quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"O BARRIL" de Ângela Dipp em Montenegro




Monólogo mostra de forma bem humorada a solidão de uma mulher confinada dentro de um barril. Com direção de Vivien Buckup, espetáculo, que tem autoria de Ângela Dip, já percorreu mais de 40 cidades pelo Brasil
O Sesc-Montenegro dentro da Mostra de Humor apresenta no dia 13 de agosto, no Teatro Roberto Athayde Cardona, o monólogo "O Barril" que mostra, de forma bem humorada, pensamentos, situações e sentimentos de uma mulher, narrados momentos antes dela atirar-se numa catarata a bordo de um barril.
Com direção de Vivien Buckup, o espetáculo, que tem autoria e interpretação de Ângela Dip, já percorreu quase 50 cidades pelo Brasil. O interessante é que "O Barril" estreou em 1998, e já esteve na programação do Porto Alegre em Cena, originalmente com o nome de "Por Água Abaixo". Mas a identificação do público com a peça foi tamanha, que ela passou a ser conhecida apenas como "O Barril", como explica Ângela Dip - que ficou nacionalmente conhecida ao interpretar a Penélope no Castelo Rá-tim-bum.
Em "O Barril", enquanto executa graciosas contorções, a personagem conversa sobre inúmeras questões cotidianas como velhice, criatividade e religião. Por meio de um texto ácido, recheado de frases engraçadas, discursa contra as bisbilhotices e obviedades do mundo contemporâneo. "A peça trata das divagações de uma personagem que não tem nome, sexo ou idade definidos. Uma criatura idealista, inteligente, verborrágica e caótica", define a atriz Ângela Dip.
Durante a peça Ângela se contorce em 45 posições diferentes dentro do barril, que mede 80 centímetros de altura por 70 de largura, e possui duas janelas laterais, além das aberturas nas partes superior e inferior. "O fato de ter formação de bailarina e a experiência com técnicas circenses, me ajudou muito no trabalho corporal, que complementei com exercícios de flexibilidade, alongamento e fortalecimento dos membros", afirma a atriz.
A cenografia e figurino, de Ângela Dip - que também assina a sonoplastia -, formam um só elemento e são os únicos objetos de cena. O cenário é composto pelo barril e por um imenso tecido preto que a atriz transforma em vestido, saia e lenço, criando todas as imagens da peça. A trilha sonora trabalha com efeitos que compõe o clima do espetáculo. A iluminação, de Hugo Peake, complementa os movimentos da intérprete, contribuindo na composição dos desenhos cênicos da montagem.
Em oito anos de carreira a peça percorreu sete Estados do Brasil, totalizando mais de 100 apresentações. Participou de vários Festivais Nacionais e do Festival Internacional Flórida Brasil, em Miami, nos EUA, onde foi apresentada em inglês. "Voltar a fazer este espetáculo é uma experiência muito gratificante, tanto que este ano pretendo escrever outro monólogo", finaliza Ângela.
Todo o processo de criação do espetáculo O BARRIL pode ser conferido no livro ÂNGELA DIP - POR ÁGUA ABAIXO, publicado em 2002 pela Terra Virgem Editora. A obra é a primeira série da coleção Atores no Papel, que pretende, de forma lúdica, transportar para o leitor-espectador um pouco da dramaturgia encontrada nos palcos dos teatros brasileiros. O livro, de formato pequeno, apresenta dados, fotos, depoimentos, críticas e o texto da peça.
SERVIÇO:
"O Barril", com Ângela Dip.
Horário: 20h
Duração: 50min
Classificação: 14 anos
Ingressos no Sesc-Montenegro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário