sábado, 10 de maio de 2014

ROMEU E JULIETA, O ENCONTRO DE SHAKESPEARE E A CULTURA POPULAR (CE)


Parque da Redenção
(Rótula da Setembrina)
16h

Sinopse
A história de amor juvenil mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros para mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se entendem e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal tem como base lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco.
Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e possibilita ver, por exemplo, a cena dos enamorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro.

Ficha Técnica:
Texto/concepção William Shakespeare Adaptação Victor Augusto Tradução Victor Augusto Direção Mario Jorge Maninho e Diego Mesquita Elenco Aldebaran Faustino, Dielan Viana, Flavia Cavalcante, Henrique Rosa, Aline Fontenele dos Santos, Miguel Cairo, Rafael Melo, Suldailson Kennedy Concepção e direção musical Mauricio Rodrigues Cenografia Grupo Garajal
Figurino Dielan Viana e Lu Nunes Portifólio e Fotografia José Roberto Oliveira Técnicos Anderson Fernandes Barros Rodrigues e Aldebaran Faustino

Trajetória:
O Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular nasceu em 2003 durante os cursos de capacitação em técnica teatral, montagem de espetáculo e artes circenses. Os jovens que participaram dessas capacitações sentiram necessidade de dar continuidade ao trabalho.
Desenvolvem técnicas de teatro de rua e valorizam a cultura popular tradicional e figura do palhaço e as técnicas circenses. O grupo também é um ponto de cultura e vem desenvolvendo formações artísticas na cidade de Maracanaú, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário