domingo, 13 de março de 2011

TEATRO PARA ESCAPAR - 1ª Edição

Diego Ferreira em "Travessia"


TEATRO PARA ESCAPAR – 1ª Edição
A mostra “Teatro para Escapar” é uma promoção do Grupo Válvula de Escape em comemoração ao 1º ano do grupo e ao Dia Internacional do Teatro comemorado no dia 27. Trata-se de uma mostra de 4 dias onde será compartilhado com o público filmes, espetáculos, debates, shows e um sarau. Todas as atividades terão entrada franca e acontecerá na Estação da Cultura, parceira do Grupo Válvula de Escape. Então convidamos todos para “Escapar” conosco.
Produção Grupo Válvula de Escape
Fone: (51) 8177.4446


Programação
24 de março – 5ª feira  - Porão da Estação
20h - “Jogo de Cena” – Filme de Eduardo Coitinho, seguido de debate.  
25 de março – 6ª feira – Porão da Estação
20h – “Travessia” – Exercício Teatral – Grupo Válvula de Escape.
20:30 h – Debate: Teatro Fora do Eixo: Existe vida teatral no interior? Possibilidades e Realidades nas Artes Cênicas do interior gaúcho.
26 de março – sábado - Porão da Estação
20h - “Assovio no vento escuro” seguido de debate.
27 de março – domingo -
16 h – Sarau Dramático mediado por Ana Denise Ulrich – Porão da Estação
17h – Show Simone Brás – Plataforma da Estação
18h – “Jaira – A Prostituta Nordestina” Stand-Up com Lis Machado. Plataforma.

 REALESE e SINOPSE das atividades

“JOGO DE CENA” - Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. O que está em discussão é o caráter da representação. Neste filme, o jogo a ser jogado inclui pelo menos três camadas de representação: primeiro, personagens reais falam de sua própria vida; segundo, estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes; e, por fim, algumas atrizes jogam o jogo de falar de sua vida real.
Documentário, Brasil, 2007, 105 minutos, Direção de Eduardo Coutinho. Elenco: Andréia Beltrão, Marilia Pêra, Mary Sheila, Fernanda Torres entre outras.

 “TRAVESSIA” – Exercício Teatral resultado da pesquisa "Corpo e palavra: Criando sentido na cena a partir do texto teatral", apresentado como Trabalho de Conclusão do curso de teatro da Uergs em 2009, que se utilizava de textos do dramaturgo francês Bernard Marié Koltès para criação cênica, que originou a cena "Travessia", em que a cena foi transposta num porão de um navio, para falar de temas como a negritude, a violência, o encarceramento, dentre outros.
Orientação de Celina Alcântara. Direção e Atuação: Diego Ferreira. Produção do Grupo Válvula de Escape. Duração 15 minutos.  
"Assovio..." 
 “ASSOVIO NO VENTO ESCURO” - Teatro adulto - Releitura da obra clássica da literatura brasileira. A hora da estrela, de Clarice Lispector. O espetáculo é a visão do grupo acerca da vida de Macabéa, uma retirante nordestina semi-analfabeta, que era incompetente para a vida.
Direção e dramaturgia: Diego Ferreira.  Elenco: Ana Denise Ulrich, André Susin,
Leonardo Nunes, Lucimaura Rodrigues, Martina Nichel, Tuane Tain Bessi e Elton Ambrozi. Classificação: 14 anos. Duração 75 minutos.

Liz Machado em "Jaira"
 “JAIRA – A PROSTITUTA NORDESTINA” Stand-Up - Vinda do interior do Nordeste, Jaira próspera prostituta nordestina desenvolve um método de atendimento diferenciado aos clientes que a coloca a frente de qualquer outra colega de profissão. O show utiliza recursos de improvisação e stand-up, envolvendo os participantes e lhes propondo uma perspectiva bem humorada de estar dentro da cena ao invés de simplesmente contemplá-la. A personagem faz parte do show "Corpus Críthicus", do grupo de Humor "Carne de Segunda".
Elenco: Lis Machado - Duração: Aproximadamente 40 minutos.


SHOW COM SIMONE BRÁS Repertório de qualidade, mesclando MPB e internacional, nesta promissora cantora-performer.
DEBATE: TEATRO FORA DO EIXO: Existe vida teatral no interior? Possibilidades e Realidades nas Artes Cênicas do interior gaúcho.
Debate onde serão levantados e discutidos os problemas e soluções encontrados na produção de teatro e dança no interior do estado. Duração de 90 minutos.
SARAU DRAMÁTICO – Proposta onde serão oferecidos livros e textos de dramaturgia mundial, onde cada participante pode participar de forma espontânea, lendo e buscando através do fluxo das leituras criar uma dramaturgia efêmera. Mediação: Ana Ulrich. Duração 30 minutos.

 Mais informações através do e-mail escapeteatro@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário