quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OLHAR (es) DA CENA por Marcos Cardoso


“Escape” para uma nova experiência teatral
Pois tive a alegria de prestigiar ainda na primeira temporada o primeiro trabalho do Grupo Válvula de Escape, de Montenegro. O espetáculo, Assovio no vento escuro, baseado na Hora da Estrela de Clarice Lispector é uma obra paralela a própria obra da Clarice, que se entrelaça nas referências e na trama de Macabéa. Diferente de muitas releituras dramáticas de obras literárias, o espetáculo não necessita do livro como um manual para compreensão da peça. Também não foge às características do universo da Clarice. Isso se deve a uma feliz adaptação da obra narrativa para o texto dramático concebida pelo diretor Diego Ferreira com pinceladas filosóficas de André Susin.
O diretor é muito feliz também na concepção do espetáculo, pois surpreende ao assumir a teatralidade que busca na encenação. A iluminação funcional, a trilha sonora executada ao vivo, ou operada diante dos olhos do expectador, os símbolos expostos através de objetos, imagens e até através de personagens que transitam entre as cenas auxiliam na construção dramaturgica da obra e substituem muito bem as narrativas abandonadas pelo grupo no processo.
O elenco é muito equilibrado. Uma das características do teatro de grupo é um processo que equilibra e enriquece o elenco. Pois isso acontece aqui. Conheço a Lucimaura Rodrigues e a Ana Ulrich da UERGS – Universidade estadual do Rio Grande do Sul - onde fomos colegas de diferentes turmas e  convivemos por algum tempo, mas nem por isso elas deixam de me surpreender pela deliciosa interpretação. Agora, assistir os até então desconhecidos por mim foi muito gratificante. Os jovens Leonardo Nunes, Martina Nichel e Tuane Bessi conseguem atuar com maturidade e eficiência.
A trilha de Elton Ambrosi estabelece o clima do espetáculo. Percebe-se o cuidado com os detalhes, o bom uso da sala do porão da antiga estação para que ele colabore com o todo. Sim, o espaço faz parte do espetáculo, ele joga junto e ouso dizer que sem esse espaço o espetáculo teria de se reinventar. Os diferentes espaços nos quais se divide o porão da estação e aos quais somos conduzidos pelo elenco têm suas especificidades. Confesso que esperava uma ambientação diferenciada como a da sala da madame em todos os espaços. Existem tentativas, como a boa sacada do banheiro úmido cheirando a desinfetante, mas o desequilíbrio ainda é grande.
Alguns elementos atraem os nossos sentidos e nos provocam a entrar nesse universo. A narradora nos guia pela mão nessa trajetória de vida da Macabéa e os atores representam muito bem sua sina. As metáforas da peça e a sensibilidade na atuação fazem com que o espetáculo seja muito rico. A direção do Diego Ferreira é muito feliz em suas escolhas.
Percebo várias semelhanças entre o Válvula de Escape e o nosso Teatro do Clã. A busca de uma poética, a verdadeira pesquisa, o trabalho de grupo, o compromisso com a arte e as demais referências vindas da UERGS são elementos comuns.  Desejo voltar a assistir o espetáculo Assovio no vento escuro na sua última temporada e convido a todos para escaparmos do nosso mundo cotidiano, para embarcar na simplicidade espetacular que essa montagem nos traz.
Marcos Cardoso
Marcos Cardoso é ator e professor de teatro graduado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  É fundador do Teatro do Clã e atualmente faz parte do elenco do espetáculo O Rei Cego.

2 comentários:

  1. Ah q vontade de ver.. oh posta ele no you tube p/ os colegas distantes poderem assistir tbm...
    Vou contratar vcs p/ uma temporada aqui em Minas hein...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Taty, venha nos assistir aqui em Montenegro dias 25 de março, 8,9,16 e 17 de abril, venha! Vou postar vídeos no youtube da peça, mas vou avisando, os vídeos são amadores, portanto ficaram escuros e tremendo, vou te passar o link de um que foi feito através do celular este link http://www.youtube.com/watch?v=hhFlKsUjXE0 é do inicio da peça que acontece na rua. Mas depois vou postar mais, procure por "Assovio no vento escuro" no youtube e nos achará,e vamos a Minas sim com nosso próximo espetáculo "O Pequeno Príncipe". Abraços

    ResponderExcluir