sexta-feira, 1 de março de 2013

DESPLANTE.COM (MG)

Foto de Roger Rossel
Dias: 2 e 3 de março de 2013 (sábado e domingo).
Hora: 20h.
Local: Teatro Bruno Kiefer  – 6° andar
Entrada franca.
Informações: www.laurapacheco.tk

“Desplante.doc” é um espetáculo que parte da experiência migrante da artista Laura Pacheco em terras estrangeiras, em cartaz apenas dias 2 e 3 (sábado e domingo), às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com entrada franca. 
“Desplante.doc” fala de uma imigrante brasileira em terra estrangeira, em permanente ação de deslocamento e adaptação, onde a comunicação é o único caminho para um diálogo artístico transcultural. Parte da experiência da mineira Laura Pacheco, radicada em Salvador e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, que partiu rumo à Espanha e depois França, Marrocos e Alemanha. Situado entre a dança, o vídeo e performance, o espetáculo trata dos choques culturais, os deslocamentos e as adaptações possíveis e necessárias na relação entre o estranho e o familiar, em diferentes culturas, fazendo desse tema o estímulo para a criação artística. Revela o desafio de expôr-se e observar-se em terras estrangeiras, afetando-se e deixando-se ser afetado pelo ambiente estranho e por outros corpos imigrantes. Aqui o corpo da artista torna-se o próprio local de produção do discurso e de questionamento da própria ação comunicativa. Trata-se de um trabalho que desestabiliza estereótipos, questiona as origens, subverte identidades pré-estabelecidas, busca adaptação e criar intimidade onde não tem.

O projeto foi selecionado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro Funarte e irá circular em março por sete cidades brasileiras:  Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Ouro Preto, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. A montagem é a continuação de um projeto de pesquisa artístico-acadêmica de Laura Pacheco, iniciado no Programa de Pós-graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia e que teve continuidade no exterior, através do  Edital de Residência Artística 2011 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Brasil, dentro do Projeto Articulações Transculturais// ARTEA Madrid, integrando a programação do Festival Scratxe Underground Brasil, na Espanha.



Ficha Técnica: 
Direção, criação, performance: Laura Pacheco
Assistente de Direção: Giltanei Amorim
Colaboração Coreográfica: Minako Seki
Design de Som: Zam Jonhson
Edição de video: Roger Rossel
Artistas colaboradoras: Cristina Rosa, Carmen La Talegona, Laura Castro, Paula Carneiro

Laura Pacheco
Como crítica de dança, venceu o Concurso Estadual de Estímulo a Crítica de Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Na Espanha, co-produziu o Festival Scratxe Underground Brasil - Dança e Performance, junto com o Coletivo Quitanda (Salvador/BA), em  Madri e Victoria Gastez. Dentre seus trabalhos, destacam-se as videodanças “Entrequando” (2005), selecionada para o Festival de Arte Eletrônica Videobrasil e “Insônia” (2009), para o Festival de Videodança Dança em Foco/RJ; além do solo “Reporto-me” (2011), premiado pelo Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura; ‘Desplante” (2010), vencedor do Edital Yanka Hudska – Montagem em Dança pela Fundaçao Cultural do Estado da Bahia e “Desplante.doc”, vencedor do Prêmio Pro-cultura de Circulação Dança, Circo e Teatro da Funarte. Seu interesse artístico se dá na interdisciplinariedade entre as artes – dança, performance e videoexperimental – sendo o corpo o foco principal de suas investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário