quinta-feira, 2 de junho de 2011

A MEGERA DOMADA em Montenegro



A Megera Domada


A Fundarte trás a Montenegro o espetáculo de rua "A Megera Domada", no domingo dia 5 de Junho as 15 horas na Estação da Cultura.
A Ueba e Grupo Produtos Notáveis apresentam o espetáculo de teatro de rua, a livre adaptação da peça A Megera Domada, baseado na obra do dramaturgo inglês Willian Shakespeare. A peça segue a narrativa do texto original e emprega o jogo de máscaras que faz referência à Comédia Dell’Arte - forma de teatro popular de improviso que começou no século XV na Itália. 
A direção da peça cabe ao porto alegrense Jessé Oliveira, que tem em seu currículo inúmeros trabalhos de direção de espetáculos de palco e rua, sendo premiado nacional e internacionalmente em seus trabalhos. No momento também está envolvido com a produção do livro Memória do Teatro de Rua em Porto Alegre. 
A trama principal é uma comédia que diz respeito a um pai, de nome Batista, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem - a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes - que sua filha mais velha, a megera Catarina, consiga antes um esposo. Bianca tem não menos que três pretendentes – Grêmio, Hortêncio e Lucêncio. Este último, um jovem forasteiro que chega a cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca, para poder ficar próximo a jovem e lhe fazer a corte, combina com seu fiel escudeiro, Trânio, de trocarem de roupas e com isso ele assume a postura de um professor, para poder ficar com Bianca. 
Os dois primeiros, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa pela jovem.
Entra em cena Petrúcchio, um fanfarrão que chega a cidade em busca de um bom dote, e vê em Catarina a oportunidade de consegui-lo, proposta feita a ele por seu amigo Hortêncio.
Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúcchio é realizado e ambos vão para a casa dele, na qual o esposo, impõe algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa para tentar amansá-la.
Após diversas peripécias, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e retórica para que pudessem fazer a corte a jovem, Lucêncio e Bianca unem-se, em segredo. Batista termina por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúcchio prova a todos que Catarina já não é mais a mesma, porém não quer dizer que acabe por domá-la. Em paralelo a história, surgem as atrapalhadas de Grúmio, que se passa também por Biondello, para poder servir dois amos ao mesmo tempo, achando que ganharia em dobro.
Enfim, é uma comédia para todos os gostos!

Ficha Técnica:

Título: A Megera Domada
Autor: William Shakespeare
Dramaturgia: Jonas Piccoli
Diretor: Jessé Oliveira
Diretor Musical: Gutto Basso
Figurinos: Raquel Cappelletto
Duração: 50 minutos
Elenco:
Aline Zilli
Bruno Zilli
Raquel Cappelletto
Fernando Gomes
Jonas Piccoli
Joe Guidini
Rodrigo Guidini

Montagem realizada através do Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral de Caxias do Sul – 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário