sexta-feira, 5 de abril de 2013

O ENCONTRO DE SHAKESPEARE COM A CULTURA POPULAR: ROMEU E JULIETA (Maracanaú/CE)


Sinopse: A história de amor juvenil de Romeu por Julieta é transposta para um terreiro de reisado, onde são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes, guerreiros e um frei a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto. As duas famílias não se bicam e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco. Ou seja, dois clássicos na gangorra: o bardo e o folguedo. Os artistas jogam com esses elementos e ainda tocam e cantam, catalisando a roda de espectadores de todas as idades, do início ao fim.

Gênero: Teatro de Rua/Tragédia

12 abril – 16h30 – Rua da Praia / Praça da Alfândega
13 abril – 16h – Ilha da Pintada/Praça Capitão Coelho
14 abril – 15h – Brique da Redenção/Próximo ao Monumento do Expedicionário

O núcleo de Maracanaú, cidade a 35 km de Fortaleza, vê seu oitavo espetáculo coroar o trabalho de formação de jovens e a pesquisa com base na cultura popular da qual não arreda pé desde o nascimento, em 2003. Teatro de rua, boneco, máscara e circo, sobretudo na figura do palhaço, são as principais referências dos nove atores. Eles têm entre 19 e 24 anos e apresentam no FTRPA uma versão daquela que é talvez a peça mais conhecida do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

FICHA TÉCNICA
Autor: William Shakespeare
Adaptação: Victor Augusto
Direção: Diego Mesquita e Mario Jorge Maninho
Elenco: Aldebaran Faustino, Assis Lima, Henrique Rosa, Lu Nunes, Mario Jorge Maninho, Paula Albuquerque, Rafael Melo, Rayane Mendes e Sudailson Kennedy
Músico: Rafael Marquito
Figurinos: Dielan Viana e Lu Nunes
Realização: Grupo de Teatro Garajal e Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular 
Duração: 80 minutos
Faixa Etária Recomendada: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário