sábado, 15 de setembro de 2012

GRUPO CORPO em BENGUELÊ/SEM MIM (MG)


GRUPO CORPO

em Benguelê e Sem Mim

Dias 22 e 23 de setembro de 2012, sáb às 21h e dom às 19h no Teatro do Sesi


Grupo Corpo retorna a Porto Alegre com um espetáculo que reúne dois grandes balés da companhia:Benguelê (1998) e Sem Mim (2011), com sessões dias 22 e 23 de setembro, sábado, às 21h e domingo, às 19h, no Teatro do SesiBenguelê é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, em que a representação de figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontuam a apresentação. A diversidade rítmica ganha vida ao som da música inspirada do compositor, cantor e violonista João Bosco. EmSem Mim – que após um ano de sua estreia poderá ser visto pela primeira vez na Capital – o grupo é embalado pela trilha urdida a quatro mãos pelo viguês Carlos Núñez e pelo brasileiro José Miguel Wisnik a partir do conjunto de peças de Martín Codax. Nas sete canções, datadas do século XIII, o poeta se pronuncia sempre em nome da mulher; mais especificamente de jovens apaixonadas que pranteiam a ausência ou festejam a iminência do regresso do amado-amigo. Rodrigo Pederneiras assina a coreografia de ambos os balés, evocando, em Benguelê, ritmos como o maracatu, o candomblé e o congado, e trazendo, em Sem Mim,uma partitura de movimentos na alternância entre calmaria e fúria e no vaivém próprio das ondas do mar. O Grupo Corpo tem o patrocínio da Petrobras, FURNAS e SESI através da Lei Federal de Incentivo à cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário