quarta-feira, 25 de maio de 2011

Adeus a ABDIAS DO NASCIMENTO


"Se pudessem, colocavam o negro de novo na escravidão" 

Abdias do Nascimento. 


Abdias e o Presidente Lula.
Faleceu ontem, aos 96 anos Abdias do Nascimento, ativista social brasileiro, um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Teve uma trajetória longa e produtiva, indo desde o movimento integralista, passando por atividade de poeta até ativista do Movimento Negroator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro) e escultor.

Após a volta do exílio (1968-1978), insere-se na vida política (foi deputado federal de 1983 a 1987, e senador da República de 1997 a 1999), além de colaborar fortemente para a criação do Movimento Negro Unificado (1978). Em 2006,em São Paulo, criou o dia 20 de Novembro como o dia oficial da consciência negra. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasilia. Autor de vários livros: "Sortilégio", "Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", e outros. Foi também professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.
Ele diz que não se considera vencedor, mas um homem que trabalhou muito. Fala isso na nossa peça. Mas para a gente é justamente o contrário: a gente reconhece nele um vencedor, alguém que lutou e venceu. Ele nos deixa a responsabilidade desse legado ser levado adiante. Como todos os grupos de teatro negro, somos herdeiros do Teatro Experimental do Negro. A presença dele agora está em nós", diz Márcio Meirelles do Bando de Teatro Olodum.
Confira entrevista com Abdias do Nascimento clique AQUI

Um comentário:

  1. Olá td bem?Muito interessante seu blog, aqui no estado de SP trabalhamos com apostilas nas escolas públicas e fala-se muito em teatro e dança, vi algumas coisas legais aqui pra comentar com meus alunos. Um abraço na Danny adoro ela!

    ResponderExcluir