quinta-feira, 30 de junho de 2011

OFICINA com MARCELO BULGARELLI

Bulgarelli em "Dia Desmarchado"


OFICINA DE TEATRO

A AÇÃO TEATRAL- os princípios básicos da biomecânica teatral para a construção da ação
Ministrante: Marcelo Bulgarelli

Público alvo: atores, bailarinos, diretores e estudantes de teatro.

Dias: 13, 14 e 15 julho das 18h às 22h
Dia: 21/julho das 17h às 21h
Dia: 23/julho das 9h às 14h
Local: Fundarte (rua Capitão Porfírio, 2141)

Investimento:
R$. 15,00 cartão comerciário
R$. 30,00 público em geral

Para se inscrever entrar em contato por e-mail ou fone 51- 3649 3403

Att,
Lucimaura Rodrigues
Agente de Cultura e Lazer
SESC Montenegro

51-3649 3403
51- 92714085


OFICINA: A AÇÃO TEATRAL – os princípios básicos da biomecânica teatral para a construção da ação
O curso se propõe a desenvolver técnicas de construção da ação física baseados nos princípios do sistema de Biomecânica de Meyerhold, e exercitar a consciência corpórea que este sistema oferece independente do estilo de atuação.
A biomecânica teatral é um sistema de educação teatral criado no início do século XX por Vsevovlod Meyerhold. Este sistema é constituído de diversos princípios que auxiliam o ator a desenvolver sua arte de maneira consciente, estimulando o processo criativo, organizando e orientando o ator no espaço, desenvolvendo a economia da própria energia física e dando ritmo e forma ao movimento.
A biomecânica, bem como outras técnicas de treinamento, fazem parte do repertório técnico desenvolvido pelo Teatro Torto, visando um ator autônomo e criador.
 Programa:  treino físico baseado no sistema de biomecânica; os sete princípios da ação física; força de gravidade, inércia e centrífuga; Espaço- corpo- movimento –ritmo; diálogo de ações;

MARCELO BULGARELLI, ator
Ator, graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Desde 2002 investiga o sistema de treinamento criado por Meyerhold, intitulado Biomecânica. Desde 2008, Marcelo é aluno integrante do Centro Internacional de Estudos de Biomecânica Teatral em Perugia, na Itália, coordenado por Gennadi Nikolaevic Bogdanov. No Centro Internacional, participa de diversos cursos de formação especializada, além de atuar, nos anos de 2008 e 2009, em um estágio de formação intensiva.
Integrante do Teatro Torto desde 2007, dirigido por Tatiana Cardoso, atuou como ator pesquisador no projeto Ator Autor, contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz. Em 2009/2010, desenvolve com o Teatro Torto o projeto Meyerhold 70 anos - contraponto, recebendo o financiamento do Fumproarte e sendo vencedor de prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz 2009. Neste projeto, Marcelo atua no espetáculo solo Dia desmanchado, direção de Tatiana Cardoso, ganhando o Prêmio Açorianos de melhor ator de 2010. O espetáculo venceu também o Açorianos de melhor trilha sonora original, sendo indicado a melhor espetáculo .      No Brasil, Marcelo também atou em outros espetáculos como: Sonho de Uma Noite de Verão em 2006 (Troféu Açorianos, Braskem e Quero-Quero de melhor espetáculo de 2006), Pandolfo Bereba em 2005, ambos com direção de Patrícia Fagundes, e A Tempestade e os mistérios da Ilha (Premio RBS Cultura e Quero-Quero de melhor espetáculo infantil de 2006), com direção de Jezebel de Carli. Marcelo também ministrou oficinas de teatro em diversas universidades e instituições de ensino informal, no Brasil e Itália.





Nenhum comentário:

Postar um comentário