segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NOVIDADES DE CURSOS NO TEPA




TEPA convida Cia Rústica em curso festivo na
comemoração de seus 15 anos

Ao completar 15 anos de experiência e tradição no trabalho de Formação de Atores, o TEPA a partir de março de 2011 inaugura uma nova proposta para os Cursos de Nível Avançado da escola, configurados no seu 3º ano de estudos.

Trata-se do “TEPA Residências Artísticas” – um projeto que irá proporcionar o contato do aluno com os procedimentos colaborativos de pesquisa e criação de Grupos e Cias Teatrais de reconhecido mérito nacional, qualificando cada vez mais o processo de formação de seus alunos ao promover o encontro direto com as metodologias, técnicas e investigações de artistas que estão pensando e produzindo a cena contemporânea.

Para inaugurar este projeto o TEPA convidou um dos grupos mais destacados do teatro gaúcho da última década, conhecido por suas irreverentes e premiadas montagens: a Cia Rústica dirigida por Patrícia Fagundes. Assim o TEPA tem o prazer de apresentar:
Cia Rústica em “Matérias da Cena - Linguagens Festivas”

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEATRO 
o TEPA tem o prazer de apresentar:
Cia Rústica em “Matérias da Cena - Linguagens Festivas”


Nível: avançado com montagem final
Coordenação geral: Patrícia Fagundes
Ministrantes: Patrícia Fagundes, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Heinz Limaverde e Simone Rasslan
De 14 de março a 29 de junho.
Duração: 4 meses e meio (18 semanas) - 212 hora/aula
Período: terças e quintas das 18h30min às 22h30min
Datas das Apresentações: 01,02,03,08,09,10,15,16 e 17 de julho

O curso é divido em 4 módulos, os 3 primeiros podem ser cursados isoladamente, porém para participar da montagem final o aluno deverá obrigatoriamente ter cursado o 3º módulo e um dos dois módulos iniciais. Conclusão da qualificação profissional para antigos alunos do Curso de Formação de Atores - Nível Intermediário 2º ano -, e também é aberto a alunos/atores de nível intermediário/avançado de outras instituições bem como atores profissionais que buscam um espaço de aperfeiçoamento.

COMO SERÁ O CURSOA proposta deste curso está fundamentada nos princípios do que denominamos A Ética da Festividade na Criação Cênica, que guia as propostas de linguagem e metodologia desenvolvidas pela Cia Rústica. Uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, compreendendo o teatro como um sistema de relações, um dispositivo que provoca e administra encontros. Desde tal perspectiva, ética e estética não são forças opostas, e sim indissociáveis. O aspecto coletivo, imediato e concreto da criação teatral é reconhecido e valorizado, em uma metodologia que assume o prazer, a multiplicidade, a cumplicidade, o risco e o ridículo como fluxos fundamentais; compondo a partir da experiência sensível, do lúdico, do improvável e do contraditório.

Módulo 1: Conexões - de 15 de março a 07 de abril (4 semanas) - A habilidade de estar em relação com o outro e com o mundo, percepção do tempo/espaço, retroalimentação e autopoiesis, o corpo como relação, jogo, escuta, risco.

Módulo 2: Paisagens Sonoras – de 12 de abril a 05 de maio (4 semanas) –Musicalidade e polifonia. A palavra na cena. Composição de sonoridades. Voz.Tempo-ritmo.

Módulo 3: Mundologias – de 10 de maio a 27 de maio (3 semanas) - A criação de universos cênicos. Atmosferas, zonas de jogo, paisagens imaginárias de criação e experiência, dinâmicas criativas em realidades inventadas.

Módulo 4: Composição e Montagem – de 31 de maio a 30 de junho (5 semanas) - A partir do material investigado nos módulos anteriores, realização de uma montagem cênica através de exercícios de composição dos alunos-atores. A montagem será desenvolvida a partir da obra de Shakespeare, valendo-se de cenas, imagens, situações, personagens, atmosferas e palavras de diferentes textos do autor.
Temporada teatral de 01 a 17 de julho – sex, sáb e dom ás 21 hs (3 semanas). AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS E O NÚMERO DE VAGAS É LIMITADO A 20 ALUNOS. Obs.: não há prova de seleção para o Nível Avançado, apenas avaliação curricular realizada pelo professor no período de inscrição.

• Patrícia Fagundes é Doutora em Humanidades pela Universidad Carlos III de Madrid, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, como bolsista da CAPES. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos, desenvolvendo dissertação sobre Shakespeare. Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, onde atualmente integra o quadro de professores como professora da disciplina de Direção Teatral.

• A Cia Rústica, que inicia em 2003, já produziu diversos espetáculos, entre eles: Macbeth (2004), indicado ao Açorianos Melhor Direção, Ator, Figurino e Produção; Sonho de Uma Noite de Verão (2006), Prêmio Braskem - Melhor Espetáculo, Direção, Ator e Júri Popular e Prêmios Quero-Quero e Açorianos de Melhor Espetáculo, Direção e Trilha Sonora; A Megera Domada (2008), Prêmio Açorianos e Braskem de Melhor Ator e Melhor Atriz, também indicação a Melhor Espetáculo, Direção e Produção; Pandolfo Bereba (2005), indicações ao Tibicuera de Melhor Espetáculo, Direção, Trilha Sonora, Figurino, Produção, Ator e Atriz; . O mais recente projeto da Cia Rústica é a Trilogia Festiva, composta por três montagens: Clube do Fracasso (Prêmios Açorianos 2010 de Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo Júri Popular e indicação para Espetáculo, Direção e Produção);; 21 Maneiras de Encontrar a Morte e Cáoticas. Além da Trilogia, em 2010 a Cia começa a desenvolver o projeto Trânsitos, "infiltrações poéticas” pelas ruas da cidade, investigando a linguagem da intervenção urbana. O primeiro evento do projeto foi Desvios em Trânsito (Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009).
SAIBA + www.ciarustica.com


TEPA promove
ILUMINAÇÃO CÊNICA, da técnica à criação
com Luiz Acosta


O TEPA tem o orgulho de promover o 1º Curso Técnico de Formação de Iluminadores e Técnicos em Iluminação do estado, ministrado por um dos mais importantes nomes da Iluminação Cênica gaúcha e com mais de 35 anos de experiência na profissão, o iluminador e cenotécnico Luiz Acosta.

Será um Curso prático/teórico com o objetivo de preparar novos artistas e técnicos da iluminação cênica bem como instrumentalizar e aprimorar o trabalho de profisisonais já atuantes na área. O trabalho irá abarcar os principais pontos da arte da iluminação cênica traçando um olhar sobre sua história e a aplicação pratica/teórica dos fundamentos do ofício do iluminador, tais como: técnica, estética, equipamentos, estilos, composição, criação, documentação, montagem e operação , além de aspectos como segurança no trabalho, ética profissional e legislação.

A proposta do curso é tecer uma cartografia da iluminação artistica e da profissão do iluminador, preparando os alunos para uma abordagem direta ao mercado de trabalho.
O curso será dividido em 3 módulos que podem ser realizados separadamente. Exceto o módulo final (composição, montagem e execução) onde é obrigatório o aluno ter participado dos dois módulos anteriores.

O aluno que cursar todos os módulos e obtiver uma freqüência de 90 % nas aulas ao final do curso irá receber o Registro Profissional através do SATED/RS - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão.

Duração: de 27 de abril a 22 de novembro + visitações + ensaios e 9 dias de apresentação (Montagem Final do Curso de Formação de Atores) – dias 29 e 30 nov, 01,06,07,08,13,14,15 de dezembro.
Quartas feiras, das 20:30 ás 22:00
Dinâmica do Curso: as aulas irão ocorrer tanto no TEPA – sala de aula e Sala de Espetáculos do TEPA - como também serão realizados encontros em outros locais como visitações a Teatros e empresas de iluminação. Iluminadores profissionais serão convidados a dar seus depoimentos sobre os mais variados aspectos da profissão em encontros previamente agendados durante o período do curso.

Módulo 01: introdução à iluminação cênica e técnica
 – de 27 de abril a 22 de junho - (9 semanas)
Um olhar sobre a história; Refletores, Lentes, Lâmpadas, Suportes, Efeitos; Metodologias e Segurança no trabalho.
Módulo 02: estética, estilos e implementação – de 03 de agosto a 28 de setembro (9 semanas). Cor, Forma, Movimento, Direção, Afinação, Luminosidade, Composição, Recortes e ângulos; Expressionismo, Realismo, Simbolismo, Épico; Criação, Documentação, Plantas, Mapas, Softwares, Escolha dos equipamentos; Ética profissional, Legislação.

Módulo 03: criação e execução – de 05 de outubro a 23 de novembro (8 semanas + 9 dias de apresentação)
Concepção, Composição, Criação, Ensaios, Montagem, Operação; mercado de trabalho

Prova Final: Os alunos serão os responsáveis pela concepção, composição, montagem e operação da Iluminação do Espetáculo de final de ano da turma do Curso de Formação de Atores do TEPA 2011

TEPA promove
ARTISTA VISITANTE


No segundo semestre de 2010 o TEPA teve o prazer de produzir e trazer a Porto Alegre em primeiríssima mão o ator, diretor e professor de teatro Jeremy James, integrante por 7 anos da trupe do importante Theatre du Solei de Ariene Mnouchkine. Ainda no final do ano passado hospedou o curso de Interpretação para Cinema com o destacado preparador de atores Sérgio Penna.

Em 2011 o TEPA irá fomentar ainda mais as suas pontes de relacionamento internacional e nacional e que já trouxeram outros nomes como: Léo Bassi, Leela Alaniz, Moacir Chaves, Samir Yasbek, Grupo Espanca entre outros.

No início deste ano, ainda em janeiro, já está previsto a vinda do irlandês Hugo Moss, que irá ministrar o Curso “QUALIDADES DO GESTO, o universo de Michael Chekhov”, promovendo um mergulho, através do corpo e imaginação do ator, na técnica psicofísica de Michael Chekhov, um dos maiores atores do século 20 e cuja aplicação prática de seu trabalho é pouquíssima conhecida no Brasil, porém apresenta grande destaque na Europa e em Nova York, onde inclusive Daniela Carmona – diretora do TEPA – atualmente está cursando sua especialização (Michael Chekhov Acting Studio).



Para março, está acertado também a presença de Eduardo Okamoto, conceituado ator paulista, ganhador de inúmeros prêmios, e que durante uma semana estará no TEPA aplicando um curso prático para o treinamento do Ator.

O Objetivo para 2011 é ampliar a rede de contatos e buscar parcerias para trazer o diretor artístico Lenard Petit, professor de Daniela Carmona na Michael Chekhov Acting Studio; o retorno de Jeremy James para um novo curso agora sobre Máscara Neutra e Improvisação e outras importantes nomes que ainda estão por firmar convite.

TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre
Av. Cristóvão Colombo, 400 - Porto Alegre - RS - 90.560-000
e-mail: tepa@tepa.com.br - Telefone/Fax: (51) 3221 7778 e (51) 8416.9338

pgayer design

Nenhum comentário:

Postar um comentário