sexta-feira, 1 de abril de 2011

3º FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE

O Festival inicia hoje e vai até o dia 12 nas ruas de Porto Alegre.
"Será que o teatro de rua estaria apartado da contemporaneidade?" É à luz dessa pergunta que estabelecemos as bases da 3º Edição do Festival. Assim consolidamos pontes entre o tradicional e o contemporâneo, no entanto do ponto de vista da criação cultural, ambas podem estar entre a experimentação inovadora e critica e a repetição conservadora. Ambicionamos ultrapassar a questão e transitar nos contextos do saber dentro das mutações contemporâneas. objetivamos ampliar as fronteiras da teoria para diagnosticar sistemas de saber no Teatro de Rua nos processos contemporâneos e na fisionomia da cena de rua em Porto Alegre. 
Alexandre Vargas, Coordenador Geral.


ESPETÁCULOS

CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS / Juazeiro do Norte, CE
08 abril - 17h30 - Esquina Democrática
09 abril - 17h - Parque dos Maias/Praça Jorge dos Santos Rosa
10 abril - 17h30 - Brique da Redenção
CIA DOS PÉS / São José do Rio Preto, SP
08 abril - 18h30 - Rua da Praia/Borges de Medeiros
09 abril - 18h - Bairro Cristo Redentor/Praça Arco Verde
10 abril - 18h30 - Brique da Redenção/Monumento Expedicionário
ERRO GRUPO / Florianópolis, SC
08 abril - 17h40 - Rua da Praia/Ladeira
09 abril - 15h - Restinga/Praça da Esplanada
10 abril - 16h40 - Brique da Redenção
NÓIS DE TEATRO / Fortaleza, CE
08 abril - 17h20 - Rua da Praia/Praça da Alfândega
09 abril - 17h40 - Bairro Bom Jesus
10 abril - 19h - Brique da Redenção
DE PERNAS PRO AR / Canoas, RS
08 abril - 17h40 - Rua da Praia/Em frente ao Shopping Rua da Praia
09 abril - 16h - Parque Germânia
10 abril - 14h40 - Brique da Redenção
CIA. STRAVAGANZA / Porto Alegre, RS
08 abril - 17h30 - Rua da Praia/Esquina com a Uruguai
09 abril - 16h30 - Lomba do Pinheiro/Vila Panorama
10 abril - 12h - Brique da Redenção
TEATRO VAGAMUNDO / Santa Maria, RS
08 abril - 17h30 - Rua da Praia/Em frente ao Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
09 abril - 15h30 - Vila Maria da Conceição
10 abril - 15h30 - Brique da Redenção
CAIXA-PRETA / Porto Alegre, RS
08 abril - 16h50 - Rua da Praia/Praça da Alfândega
09 abril - 16h - Parque Moinhos de Vento/Parcão
10 abril - 13h - Brique da Redenção
A CAMBADA DE TEATRO em ação direta levanta favela / Porto Alegre, RS
08 abril - 17h20 - Rua da Praia/Esquina com Marechal Floriano
09 abril - 15h - Morro Santana/Praça da Tijuca
10 abril - 10h - Brique da Redenção
GRUPO MANJERICÃO / Porto Alegre, RS
08 abril - 17h50 - Rua da Praia/Esquina com Marechal Floriano
09 abril - 15h30 - Bairro Navegantes/Vila Mário Quintana
10 abril - 11h - Brique da Redenção
 WORKSHOP
“Material Criativo do Trabalho de Ator e a Dramaturgia do Espaço Urbano” 

Duração: de 01 a 07 de abril (4h por dia, das 18h às 22h) encerramento com apresentação no dia 8 de abril as 18h 30, na Rua da Praia.
As inscrições podem ser feitas, mediante a entrega de Currículo e Carta de Intenção, na Coordenação de Artes Cênicas até 30 de março (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 - Cep: 90160-181 - Telefones 3289 8064 / 3289 80 61.
 SEMINÁRIO
Teatro de Rua “Processos Contemporâneos III”
Será solicitado 1kg de alimento não perecível para assistir ao seminário, esses serão doados ao Programa Fome Zero.

O Teatro de Rua nos processos contemporâneos e a fisionomia da cena de rua em Porto Alegre: Como se dá as marcas de tais relações? Os “Contextos do Saber” e as “Mutações Contemporâneas” e como os grupos teatrais se inserem nessas transformações.

Mediação de Renato Mendonça, jornalista e crítico teatral.
As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Artes Cênicas (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 - Cep: 90160-181 - Telefones 3289 8064 / 3289 80 61.
1º dia – quinta-feira, 7 de abril
Das 18h às 20h
Teatro RENASCENÇA 
(Av. Érico Veríssimo, 307)
Conferência
“Mutações Contemporâneas”
"Talvez as mídias táticas sejam um bom exemplo dessa mutação na lógica da resistência no seio da multidão, indo além das figuras clássicas da recusa e da negatividade. Mas como elas funcionam no contexto das novas segmentações, sobretudo num país como o Brasil, com sua herança histórica, em que regimes diversos de exclusão e segmentação se sobrepõem? É à luz dessa pergunta que eu terminarei a minha exposição, com a intuição de que diante dela vocês esboçaram respostas concretas e das mais instigantes, forjando ou detectando novas modalidades de resistência, de conexão, de comunidade, de agenciamento, de dissenso, de embaralhamento, de apropriação e de escape. . ."
Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta. Nasceu em Budapest, estudou em Paris e atualmente vive em São Paulo, onde é professor titular de filosofia contemporânea na Pontifícia Universidade Católica. Publicou os seguintes livros: Da Clausura do Fora ao Fora da Clausura: Loucura e Desrazão (Brasiliense, 1989); A Nau do Tempo-rei: 7 ensaios sobre o tempo da Loucura (Imago, 1993); O Tempo não-reconciliado (Perspectiva, 1998); A vertigem por um fio: Políticas da subjetividade contemporânea (Iluminuras, 2000) e Vida Capital: ensaios de biopolítica (Iluminuras, 2003). Traduziu para o portugês, de Gilles Deleuze, Conversações, Crítica e Clínica e parte de Mil Platôs V (todos pela Ed. 34). Há doze anos coordena um projeto de teatro com pacientes ditos psicóticos. Esta experiência resultou na constituição da Cia Teatral Ueinzz, com um histórico de mais de duzentas apresentações no circuito cultural brasileiro e internacional.

2º dia – segunda-feira, 11 de abril
Das 15h às 18h
Teatro RENASCENÇA
 (Av. Érico Veríssimo, 307)
Webconferência Espanha/Brasil
“Arte Como Experiência Estética e Investigação Como Forma de Produzir Saberes”
“A relação entre artes e ciência, ou entre estética e conhecimento teórico percorre toda a cultura contemporânea como um conflito sintomático que se manifesta de distintas maneiras. Na conferência se analisam as implicações deste conflito reformulado em termos de práticas (artísitcas), pensadas para produzir algum tipo de efeito social, frente a investigação (teórica) que com frequencia é acusada de estar a margem da sociedade. Deste modo, em termos teóricos, passamos do nascimento da subjetividade moderna, à experiência como base do fato artístico e o desenvolvimento das Humanidades como disciplina acadêmica - conforme Foucault – à outro enfoque que parte da ideia de praxis ligada aos campos da natureza, do trabalho e da política, seguindo as abordagens de Hannah Arendt,  Giorgio Agamben e Paolo Virno, para chegar a ideia de arte ou ciência como formas também de ação, deixando de ver a dimensão fundamentalmente  social destas práticas.”
Óscar Cornago é investigador do Centro de Humanidades e Ciências Sociais do Conselho Superior de Investigações Cientificas de Madrid. Seu trabalho tem se especializado na história do teatro contemporâneo e teoria das mídias. Entre seus últimos livros se encontram La vanguardia teatral en España (1965-1975): del ritual al juegoPensar la teatralidad Resistir en la era de los medios: estrategias performativas en literatura, teatro, cine y televisión. Tem estudado e documentado a obra de artistas da cena contemporânea da Espanha e Latino-americana em livros como Políticas de la palabraÉticas del cuerpo y Acercamientos a lo real.
Das 19h às 21h
Conferência
“Os Contextos do Saber: Representações, Comunidade e Cultura”
“Há um tema que interessa muito: nossas concepções dominantes sobre os saberes são sustentadas por um ideal que os separa de suas origens humanas. Somente poderemos alcançar o saber se nos libertamos das ilusões de nossa percepção, dos mal-entendidos e vieses de nossa cultura, dos interesses da política e das paixões que determinam nossa vida emocional. Libertar-se de sua substância humana parece ser a condição necessária para a emergência do conhecimento enquanto verdade: para isto ele deve renunciar à pessoa, à sociedade e à cultura. . .”
Sandra Jovchelovitch é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho no campo das representações sociais e é considerada uma das mais influentes psicólogas sociais trabalhando na Europa hoje. É professora e diretora do Instituto de Psicologia da London School of Economics and Political Science e dirige o Programa de Mestrado em Psicologia Social e Cultural. No Brasil, Jovchelovitch também dirige, com Pedrinho Guareschi, a coleção Psicologia Social Contemporânea, da Editora Vozes. Já publicou Representações Sociais e Espaço Público: A Construção Simbólica dos Espaços Públicos no Brasil (2000) e Textos em Representações Sociais (1994).Seu ultimo livro, Os Contextos do Saber: Representações, comunidade e cultura, foi traduzido pela Vozes e lançado no Brasil em 2008.
3º dia – terça-feira, 12 de abril
Às 18h
Teatro RENASCENÇA 
(Av. Érico Veríssimo, 307).
Lançamento do Livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio”
Sinopse: A publicação visa dar visibilidade à produção brasileira de teatro de rua nos primeiros dez anos do século XXI, de modo a possibilitar um panorama atual sobre o seu desenvolvimento e organização.
Autores:
Licko Turle, professor e diretor teatral, é carioca. Iniciou suas atividades profissionais com Augusto Boal, em 1986, com quem funda, em 1989, o CTO - Centro de Teatro do Oprimido e participa do projeto Teatro-legislativo. Em 1995, se transfere para o grupo Tá Na Rua, dirigido por Amir Haddad. Em 1999, abre o Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania. Licenciado em Letras, pela Uerj, mestre e doutorando em teatro pela Unirio, é associado efetivo da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisadores da Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Jussara Trindade, natural de Londrina, PR. Mestre e doutoranda em teatro pela Unirio. Como pesquisadora teatral realizou os seguintes trabalhos: A Liturgia Carnavalizada de Amir Haddad e do Grupo Tá Na Rua (8º Programa de Bolsas Rioarte/2003); A Pedagogia Teatral do Grupo Tá Na Rua (Capes, 2007). Coorganizadora do livro e DVD Tá Na Rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel (2008), resultantes do Projeto Memória Tá Na Rua (Programa Petrobras Cultural/2005). É membro da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisadores da Pós-Graduação em Artes Cênicas.
O Livro estará a venda no Renascença no dia do lançamento, valor R$ 30,00
Editora: E-papers - Posteriormente estará a venda no site www.e-papers.com.br

Das 19h às 21h
“A Fisionomia da Cena de Rua em Porto Alegre e as Marcas de tais Relações”
O lugar e o significado da experiência do teatro de rua em Porto Alegre na produção contemporânea Brasileira, por Kil Abreu e Rosyane Trotta.
Kil Abreu é jornalista, crítico e pesquisador do teatro, brasileiro. Pós-graduado em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP, desenvolve pesquisa sobre dramaturgias contemporâneas no Brasil. Foi crítico do jornal Folha de São Paulo, curador do Festival de Curitiba e dirigiu o Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo. É curador do Festival Recife do Teatro nacional. Atualmente é colaborador da revista Bravo!, faz parte do júri do Prêmio Shell de teatro e coordena o Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo da Escola Livre de Teatro de Santo André.
Rosyane Trotta Diretora, autora, ensaísta, pesquisadora e professora. Discípula dileta do crítico Yan Michalski, especializa-se no tema de teatro de grupo, pesquisando seus princípios, conceitos, metodologias e mudanças no decorrer das décadas. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora da UNI-RIO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, dramaturgia e processo criativo. Tradutora, juntamente com o crítico Yan Michalski, A Arte do Ator, de Jean-Jacques Roubine, pela Zahar, 1988. Publicou, em co-autoria com Michalski, Teatro e Estado - As Companhias Oficiais de Teatro no Brasil, pela Ed.Hucitec, 1992.
MOSTRA FOTOGRÁFICA TEATRO DE RUA
É o resultado do trabalho conjunto das turmas do curso superior de Tecnologia em Fotografia da ULBRA Canoas. As fotos foram produzidas no primeiro semestre de 2010, durante o 2º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, com o objetivo de refinar o olhar na busca de um clique certeiro com as características fundamentais do teatro de rua.
Coordenação é do professor Fernando Pires. 
A exposição é gratuita e fica aberta ao público de 01 a 12 de abril, no Deck do Estúdio Vitrine da Oi FM, Rua Padre Chagas, 347, de segunda a sexta – das 9h às 18h. Informações na Coordenação de Artes Cênicas de Porto Algre (51) 3289 8064 / 3289 80 61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário