terça-feira, 12 de março de 2013

ATIVIDADES FORMATIVAS DO FESTIVAL DE TEATRO DE PORTO ALEGRE


Está chegando mais uma edição do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, que se consolida em sua 5ª edição. E juntamente com diversos espetáculos o festival conta com um eixo formativo, no qual além de oferecer seminários, irá oferecer dois Workshops e uma oficina, como seguem abaixo. 
Maiores informações e inscrições clique AQUI.

WORKSHOP 1

“Padox dans la cité”
Com a Compagnie Houdart-Heuclin, da França.
De 10 a 14 de abril (4h por dia)

Durante a oficina “Padox na Cidade” (“Padox dans la cité”), que será realizada no Bairro Bom Jesus, os artistas convidam 23 moradores para darem vida a Padox, um personagem surpreendente que é, em si, uma multidão. O processo culminará com a performance composta por vinte Padox, todos iguais, nas ruas da cidade de Porto Alegre. Criação: Gerard Lepinois, Alain Roussel, Jeanne Heuclin e Dominique Houdart.

As inscrições podem ser feitas, mediante a entrega de Currículo e carta de intenção, na Coordenação de Artes Cênicas até 30 de março (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Verissimo, 307 – Cep: 90160-181 – Telefones 3289 8064 / 3289 80 61.


WORKSHOP 2

“O Ator e o Performer: diferentes noções de treinamento”
Com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral.
13 e 14 de abril (4h por dia, das 14h as 18h)

Se considerarmos a forma como o treinamento do ator é muitas vezes proposto, é possível reconhecê-lo como um dos estágios que permeiam os processos criativos no teatro, independente das linguagens e gêneros investigados. De qualquer forma, quando examinado através dos estudos da performance, a noção de treinamento pode ser ampliada significativamente. De fato, através desses estudos a noção de training foi problematizada e dentre as implicações que emergiram desse processo é importante considerar a dissolução de várias dicotomias, entre vida e arte, corpo e mente, real e ficcional. No que diz respeito a essas dissoluções, elas abriram caminho para a emergência de práticas e de aspectos que não haviam sido explorados como treinamento artístico, tais como o uso da autobiografia e a exploração de materiais interdisciplinares. Essas práticas ampliaram, por sua vez, o spectrum explorado pelo treinamento artístico, gerando dinâmicas relacionais em muitos níveis. Nesse workshop entraremos em contato com algumas dessas noções e práticas. Assim define o diretor Matteo Bonfitto, que ministrará esta atividade.


Oficina cênica sobre experiências não vividas, com Juan Navarro e Oscar Cornago

De 08 a 13 de abril das 18h às 22h

Local: será divulgado posteriormente

Intervenção dia 14 de abril, das 14h às 16h
Carga horária: 24h

A proposta da oficina é  trabalhar fisicamente experiências não vividas. Fantasiar sobre o não vivido para criar um contexto físico puro, sem especulações políticas ou morais. Criar um quebra-cabeças de experiências físicas que sustentará de forma não dramática aspectos e temáticas insignificantes sobre a vida doméstica, sobre a intimidade das pessoas, que na realidade é o que as preocupa. Esses fragmentos entre a intimidade e a fantasia desses lugares não vividos se consolidarão como uma intervenção no espaço público ao final de uma semana de trabalho. Uma oficina de criação cênica supõe inventar um espaço no qual todos os participantes possam se expor com generosidade a certas ideias e propostas com resultados improváveis ou imprevisíveis. O trabalho cênico trata justamente disso, fazer provável o imaginário, o que não chegou a ser.

Juan Navarro trabalha como ator e diretor de companhias que são referência do teatro contemporâneo Europeu: Cia La Fura Del Baus, nos anos 90, Anita Saij de Dance Lab (Copenhagen), Einstürzende Neubauten (Berlim), Roger Bernat da General Elétrica (Barcelona), Sara Molina (Granada). A partir do ano 2000 firma parceria com Rodrigo Garcia e La Carnicería Teatro em obras como: “La história de Ronald, el payaso de Mc Donalds” “Muerte e reencarnacion en un Cowboy”. Realizou cursos e oficinas na Escuela Superior Diseño Elisava de Barcelona, Universidade Popular de Bogotá (Colômbia) Teatro Luiz Perazar de Caracas (Venezuela), Centro de Experimentación escénica La Poderosa de Barcelona e Garage 29 de Bruxelas.

Oscar Cornago é teólogo e doutor em artes cênicas. Fez doutorado em Humano e Divino na Universidade Autônoma de Madrid em 1997. Desde então, vem estendendo suas teorias através de livros, cursos e conferências, circulando por festivais ao redor do mundo. Na América Latina, trabalhou em missões dentro de várias universidades, com arte e cultura. Atualmente desenvolve seu estudo a partir da sede do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Pesquisa em Madrid.


Nenhum comentário:

Postar um comentário