sábado, 4 de junho de 2011

II FESTIVAL DE TEATRO POPULAR - JOGOS DE APRENDIZAGEM

Foto: Ópera dos Vivos, de Sérgio Carvalho.


De 22 de junho a 2 de julho acontecerá em Porto Alegre o II Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem com espetáculos, mostra de processos de criação, oficinas e debates. O Festival tem como eixo principal focar a atividade teatral que vem sendo desenvolvida nas principais escolas de teatro da cidade e contribuir para a discussão sobre a formação do ator nos seus princípios estéticos e éticos. O Festival será realizado em diversos espaços da cidade – Teatro do SESC, Teatro de Câmara Túlio Piva, Terreira da Tribo, Centro Cultural Esportivo Ferroviário/Ferrinho no bairro Humaitá, Associação de Moradores Núcleo Esperança I no bairro Restinga, Parque da Redenção e Sanatório Partenon. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Festivalde Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do SESC/RS.
Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é fruto do trabalho que a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve em diferentes bairros de Porto Alegre. Desde 2004 acontece a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem resultado do processo pedagógico colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Podemos aproximar a teoria da Peça Didática aos preceitos pedagógicos mais radicais como aqueles de Paulo Freire e Vygotski.
Para o Festival de Teatro Popular deste ano a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz traz a Porto Alegre dois grupos que são referências latino-americanas na formação do ator e no Teatro Político – o Grupo Malayerba, o coletivo teatral mais importante do Equador e a Companhia do Latão de São Paulo com sua pesquisa sobre o teatro dialético. Estão na programação do Festival os espetáculos “El Agitado Paseo Del Señor Lucas”apresentando a proposta de teatro popular do Malayerba, “Ópera dos Vivos” o novo espetáculo da Companhia do Latão, “A Morte nos Olhos”“A Memória Ferida” “Na Outra Margem” trilogia da Companhia Estupor de Teatro da Bahia, ´O Amargo Santo da Purificação´ do Ói Nóis Aqui Traveiz, além dos processos de criação das principais escolas de formação de atores da cidade: Curso de Graduação em Teatro do DAD/UFRGS, Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA), Depósito de Teatro e Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Também serão realizados o painel “A Formação do Ator”, o lançamento da edição número dez da ´Cavalo Louco´ Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveize as oficinas “Interpretação com Máscaras Teatrais”“Voz para o Teatro” “Organizações de Grupos Teatrais em Cooperativa” com Cia Estupor de Teatro, “Dramaturgia Teoria e Prática” com a dramaturga baiana Dinah Pereira e workshop com Sérgio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão.
ABERTURA DO FESTIVAL DE TEATRO POPULAR
COM O GRUPO MALAYERBA DO EQUADOR
O espetáculo “El Agitado Paseo del Señor Lucas” do Grupo Malayerba do Equador realizará a abertura do II Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem no dia 22 de junho, às 20 horas, no Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665). O espetáculo tem entrada franca com retirada de senha às 19:30 horas. Após o espetáculo acontecerá o lançamento da edição número dez daCavalo Louco – Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O Festival com espetáculos, mostra de processos de criação, oficinas e debates se estenderá até o dia 2 de julho, com todas as atividades gratuitas. O II Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do SESC/RS.
El agitado Paseo del Señor Lucas é a reunião de uma série de ações cotidianas de um homem, da saída de sua casa pela manhã até o seu retorno à noite. Não há surpresas em um cotidiano sempre igual, até que em um belo dia as coisas começam a dar erradas, e os atos mais triviais se transformam num inferno. A partir desse momento a personagem começa a duvidar da harmonia que nos vendem a cada dia, e começa a sentir um medo elementar porque não compreende o mecanismo que move um carrinho a controle remoto e menos ainda o mecanismo que move os homens no seu dia-a-dia: pequenos joguetes de plástico manejados por um Deus de plástico. Com direção de Aristides Vargas e Gerson Guerra e texto de Fabián Patinho, El agitado Paseo del Señor Lucas tem no seu elenco os atores Gerson Guerra e Glauber Guerra e os músicos Francisco Porras e Mario Porras.
Chamado assim em homenagem aos livres-pensadores e artistas arrancados de sua terra natal nos duros anos de governos militares na América Latina, o grupo teatralMalayerba foi fundado em Quito, Equador, em 1980. Com uma equipe de atores de distintas origens, culturas e procedências, com caráter absolutamente independente e sem apoio do Estado, dedicou-se à produção de um teatro latino-americano que expressasse sua realidade numa linguagem própria. O grupo defende que essa mistura pode constituir uma identidade, uma unidade enriquecida pelas diferenças.
Malayerba é liderado pelo autor e diretor Aristides Vargas, que baseia suas montagens na criação coletiva e explora temas como a memória e o exílio. Seu repertório é integrado por encenações de Robinson Crusoe (1981), El señor Puntila y su criado Matti, de Bertolt Brecht (1986), Jardín de Pulpos (1992), El desejo más canalla (1999) e La razón blindada (2005), entre outras.
O grupo mantém um laboratório de teatro permanente, que facilita aos jovens instrumentos técnicos e éticos que transformem a imagem social do novo ator equatoriano. Com a comunidade, são realizadas oficinas de teatro dirigidas às mulheres, jovens e organizações várias e, além disso, são desenvolvidas oficinas de capacitação de ator para o público em geral.
A edição número dez da Cavalo Louco – Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz traz artigos sobre o encenador polonês Tadeusz Kantor, a dramaturgia do uruguaio Florencio Sánchez e do paulista Jorge Andrade e comentários críticos sobre Viúvas Performance sobre a Ausência, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário