segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Por Você! Espetáculo da Troupe Xipô de Montenegro.


Volto a falar aqui no blog sobre a Trope Xipô e seu "POR VOCÊ" espetáculo apresentado na sexta-feira dia 3 de setembro no Teatro Terezinha Petry Cardona. Está foi a 3ª vez que assisti o espetáculo e aproveitei para levar junto comigo alguns amigos que não tinham assistido ainda. Chegando no teatro, que já estava praticamente lotado já se percebia que o público já esperava afoito a mais uma apresentação da Troupe, que já é um xodó da cidade, pelo carisma, mas principalmente pela qualidade do trabalho e pelo profissionalismo de toda equipe técnica, prata da casa. O espetáculo é resultado da união dos trabalhos de conclusão do curso de dança da Uergs de Suzana Schoelkoff e Márcio Barreto e se trata de um espetáculo onde as artes se manifestam de maneira hibrida, e na minha opinião aí que reside a grande força do espetáculo. Posso listar aqui as manifestações artísticas que estão inseridas em "Por Você": música executada ao vivo, materializada através da guitarra de Alex, da bateria de Márcio e do acordeon também de Marcio. Também temos a presença de Suzana Schoelkoff cantando a música tema do espetáculo. Temos a dança que está presente em todo o espetáculo. Temos a inserção do vídeo (aliás belos vídeos, muito bem produzidos!). Temos o palhaço. Temos a perna de pau. Temos o tecido ( Daniel Barcelos arrasa neste número!). Temos as artes plásticas através dos figurinos belos! Temos o ilusionismo, através da luz negra! Temos o lirismo, o sonho, a fantasia e enxergamos a alegria e felicidade daqueles artistas em realizarem este espetáculo, e isso reflete no público, em mim e em você, pois este espetáculo e pra você, é POR VOCÊ. 
Se este comentário fosse uma crítica, seria dificil falar dos pontos negativos, pois são tantos momentos maravilhosos que esquecemos os pontos negativos, se é que existem. Mas vamos lá, vamos tentar entender um pouco isso. 
Adoro o inicio do espetáculo, com a Suzana enlouquecida cantando a música "Por Você", e ao mesmo tempo a projeção do vídeo super bem bolado, em seguida aparecem dançarinos onde enxergamos apenas as suas silhuetas e partes dos seus movimentos, pois temos a presença da luz negra, mais um ponto na criatividade, principalmente quando eles baixam as calças e só enxergamos a palavra VOCÊ nos bumbuns dos dançarinos, excelente!!! Seguimos com a entrada de artistas com pernas de pau e outros ao chão executando uma coreografia, mas vou comentar aqui os momentos que eu mais me emociono, por exemplo, aquela cena em que uma dançarina entra com um pano amarelo e quando vemos o Márcio está atrás com o acordeon e começa a tocar, de repente entra o Marcos fazendo malabares atrás, é simples, mas é lindo, lirico, poético, de cortar o coração. Outro ponto alto é a cena logo após o vídeo, com o balanço, linda mesmo! Os figurinos são destaque a parte. Daniel Barcelos no tecido é tenso mas maravilhoso e os Marcucos no nº do tecido também arrassam! O único ponto negativo talvez esteja na resolução de uma melhor aproveitação das trocas, das ligações de algumas cenas, preenchendo melhor, ao invés de nós apenas ficarmos vendo os artistas amarrarem o tecido ou abrir ou prender a cortina, algo poderia estar acontecendo enquanto isso acontece, a não ser que seja propositalmente, o que não chega a atrapalhar em nada o brilhantismo do espetáculo, parabéns a todos os integrantes e que este espetáculo tenha vida longa, e muita estrada pela frente. Destaco o todo do elenco, a contribuição de cada um, mas não poderia deixar de    parabenizar Suzana, Márcio, Daniel e Gilbran pela energia e vigor demostrados no palco, não que os demais não tenham, mas nestes pelo menos eu percebo no olho a vontade de estar ali, dançando, presente!!!

“Por Você” é um espetáculo que transita pelas linguagens da dança, teatro, circo, música ao vivo e recursos de multimídia. Este “trânsito” é protagonizado por atores, bailarinos, músicos e artistas circenses. Todos, experimentando a versatilidade do artista enquanto criador e, o desenvolvimento da personagem, como o elemento que instiga e necessita destas descobertas para existir.Tem como fundamental significado a liberdade de expressão que ultrapassa o domínio técnico do corpo, abrangendo uma extensão mais expressiva da individualidade e especificidade de cada componente do grupo. O tema gira em torno da “diversão” propriamente dita. A brincadeira com as redundâncias, com a cor e a energia do palhaço e com a forma lúdica de amar. É uma obra atemporal, que, transporta o espectador a um mundo lírico, resgatando a ingenuidade da infância e a beleza da vida. No palco, os artistas, representam em 60 minutos, este universo, divertido e eclético, repleto de som.


A Troupe Xipô é formada por Daniel Barcellos, Gilbran Menna Barreto, Marcos Guarani, Marcio Barreto, Maria Leonor Ritter, Silvia da Silva Lopes, Suzana Schoellkopf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário