quarta-feira, 9 de março de 2011

GRUPO GALPÃO ESTREIA NOVO ESPETÁCULO!

Galpão faz estreia nacional no Festival de Teatro de Curitiba


Sob direção de Yara de Novaes, grupo mineiro experimenta o teatro psicológico de Anton Tchekov, com Tio Vânia
O grupo mineiro Galpão está de volta ao Festival de Teatro de Curitiba para fazer a estreia nacional de Tio Vânia, um clássico da obra de Anton Tchekhov. Desta vez, a convidada para ‘experimentar’ a direção da companhia é a também mineira Yara de Novaes. Neste trabalho o grupo se volta ao chamado teatro psicológico. 
“Trabalhar com Tchekov é muito mais que conseguir realizar um texto, é realizar o que está sob este texto e acho que isso diz muito do momento pelo qual o Galpão passa”, observa Yara. “Tratar das relações psíquicas e dos fluxos emocionais que evocam no comportamento das pessoas exige maturidade e conhecimento humano, além claro, de amor pela arte e de gostar de abrir novos acessos”, completa. E é bem isso que ela observa no grupo. “São atores muito bem dotados que quando vão para o teatro psicológico fazem um mergulho vertical na personagem. Escolheram um ambiente em que as conexões do intérprete e do personagem estão a todo momento presentes, como se uma vida penetrasse na outra”, avalia. “Ao experimentar um outro teatro também estão criando novos ‘problemas’ para eles mesmos. Estão se lançando em uma viagem e isso sempre faz com que a gente avance”, completa.
Para o diretor que ‘experimenta’ um grupo assim, o efeito também é muito bacana. “Para dirigir um grupo coeso e com tanta história, antes de tudo, não se pode desconhecer essa história”, pondera e emenda. “É tão bonito observar aquele grupo, todos já envelhecidos e ainda tão libidinosos”, conta. “E eles entram naquela primeira cena todo dia para falar das questões que afligem o homem chegando aos 50, com aquela cara que expressa toda história deles, as dificuldades e as alegrias que passaram. E, pra mim, ali está o princípio da conexão com Ttchekov, porque estão falando deles mesmos. Lidar com um grupo assim é muito estimulante”, diz.  O Grupo Galpão, com quase 30 anos de estrada, trabalhou pela primeira vez com a dramaturgia tchecoviana (As Três Irmãs) em 2008 quando, junto com os diretores Eduardo Coutinho e Enrique Diaz, lançou-se em experimentos cênicos, que desaguaram no instigante filme Moscou, documentário dirigido por Coutinho.  Tio Vânia, peça escrita entre 1896 e 1897, tem como um de seus pilares temáticos a perda das ilusões e a conseqüente obrigação do homem de enfrentar o porvir. O espetáculo faz parte do projeto Viagem à Tchekhov, que além dessa peça também fará uma montagem com base nos contos do escritor e terá direção do russo Jurij Alschitz. Peça escrita entre 1896 e 1897 por Anton Tchekhov, Tio Vânia tem como um de seus temas centrais a perda inevitável das ilusões e a conseqüente obrigação do homem de enfrentar o futuro. 

Serviço
DRAMA | BELO HORIZONTE-MG| Teatro Bom Jesus. Dias 8 e 10/04 às 21h | Ingressos: R$25 e R$50. Locais de venda: www.festivaldecuritiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário