quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESPERANDO BERLINER ENSEMBLE

Sobre o evento
A presença do Berliner Ensemble entre nós, o mítico grupo fundado por Bertolt Brecht, que apresentará Mãe Coragem e seus filhos, encenação dirigida por Claus Peymann, será um momento histórico para as artes do Rio Grande do Sul. Para preparar o público e a classe local, o Porto Alegre em Cena preparou um seminário com atividades que dizem respeito a Brecht, ao grupo, ao teatro épico, com a intenção de que, classe teatral e interessados em geral, desfrutem com plenitude desse momento único.
Luciano Alabarse

PAINEL: Brecht – A Revolução no Teatro do Século XX
25 de junho às 19h
Com Luiz Paulo Vasconcellos
Sobre o Painel:
O teatro, até Brecht, sempre foi dominado pelo sentimento, pelo que o espectador sente ou sentiu diante desta ou daquela situação dramática. Assim foi com o Romantismo, com o Realismo, com o Naturalismo, com o Expressionismo, com o Dadaísmo e outros tantos “ismos” que foram se sucedendo século XX adentro. Mesmo que desses “ismos” tenham resultado nomes como Ibsen, Tchekov, Artaud, Ionesco e tantos outros grandes do teatro mundial, foram com Brecht que o ator aprendeu a pensar. E com o ator, o público. Por isso é que me permito afirmar que Brecht representa a maior revolução do teatro do século XX.
Brecht foi revolucionário porque levou atores e público a pensar. A pensar sobre política. A pensar sobre a condição e o valor do poder numa sociedade injusta e preconceituosa. A pensar sobre a legitimidade do poder. Antes dele, que eu me lembre, só Shakespeare havia explorado o tema com profundidade. No século XX, só Brecht.
Luiz Paulo Vasconcellos

Mesa Redonda: Um Olhar Feminino Sobre A Interpretação
28 de junho às 19h
Com Sandra DaniMirna Spritzer e Ida Celina
Sobre a Mesa: A ótica de três mulheres sobre a interpretação de personagens de Brecht. Três artistas que fazem parte da história do teatro gaúcho e que se relacionaram com este universo em momentos e conduções distintas.

Oficina: Brecht e o seu teatro do futuro
09, 10, 11 e 12 de julho das 13h30 às 17h30
Com Celso Frateschi
Sinopse:
Já no leito do hospital, Brecht foi perguntado por Manfred Wekwert como ele imaginava o teatro no futuro. Brecht respondeu que seria o teatro de aprendizagem. Trabalharemos na oficina algumas de suas propostas relativas a esse teatro. O teatro de aprendizagem surge na Alemanha no final dos anos 20, num momento de extrema radicalização política e aí Brecht formula um teatro onde a base de suas ideias se apresenta com todo o vigor. Trabalharemos a partir de alguns textos base teatralizando-os criticamente a partir das sugestões do autor.

Inscrições para oficina
25 de junho a 02 de julho pelo inscricoesemcena@gmail.com. É necessária experiência mínima em teatro e informação básica sobre Bertolt Brecht, além de carta de intenção e currículo.

Todas as atividades serão realizadas na Sala O Retrato do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo com entrada gratuita.


Fonte: PORTO ALEGRA EM CENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário