terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ" a um passo da NOVA TERREIRA DA TRIBO

Centro Cultural Terreira da Tribo


Depois demasiadas lutas, parece que está chegando ao final a novela que estava tornando-se a apropriação do território cultural do pessoal do "Ói nóis", mais de trinta anos pagando aluguéis, sendo despejados e passando por muitas lutas, parece que enfim o principal centro de formação e criação em teatro do Estado e um dos principais do Brasil, ganhará sua sede definitiva. está é uma boa notícia que deve ser comemorada! 

A Prefeitura de Porto Alegre garantiu junto ao Ministério da Cultura a verba orçamentária para a construção do Centro Cultural Terreira da Tribo. Essa semana foi empenhado o recurso de um milhão e trezentos mil reais referente à totalidade das emendas dos parlamentares gaúchos. Foram sete emendas dos deputados federais Vieira da Cunha, Maria do Rosário, Mendes Ribeiro Filho, Luciana Genro, Nelson Proença, Germano Bonow e do senador Sérgio Zambiasi. Foi decisivo para a efetiva liberação da verba o empenho do Ministro da Cultura Juca Ferreira e do Prefeito José Fortunati, que teve Caco Coelho, o mais empolgado dos parceiros deste sonho, como consultor.
A medida atende a deliberação aprovada pelo Orçamento Participativo, durante três anos consecutivos ao final da década de 1990, em que a comunidade manifestou seu desejo de destinar um lugar definitivo para abrigar a Terreira da Tribo – Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica e Escola de Teatro Popular.


Todas as grandes cidades brasileiras têm, como um símbolo teatral, uma ou mais companhias realizando seu trabalho continuado em sedes próprias, ou pertencentes ao Estado, mas geridas pelas companhias. Assim é em São Paulo, com o Teatro Oficina, que pertence ao estado, mas que é impensável sem Zé Celso a dirigi-lo. Em Belo Horizonte, o Grupo Galpão, entidade reconhecida por todos os mineiros, com incentivo das empresas locais, mantém o centro de cultura e teatro Galpão Cine Horto. Em Salvador, o grupo Bando de Teatro Olodum se transformou numa referência mundial, após ser consolidado em sua sede definitiva. No Rio, o Tá na Rua segue seu trabalho exemplar, liderados pelo seu regente Amir Haddad.
Em março de 2008, ao completar trinta anos de existência, em pleno desenvolvimento do seu trabalho, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz conquistou junto ao poder público municipal o terreno na Rua João Alfredo nº 709, bairro Cidade Baixa, cedido por comodato para construção de sua sede definitiva. O Projeto prevê, além do espaço para pesquisa teatral que é própria da Tribo, salas de aula, biblioteca e Centro de Referência do Teatro Popular, sala de exposição, sala de projeção e local para o Acervo da Terreira da Tribo.

Sonho que se sonha junto é realidade!

Contato:
Paula Carvalho
paula.terreira@gmail.com
(51)8417 93 10


Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
oinois@terra.com.br
(51)3286 57 20 – 9999 45 70


Nenhum comentário:

Postar um comentário