sexta-feira, 17 de junho de 2011

GRUPO GALPÃO abre o 11º Festival de Teatro Brasileiro - Cena Mineira em PORTO ALEGRE


Nos dias 30 de junho, e 1º de agosto as 21h no Theatro São Pedro, o Grupo Galpão de Minas Gerais traz a Porto Alegre o seu recente trabalho "Tio Vânia - Aos que vierem depois de nós", abrindo a programação do 11º Festival de Teatro Brasileiro - Cena Mineira - Etapa RS. No Rio Grande do Sul, as datas do Festival de Teatro Brasileiro serão do dia 30/6 a 17/7.

O “Festival de Teatro Brasileiro” tem o objetivo de difundir em todo o país o produto cultural de diferentes estados brasileiros. “Cena Mineira” é o tema da 11ª edição do evento, que fará ações nas cidades de Campinas (SP), Paulínia (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Araucária (PR), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS) e Novo Hamburgo (RS).
Ao longo dos 54 dias de realização, o Festival apresentará 84 sessões de 17 espetáculos, com destaque para as produções belo-horizontinas do centro cultural Galpão Cine Horto, criado pelo Grupo Galpão, e das Companhias de Teatro Espanca! e Luna Lunera. Destacam-se, também, o espetáculo “BarbAzul.”, do Grupo Teatro Andante, caracterizado pelo forte discurso político e estético, e a intervenção de rua formada por um coletivo de mulheres chamado “Baby Dolls”.
Distribuídas entre os três estados, também serão realizadas 12 oficinas gratuitas de qualificação profissional. Nelas, profissionais de dança e de teatro e produtores culturais abordarão temas como preparação corporal, técnicas de apresentação e criação de cenas. Esta edição do Festival ainda traz um programa de formação de plateia para estudantes da rede pública de ensino. Estruturado em três etapas, os alunos participam de atividades lúdicas capazes de instigar a sensibilidade para as artes cênicas, assistem a um espetáculo e são estimulados a refletir sobre a experiência vivenciada.
Durante o evento, as companhias de teatro mineiras entrarão em contato com grupos dos outros estados com o propósito de estreitar elos e trocar conhecimentos. Nessa experiência de intercâmbio entre os artistas, os integrantes serão convidados a participar da montagem, dos ensaios e do processo de criação das companhias de Minas Gerais.


Sinopse “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”
Peça escrita em 1897 por Anton Tchékhov, "Tio Vânia" tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro.
Vivendo numa propriedade rural, Vânia, o protagonista, descobre, com quase cinquenta anos, que até então desempenhou um papel secundário e irrelevante na vida. Essa constatação ocorre quando o Professor Serebriákov, viúvo de sua irmã, deixa a cidade para viver na fazenda com sua nova esposa, a jovem e atraente Helena. O novo morador, até então um mito, não só para Vânia, mas para toda a família, acaba revelando, com a proximidade, seu verdadeiro caráter: um homem arrogante e um intelectual medíocre.
A chegada do casal altera completamente a rotina da casa. Não só pela prepotência do Professor, mas também pela perturbadora presença de Helena, que incendeia a imaginação de Vânia e atrai irresistivelmente o Dr. Ástrov, um médico amigo da família, com ideias originais com relação ao futuro da terra, e objeto da paixão de Sônia, sobrinha de Vânia e filha de Serebriákov. Atormentada entre o desejo e o sentimento de culpa, Helena acaba seduzida por Ástrov sem, contudo, se permitir realizar sua paixão.
Obra prima da dramaturgia de todos os tempos, fonte inesgotável de remontagens e novas leituras, “Tio Vânia” privilegia, sobre uma paisagem de frustração e tédio, a investigação sobre a coragem e a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário