domingo, 25 de maio de 2014

"Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham lentamente, interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade. CEGOS é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.
A interação do coro performativo com os espaços que simbolizam o eixo financeiro e político provoca estranhamento crítico na paisagem urbana. O choque visual do efeito de petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos."

Performance Urbana CEGOS
Realizada pelo Desvio Coletivo, Laboratório de Praticas Performativas da Universidade de São Paulo (USP) e Palco Giratório (SESC), performance lança provocação sobre o aprisionamento da vida moderna.

Há dois anos o grupo de Teatro, Performance e Intervenção Urbana Desvio Coletivo atravessa o ritmo de várias cidades no mundo com a performance urbana CEGOS, concebida por Marcos Bulhões e Marcelo Denny. A primeira edição ocorreu em 17 de outubro de 2012 na avenida Paulista, São Paulo. Em 2014, o grupo está presente na programação do circuito Palco Giratório, da Rede Sesc, em circulação por 23 Estados brasileiros.

Trajetória Cegos 2014
Em 2014 a performance passou por Campinas/SP, Natal/RN, Fortaleza/CE, Ilha da Madeira – Portugal, Barcelona – Espanha, Maceió/AL, Cuiabá/MT, Manaus/AM, Recife/PE e agora chega a Porto Alegre/RS. A próxima cidade a receber a performance será Amsterdã - Holanda. Até agora, em 2014, mais de duzentas pessoas participaram da ação como performers. Não é necessário possuir experiência artística para participar, basta frequentar a Oficina de Intervenção Urbana promovida em cada cidade por onde a performance CEGOS passa. 



DETALHES DA OFICINA:

Será ministrada por Marcelo Denny, Marcos Bulhões e Priscilla Toscano, diretores do Desvio Coletivo e professores/artistas pesquisadores do Laboratório de Práticas Performativas da USP. 

Ao primeiro dia ocorre a oficina teórica, com análise e debate sobre material fotográfico e videográfico de algumas das principais referências da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais, enfocando trabalhos em espaços originalmente não dedicados à fruição artística (site specific performance), incluindo experiências no fluxo das ruas. 
Ao segundo dia, na oficina prática, os participantes vivenciam propostas e ações performativas centradas no conceito de coralidade, tendo diferentes espaços como ponto de partida de criação.
A oficina visa preparar os participantes para atuarem na Performance Urbana "Cegos" que será realizada no dia 23/05. 


IMPORTANTE: Cada inscrito deverá trazer o seu figurino para participar da oficina/performance. Instruções sobre o figurino:

Traje social que pode ser comprado numa loja de roupa de 2º mão, pode ser velho, pois será todo coberto de argila. Preferencialmente optar pela cor bege, branca ou castanho claro, pois fica mais fácil a cobertura com argila sem deixar defeitos.

IMPORTANTE: todos devem estar com traje de banho (sunga, biquíni ou maiô por baixo do figurino), pois para desmontagem tiramos o figurino em local público.

- Homens: fato (terno), camisa, gravata, calça social, sapato social, pasta ou maleta de trabalho.

- Mulheres: saia ou calça social, casaco, blazer ou tayer, camisa ou blusa por baixo do casaco, blazer ou tayer, sapato de salto e bolsa. Uma dica: não é obrigatório, mas, sugerimos que as mulheres (principalmente as que têm cabelos longos) usem peruca para não danificarem os cabelos e ficar mais fácil no momento da remoção.

NÃO SERÃO ACEITOS ATUADORES QUE NÃO ESTIVEREM COM O TRAJE INDICADO.

Carga horária: 8 horas de oficina + 8 participação na intervenção Cegos (4 horas de montagem + 3 horas de performance + 1 hora de desmontagem)

Limite de Inscrições: Oficina para 50 pessoas.
Vagas serão destinadas por ordem de inscrição.



Ficha Técnica
Concepção: Marcos Bulhões, Marcelo Denny
Direção: Marcos Bulhões, Marcelo Denny e Priscilla Toscano
Realização: Desvio Coletivo, em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP (Universidade de São Paulo)
Coordenação da Oficina de Intervenção Urbana: Marcos Bulhões, Marcelo Denny e Priscilla Toscano
Atuação: Biagio Pecorelli, Chai Rodrigues, Marcelo Prudente, Marcos Bulhões, Priscilla Toscano, Rodrigo Severo, Tiago Salis, Thomas Fessel e Vanessa Hoschett
Produção: Priscilla Toscano e Chai Rodrigues
Técnica e Assistência de Produção: Thomas Fessel e Tiago Salis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário