domingo, 5 de setembro de 2010

ENSAIO ABERTO


No dia 25 de Agosto foi realizado o 1ª ensaio aberto do Grupo Válvula de Escape, dentro do Projeto CENA EM CONSTRUÇÃO, no subsolo da Estação da Cultura. Foi muito positivo o resultado, pois a idéia era permitir a abertura do processo criativo do grupo ao público e este respondeu muito bem a nossa proposta. Lembro que dois meses atrás quando fiz a proposta para o grupo fui rechaçado, tendo como resposta que não era necessário uma ação como esta, que não teríamos nada para compartilhar, mas depois de transcorrido o ensaio percebo o quanto ele nos foi norteador, pois como estamos trabalhando partindo de variados fatores que foge um pouco do teatro comum, estas ações servem para nos dar uma direção. Primeiro pelo fato de estarmos trabalhando com um texto literário, um romance da autora Clarice Lispector, "A hora da estrela", enfrentando todas as diversidades e dificuldades que emergem quando temos que adaptar um gênero literário para o dramático e este realmente esta sendo um grande desafio, segundo pelo fato de o espetáculo ser apresentado em um espaço alternativo, fora do palco italiano, o que também gera outros desafios, pelo fato de antes ainda não termos trabalhado com este tipo de teatro, mas o espaço tem sido ao mesmo tempo um desafio e um estímulo, pois ele tem muito a nos oferecer enquanto elemento fundamental da nossa construção, e ensaiar todos os dias neste espaço tem se mostrado fundamental.
Clarice é um mistério, desvendá-la ou melhor, tentar desvendá-la e transformar o seu texto em ação tem possibilitado ao Válvula de Escape um grande avanço enquanto artistas e enquanto humano, pois antes de qualquer coisa, posso dizer que somente o fato de estarmos reunidos diante de sua obra, debatendo, rabiscando, traçando paralelos com outros autores, dialogando com outras formas artísticas, tem sido revelador para cada integrante e quando somado a isso a preocupação de compreender e transformar estas informações em teatro para levar ao outro, já vale cada minuto que temos dispensado a este projeto.
Voltando ao ensaio aberto que contou com a participação de 30 espectadores, confesso que foi surpreendente para nós, pois percebemos o que está funcionando e o que não está, cortamos algumas cenas e testamos o espaço, a relação ator-espectador, ator-espaço e espaço-espectador e chegamos a conclusão que o espetáculo poderá comportar no máximo 25 espectadores por apresentação, pelo fato que a ação da peça ocorre em múltiplos espaços, onde o espectador é um voyer da ação, espiando e participando de todo o itinerário traçado pela narradora. Outra questão foi o teste da trilha sonora executada ao vivo pelo novo integrante do grupo, o músico Elton Ambrozi, que aliás, funcionou e muito bem, inclusive ao debate final foi muito elogiado pelo público, e por isso ganhará mais espaço em nossa encenação. Pontos negativos foi a questão da narradora, que terá que guiar mais o público, sendo que este as vezes se sentiu deslocado, perdido, não sabendo ao certo para onde ir (o que na minha opinião não seria negativo), mas que temos que encontrar a medida certa. Como era um ensaio, avisei que poderíamos a qualquer momento parar uma cena e recomeçar tudo de novo, mas não foi necessário, pois transcorreu tudo muito bem! Saliento que a participação dos atores foi muito comprometida e profissional, cada um dando o melhor de si para que tudo ocorresse da melhor forma possível.
Depois desta experiência e segundo o relato de algumas pessoas penso que estamos no caminho certo, apesar de termos diante de nós muito trabalho ainda até a nossa estreia dia 27 de novembro, mas o Válvula de Escape provou que frente aos desafios temos que baixar a cabeça e trabalhar para tentar sempre o melhor. O próximo cena em construção será realizado no dia 5 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário