quarta-feira, 18 de julho de 2012

DESPEDIDA DE PALHAÇOS (RS)


Cansados da condição de vida do artista brasileiro, dois palhaços, PiróCa e Karvalho, realizam sua última apresentação antes de partirem em busca de uma vida menos ordinária. Nessa apresentação, são surpreendidos por um garoto órfão, cheio de esperanças, que sonha ser artista de circo e embarcar nessa aventura com eles. Na bagagem, as frustrações e trapalhadas dessa trajetória, enquanto compartilham o sonho de encontrar um mundo onde a arte seja reconhecida. Uma comédia debochada que brinca com as mazelas de ser artista no Brasil e nos revela a fantástica busca por um pouco de esperança. 

Financiado pelo FUMPROARTE da prefeitura de Porto Alegre, “Despedida de Palhaços” é o mais novo espetáculo do grupo Falos & Stercus, que este ano completa 21 anos de trajetória. Com essa peça, o Falos retorna às origens ao utilizar o teatro de rua como ferramenta de jogo direto com o público, surpreendendo-o em seus trajetos cotidianos e interagindo com a paisagem urbana. O cenário do espetáculo é também o meio de transporte dos palhaços: uma espécie de triciclo gigante carinhosamente apelidado de “Traquingonça”. Com mais de 4 metros de altura, o triciclo é obra do artista plástico e cenógrafo do grupo Luis Marasca, vencedor das duas última edições do Prêmio Açorianos de cenografia.

O Falos & Stercus se insere na chamada cena contemporânea brasileira e suas investigações caminham na busca de uma linguagem própria, ou, no mínimo, de uma maneira própria de realizar sua arte. O grupo estrutura-se na pesquisa de novos paradigmas dramatúrgicos, estéticos, interpretativos e espaciais. Por isso não teme flertar com outras disciplinas, das quais não tem pudor de se apropriar e transformar, amalgamando-as em uma estética fundamentalmente teatral.  As criações do grupo levam a teatralidade até as últimas consequências. Essa coragem em desafiar limites e se surpreender com o desconhecido, talvez seja responsável pelos adjetivos de “inventivos” e “ousados” atribuídos ao grupo. O Falos & Stercus traz em seu currículo espetáculos de sucesso como PM2, Farsa Trágica, O Clã Destino, In Surto, www.prometeu, Vôo das Fêmeas,  Mithologias do Clã e Hybris.  

No 18˚ POA Em Cena o grupo foi contemplado com o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo na escolha do júri popular,  com o espetáculo Hybris, que também levou o Prêmio Açorianos de Teatro 2010 de Melhor Cenografia para Luiz Marasca.

Sobre o elenco e diretor:
Fábio Cunha (PiróCa) é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. É especializado em técnicas de rapel para cena, tendo estudado com Stephane Girard, no “Studio” de Marseille, França. Ministrou oficina de rapel cênico em Londres e em festivais de teatro pelo Brasil. Atuou em diversos espetáculos, entre eles “In Surto”, que estreou em 2001, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Atualmente além de se pendurar e fazer teatro, Fabio Cunha é Secretario Geral do SATEDRS.

Fábio Rangel (Sifú Karvalho) é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. Premiado com o Açorianos de Teatro/ Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo “A Força do Hábito, atuou em 13 espetáculos apresentados em diversos estados brasileiros e países como Argentina, Portugal e Inglaterra. No cinema, dirigiu os curtas “Boa Sorte”, “Um circo em minha vida”, “Omelete”, e “27-Janela”. Destaca-se como um dos locutores mais atuantes do estado em publicidade.
Fredericco Restori (Garoto) praticamente nasceu no palco. Filho de Marcelo Restori, diretor do grupo, “Fred” desde muito cedo acompanhou a trajetória do Falos, participando de performances e dos espetáculos “Mithologias do Clã” e “Hybris”. Por este último foi indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante em 2010. Fred também já atuou no cinema no longa “3 Efes” de Carlos Gerbase, nos curtas “Placebo”e “27 – Janela” e do clip da banda Pública “Casa Abandonada”.
Marcelo Restori é diretor do Falos & Stercus. Formado em 2006 na primeira turma da faculdade de cinema da PUCRS, na qual roteirizou e dirigiu, entre outros “A Porta”, “Perversa Afrodite” e “Placebo”, primeiro curta-metragem em 35mm da PUC. Iniciou em teatro no ano 1987 no extinto grupo teatral Pé-de-Palco. Em 1991, fundou com outros colegas o Falos & Stercus. De 1993 a 1998 passou pelo curso de Licenciatura em Artes Cênicas na UFRGS e, atualmente, é Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Ficha técnica
Elenco: Fábio Cunha, Fábio Rangel e Fredericco Restori
Direção: Marcelo Restori
Dramaturgia: Fábio Cunha, Fábio Rangel e Marcelo Restori
Iniciativa, projeto e produção geral: Fábio Rangel
Cenografia: Luis Marasca
Assistente de cenografia: Lia Rodrigues
Figurinos: Daniel Lion
Trilha sonora: Fabrício Licks
Fotografias: Antonio Ternura, Tuane Engels e Fernando Pires
Projeto gráfico: Fábio Rangel
Assistente de produção: Cristina Kessler
Realização: Falos & Stercus
Financiamento: FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre.

Serviço:
Despedida de Palhaços
Estreia 22 de julho, 11h

Confira as regiões das apresentações:
01 – Região – Centro
Bom Fim
Brique da Redenção – Próximo do monumento ao Expedicionário
22/07/2012 – domingo, 11h

02 – Região – Leste
Morro Santana
Residencial nova Chocolatão
28/07/2012 – sábado, 11h

03 – Região – Humaitá / Navegantes (Av José Aloísio Filho)
Humaitá
Parque Marechal Mascarenhas de Moraes
Dia: 28/07/2012 – sábado, 16h

04 – Região – Centro
Centro Histórico
Usina do Gasômetro
Dia: 29/07/2012 – domingo, 11h

05 – Região – Sul
Ipanema
Calçadão da Praia de Ipanema (Av. Guaíba esquina Av. Jardim)
29/07/2012 – domingo, 16h

06 – Região – Partenon
Partenon
HPSP – Gramado do Hospital Psiquiátrico São Pedro
04/08/2012 – sábado, 11h

07 – Região – Ilhas
Arquipélago
dos Marinheiros Associação dos Catadores de Materiais – Rua Nossa Senhora da Aparecida, Nº 25 – Ilha Grande Dos Marinheiros
Dia: 04/08/2012 – sábado, 16h

08 – Região – GLÓRIA
Belém Velho
05/08/2012 – domingo, 11h

09 – Região – RESTINGA
Restinga
Cras ampliado
05/08/2012 – domingo, 16h

10 – Região – Centro
Centro Histórico
Esquina Democrática
10/08/2012 – sexta-feira, 17h

11 – Região – NOROESTE
Villa Ipiranga
Parque Germânia
12/08/2012 – domingo, 11h

12 – Região – Centro
Praia de Belas
Parque Marinha do Brasil
12/08/2012 – domingo, 16h

Entrada franca
Mais informações: (51) 8424 7979 – Fabio Rangel – Falos & Stercus

Fonte: Bebê Baumgarten/ BD Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário