domingo, 16 de setembro de 2012

CICLO - OS DESTERRADOS (RS)



O espetáculo Ciclos – Os Desterrados retorna aos palcos neste domingo, 16 de setembro, às 21h, no Teatro CIEE, com entrada gratuita, dentro da programação do 19º Porto Alegre em Cena. Ao final da apresentação, o festival homenageia a diretora e coreógrafa da montagem, Morgada Cunha, vencedora do Prêmio Joaquim Felizardo de 2007, pela sua contribuição para a dança no Rio Grande do Sul.
Ciclos celebra as influências dos negros na cultura brasileira, com destaque para herança introduzida no país durante o ciclo da cana. O espetáculo marca o reencontro de integrantes do Grupo de Dança da UFRGS, que encerrou suas atividades em 1983. A ideia da volta aos palcos surgiu no ano passado, no aniversário de 77 anos de Morgada, uma das professoras de dança mais renomadas de Porto Alegre. Em seguida, o grupo iniciou os ensaios, mesclando preparação corporal, pesquisa de referências da dança contemporânea e estudos sobre a história do ciclo da cana-de-açúcar.
A montagem apresenta a chegada dos negros no país e o trabalho pesado na lavoura, lançando um olhar para as festas na senzala, os cantos, as dan­ças e a religiosidade dos escravos. Outros aspectos da vida no Brasil colonial, como a Lei do Ventre Livre, a exportação da cana, a alfor­ria e o carnaval também estão presentes nas cenas de Ciclos – Os Desterrados. A discriminação, principal temática do espetáculo, é abordada através da interação dos bailarinos com os tecidos que compõem a cenografia.
Imagens de artistas como Jean-Baptiste Debret, Cândido Portinari e Pierre Verger, que retrataram os negros em momentos históricos distintos, inspiraram a montagem. Outro elemento fundamental é a trilha sonora, com a presença de sons de tambores de Burundi e instrumentos africanos tribais gravados pelo Olodum. Canções como Xangô, com arranjo de Heitor Villa-Lobos e cantada por um coral, e Acalanto da Rosa, de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes, integram o espetáculo, que ainda apresenta a trilha percussiva de Claudio Calcanhoto.

Ficha Técnica
Direção e coreografia: Morgada Cunha
Assistente de coreografia: Raul Voges
Direção de palco: Adans Marroquín / Raul Voges
Preparação corporal: Adans Marroquín e Margareth Leyser
Aderecista: Maria do Carmo Farias Duarte
Confecção de indumentárias: Dinorá Correa da Silva
Iluminação e sonorização: Taylor Araújo
Gravação da trilha sonora: D’Acapo
Fotografia: Antônio Carlos Cardoso
Trilha Sonora: Claudio Calcanhoto

Elenco:
Angélica Martins
Carlos Rudnei A. Dos Santos
Denise Kundzin
Gilson Nunes
Kerima Coda
Leci Ranzi
Margareth Leyser
Margô Taube
Rafael Machado
Simone Aguiar
Thyago Cunha

Apoio: Clínica Arthemysa


Ciclos Os Desterrados com o Grupo de Dança Morgada Cunha
Dia: 16 de setembro de 2012, domingo
Horário: 21h
Local: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861)
Entrada gratuita – (bilheteria aberta a partir das 20h)
Estacionamento térreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário