de melhor espetáculo, melhor ator (Sergio Etchichury), melhor ator coadjuvante (Álvaro Rosacosta) e melhor produção.



SERVIÇO:

O QUE? Solos trágicos
QUANDO? 9, 10 e 11 de janeiro, 21h
ONDE? No IAB, General Canabarro 363.
QUANTO? Entrada Franca*
 *Senhas serão distribuídas 1h antes do espetáculo, sujeito a lotação da sala (40 pessoas). 


O QUE? Oficina de criação cênica
QUANDO? De 12 a 16 de março das 10h às 13h.
ONDE? Usina do Gasômetro sala 402
QUANTO? Entrada Franca*
*enviar e-mail de confirmação para depositodeteatro@gmail.com.


O QUE? Vídeo memória Boca de ouro
QUANDO? 14 de março às 20h.
ONDE? Mezanino da Casa de Cultura Mário Quintana
QUANTO? Entrada Franca


  

Patrocinado pelo Fumproarte.
Fotos de Kiran Prem


CONFESSO QUE CAPITU




Teatro Sesc Centro
Dia 9/03, às 20h


ENTRADA FRANCA
Vale conferir! Já tive a oportunidade de assistir duas vezes e recomendo!
Século XXI. Diante de um computador, uma mulher procura desvendar o desejo. Na teia virtual, entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra, com um século de diferença, os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática personagem de Machado de Assis. Sim! Capitolina, o símbolo da mulher desejada, fascina a narradora que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu. A premiada cantora gaúcha Adriana Deffenti irá executar ao vivo, acompanhada de um pianista, a música Capitu, de Luiz Tatit que é a trilha do espetáculo, tendo várias incursões.
Após a apresentação será realizado um bate-papo que enfocará o feminino na literatura, no teatro e na música, tanto nas personagens quanto nas pessoas reais.
Atuação Elisa Lucas,
Trilha sonora executada ao vivo Adriana Deffenti
Direção: Roberto Birindelli

quarta-feira, 7 de março de 2012

EU TE AMO MESMO ASSIM (RJ)



Teatro Sesc Centro
Dia 08/03, às 20h

ENTRADA FRANCA


Inspirado na música sentimental brasileira e no livro “A Arte de Amar” de Ovídio, o espetáculo é um manual prático do amor, com músicas de Cartola, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Chitãozinho e Xororó, Gilberto Gil, João Falcão, Roberto Carlos, Vinicius de Moraes e outros grandes nomes do cancioneiro popular. No palco, os atores Laila Garin e Osvaldo Mil, acompanhados pela Banda Podre, dão todas as dicas pra quem quer conquistar ou esquecer um grande amor.
Elenco: Laila Garin e Osvaldo Mil
Músicos – Leandro Vasques, Ricco Viana, Rick de La Torre e Toninho Van Ahn
Supervisão Geral – João Falcão
Adaptação– Jô Abdu
Direção – João Sanches
Direção Musical – Alexandre Elias
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Este espetáculo integra a programação DA MOSTRA A ARTE DO FEMININO

terça-feira, 6 de março de 2012

FADAS & MONSTROS NO VELÓRIO DE PETER PAN - Caras Novas (RS)



7, 14, 21 e 28 de março

sempre às quartas-feiras, às 20h
Teatro de Câmara Túlio Piva
Entrada Franca
(Senhas 1 hora antes)

O espetáculo Fadas&Monstros no velório de Pan é um Conto de Fadas para adultos. Escrito e dirigido por Bob Bahlis, este Conto de Fadas foi inspirado no livro Fadas no divã de Diana L. Corso & Mario Corso e na lenda Urbana sobre a morte de Walt Disney, que teve o corpo congelado, logo após a sua morte para ser ressuscitado no futuro.

A história mostra alguns personagens dos contos de fadas perdidos num bosque, onde há um portal que divide dois mundos. Durante a madrugada acontecem encontros secretos entre alguns personagens que passam a questionar sua existência e comportamento. Branca de Neve, Bela Adormecida, Caçador, Lobo, Chapeuzinho Vermelho, Reis, Madrastas e Príncipes ficam vagando entre realidade e fantasia.

Direção e texto Bob Bahlis
Elenco Ana Lúcia Guaragna, Boni Range, Cristiano Godinho, Fabíola Barreto, Fernanda Moreno Iágoda Melissa, Jordan Martini, Leo Bello, Lolô Medeiros, Martha Brito, Olavo Gazzola, Rafael Druzian , Gabriel Ditelles e Rafael Albuquerque.
Cenografia Carolina Falcão

Maiores informações em MAIS TEATRO

segunda-feira, 5 de março de 2012

VENDETTA CORSA - porque a minha ferida é mortal Teatro Aberto (RS)

Foto de Emilio Speck


6, 13, 20 e 27 de março
Sempre às terças feiras, às 20h
Sala Álvaro Moreira
Entrada Franca
(senhas 1 hora antes)
O corte pode ser no corpo ou na alma, o que conta é a permanência, a persistência da ferida. O tempo passa, mas ela permanece ali, sangrando em silêncio, sem perdão nem reparação. Uma mulher com sede de sangue. Um filho perdido, uma traição, um amor não correspondido, qualquer motivo serve de pretexto para a vingança. Uma dor sem fim, que impulsiona para a vendetta. Ela está em lugar nenhum, e surge, em ato, ação e sede. Uma faca corsa é a protagonista de crimes aparentemente inexplicáveis.
Numa sequência aparentemente absurda uma estudante esfaqueia um rapaz na parada de ônibus. Um rapaz desesperado por ter perdido seu filho é impulsionado para seu abismo maior, sente o sangue nas papilas. Um homem enciumado, traído pela esposa e um casal de lésbicas em crise tornam-se vítimas do desejo macabro de Vendetta Corsa. O Delegado Pimentel se encarrega de solucionar os crimes, porém percebe que ninguém é imune a trama diabólica da faca corsa. Atos repletos de barbáries cometidos por marionetes humanas em prol da sede eterna por sangue.
A temática gira assim em torno de facas, seu simbolismo e usos. A trama é a investigação de crimes perpetrados pela mesma faca. A magia da lâmina escolhe suas vítimas e seu executor.Uma parábola moderna do papel do homem frente a impossibilidade de controlar seus impulsos mais primitivos. Texto mais recente do premiado diretor e dramaturgo Júlio Conte.

Direção e dramaturgia Júlio Conte
Assistência de direção Alessandro Peres
Elenco Gabriela Boesel, Guilherme Barcelos, Gustavo Saul, Ísis Teixeira, Larissa Hoffmeister, Leo Bello e Renata Steffens
Pesquisa de Trilha Sonora Júlio Conte
Cenário e Figurino o grupo
Concepção de Luz Júlio Conte
Operação de Luz Catarino Grosser Ferreira
Operação de Som Júlio Conte
Maquiagem Catharina Conte
Fotos Moa Júnior, Thiago Tavares e Emílio Speck
Projeto Gráfico Alessandro Peres
Concepção de projeções Guilherme Barcelos
Produção Executiva e Divulgação Gustavo Saul e Leo Bello
Produção Geral Cômica Cultural

Saiba mais

ADOLESCER em Porto Alegre


Mais uma grande dica! A peça  Adolescer, da Cia. Déja-vu, volta aos palcos da capital gaúcha de 8 à 11 de março (quinta à domingo), no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, às 20h.
Eu já assisti a peça dirigida por Vanja Ca Michel, Adolescer  está há dez anos em cartaz. Esta é uma obra inédita que segue sua trajetória sempre inovando e acrescentando informações, com atualizações de novas abordagens, personagens e linguagem, pois fala, justamente, da adolescência atual e seu conturbado e rico universo. O espetáculo é, indiretamente, uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados que esta etapa da vida enseja, com seus riscos e possibilidades. Numa linguagem atual, que mescla momentos de lirismo, dez jovens atores encarnam diferentes papéis e personagens, representando situações da vida real, numa sucessão de cenas curtas que lembram a linguagem da internet e do videoclipe. A participação do veterano João Carlos Castanha é um dos destaques da montagem, que ao longo destes anos revelou diversos talentos para a cena local. O texto reflete sobre a ética e o comportamento típicos da adolescência, reunindo fragmentos deMoacyr Scliar, Carlos Drummond de Andrade, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.
       No palco, diversos temas da adolescência, num verdadeiro turbilhão emocional, entre eles: a busca da identidade e da sexualidade, o relacionamento com os pais, amigos e professores, o mundo digital, bullying e cyberbullying, déficit de atenção, “ficadas”, namoro, tribos, gravidez na adolescência, violência, preconceito, depressão, suicídio, terapia, separação dos pais, homossexualidade, diversidade, distúrbios alimentares, drogas, vestibular, adultecentes, sustentabilidade nas relações humanas, lutos e perdas desta idade. Segundo Vanja, “é um espetáculo extremamente social na proteção contra o abandono dos jovens e na prevenção da saúde mental. Relatos nos dão conta de que, após a audição da peça, as pessoas compreendem muito mais o universo dos adolescentes”, explica a diretora. Com atmosfera realista e ritmo eletrizante, a narrativa costura elementos da comédia e do drama, oferecendo um resultado divertido, dramático, inusitado e envolvente.
O desenho de luz de Moa Junior e enriquece as cenas, projetando verdadeiros cenários, além de criar os climas necessários para mostrar ao público os  detalhes importantes de cada cena. A dança é outro ganho desta montagem, que tem coreografia assinada por Michel Tinho, de larga experiência internacional. O cenário é despojado, com classes e cadeiras escolares que se transformam em vários ambientes e na própria sala de aula. O psicanalista e psiquiatraJosé Outeiral, especializado em crianças e adolescentes, assina a supervisão da montagem. “Adolescer” é uma espetáculo que busca tocar fundo no espectador, oferecendo respostas a alguns questionamentos ou provocando novas indagações. No elenco Ana Schneider, Anderson Vieira, Bibi Rositto, Carla Elgert, Daniela Guerrieri, Davi Borba, Vinicius Ellwanger, William Molina e William Freitas.                                                                                                                        
Serviço:
ESPETÁCULO ‘ADOLESCER’
Dias: 08 a 11 de março de junho de 2012 (quinta a domingo).    
Horário: 20h.  
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 para Clube do Assinante ZH (titular e um acompanhante) e R$ 10,00 para idosos e estudantes.
Maiores informações no BLOG do espetáculo.

sábado, 3 de março de 2012

"I - MUNDO" do Grupo Mototóti em Montenegro

E amanhã tem teatro na Estação da Cultura de Montenegro com o Grupo Mototóti. Estaremos lá!
Imagem retirado do blog do Mototóti.


Você, exemplar i-MUndano, está vivendo sua vida tranquilamente, quando dos céus descem dois seres alienígenas para ocupar este planeta, i-MUndo. Mas algo está errado: eles encontram i-MUndanos sobreviventes por toda parte! O que farão diante de tal tragédia? De um universo de possibilidades nasce a incerteza, o desconhecido diante dos seus olhos... sim, é verdade, eles estão aqui. Não há mais segredos. Você não está mais sozinho.

Classificação etária:livre
Duração: 60 min

Concepção e Atuação: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler
Dramaturgia: Carlos Alexandre
Direção: Juliana Kersting
Trilha Sonora e Criação de Figurinos: Fernanda Beppler

Teatro de Rua
I-Mundo
Grupo Teatro Motototi (RS)
Local: Estação da Cultura
horário: 16h

sexta-feira, 2 de março de 2012

Federico Garcia Lorca: Pequeno Poema Infinito

Chega a Porto Alegre o espetáculo Federico García Lorca – Pequeno Poema Infinito, que apresenta as ideias, memórias e sonhos do escritor espanhol, considerado um dos mais fascinantes nomes da dramaturgia e poesia mundiais.
O roteiro de Federico García Lorca - Pequeno Poema Infinito é assinado por Brant e Antonio Gilberto, amplamente elogiado pela crítica. A montagem propõe uma viagem sensorial, onde a palavra e a música recriam no imaginário do ouvinte, os perfumes e a “luz antiga das horas mortas” nas ruas de Granada, berço de Lorca. O público assiste a uma conferência inédita do escritor e desfruta desta sua faceta pouco conhecida - a de um contador de histórias que convida a plateia a embarcar em um exercício poético de olhar o mundo.
Com direção de Antonio Gilberto e dramaturgia do próprio e de José Mauro Brant, a peça foi saudada pela crítica nacional e internacional (“El Pais”, da Espanha) e teve uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator em 2007.
O espetáculo foi criado a partir de uma conferência de Lorca realizada em 1933, intitulada “Como Canta Uma Cidade de Novembro a Novembro”, sobre sua terra natal, Granada. Através da descrição do movimento contínuo das estações do ano, do folclore musical, das tradições do povo e das paisagens, Lorca revela suas mais marcantes experiências, como artista e cidadão granadino.
Ficha Técnica:
Roteiro: José Mauro Brant e Antonio Gilberto
Interpretação: José Mauro Brant
Direção: Antonio Gilberto
Cenografia e Figurino: Ronald Teixeira
Tradução: Roseana Murray
Iluminação: Paulo César Medeiros
Direção musical: Sacha Amback
Direção de Produção: Lilian Bertin 


Federico García Lorca - pequeno poema infinito

Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. 
No Teatro Sesc Centro (Alberto Bins, 664). 
R$ 10,00

INIMIGOS DE CLASSE


Dando inicio a temporada teatral em Porto Alegre pós Porto Verão Alegre estreia hoje o novo espetáculo de Luciano Alabarse: "Inimigos de Classe". Diferente dos épicos e clássicos já montados pelo diretor, a nova montagem está cercada de expectativas. 
A curta temporada é de hoje dia 2 até o dia 11 de março no Theatro São Pedro, de sexta a domingo.